Equipa Técnica: Sérgio Conceição

MISTICAPORTISTA

Portista Divino
O Sérgio se for inteligente perceberá o terá de faze e como fazer
Para já tem uma grande vantagem para poder ir mais longe no discurso interno: a esmagadora maioria dos jogadores não ganhou porra nenhuma ainda relevante ao nivel de clubes, logo não tem estatuto para poder antagonizar o treinador.
Se o Sergio conseguir lidar bem o trio de titulados(curiosamente o trio que exerce a liderança sobre o grupo) constituido pelo Casillas, Felipe e Maxi; não vai ter qualquer problema com o grupo.

Se ele apanhasse um grupo cheio de jogadores com multiplos titulos e com estatuto ele estaria numa posição mais fragil, neste caso acho que a margem de manobra é grande
 
"Há momentos em que estamos fora de tempo naquilo que é encurtar sobre o adversário e não podemos deixar que isso aconteça e deixar algum espaço para que o adversário saia com perigo.
Um ponto forte depois não pode ser uma fragilidade.

Em alguns momentos temos que saber descansar com bola, é importante também.

Peço coisas aos jogadores completamente diferentes daquilo a que estavam habituados."
 

HG11

Top Poster aka jugador de Porto
Por outro lado, e detesto ser essa pessoa (ou não e estou a cagar-me), há muitos momentos em que me lembra o Jesus no discurso. É rara a conferência de imprensa / declaração em que não se refere ao tipo de trabalho que era feito antes e ao que é feito agora.

Não é que os antecessores fossem maus, ele é que é... diferente. :lol2:
A mim faz-me lembrar na fomra de jogar.Carne toda no assador, muito ritmo, verticalidade, tabelas, muita gente na àrea e defesa muito permeável ao contra-ataque.

Este ultimo ponto ainda tem muito para ser trabalhado. e precisamso boas alternativas ao meio-campo(principalmetne Danilo) e precisamos de mais 1 ou 2 pontas de lança para o aboubakar e tiquinho poderem descansar de vez em quando.A este ritmo os jogadores rebentam rápido.
 

oblik_old_dorestelo

#neymarémodakelvinéfoda
Sim, verdade. O sistema é muito parecido ao do JJ de 2009/2010.

Gostava que contra o Gil Vicente, colocasse as segundas linhas apesar de não saber se isso teria impacto na preparação física dos titulares para o arranque do campeonato.

Algo tipo isto:

José Sá
Maxi - Reyes - Marcano - Rafa
Hernani - SO - Herrera - Otávio
Marega - Rui Pedro

Ou num 4-2-3-1:

José Sá
Maxi - Reyes - Marcano - Rafa
SO - Herrera
Hernani - JCT - Otávio
Rui Pedro
 
Sim, verdade. O sistema é muito parecido ao do JJ de 2009/2010.

Gostava que contra o Gil Vicente, colocasse as segundas linhas apesar de não saber se isso teria impacto na preparação física dos titulares para o arranque do campeonato.

Algo tipo isto:

José Sá
Maxi - Reyes - Marcano - Rafa
Hernani - SO - Herrera - Otávio
Marega - Rui Pedro

Ou num 4-2-3-1:

José Sá
Maxi - Reyes - Marcano - Rafa
SO - Herrera
Hernani - JCT - Otávio
Rui Pedro
Vamos ter outro jogo nesse dia. De manhã jogamos com o Paços. Pelo o que o SC disse, a ideia é que ao final do dia cada jogador tenha mais ou menos 90' nas pernas.
 

pedro64343

PORTO SEMPRE
Ao ver a equipa a jogar esta época, lembro-me dos jogos da época passada da Juventus com a exceção de o Porto não colocar 3 centrais e por isso ter uma dinâmica diferente mas os princípios parecem-me os mesmos.
Gosto de ver a equipa a jogar com objetividade e na procura da baliza e do golo ao invés de ter imensa posse e anda a fazer caixinhas para trás e para a frente sem arranjar soluções para penetrar nas muralhas adversárias
 

Manumata

Já festejei um penta
Quem viu a equipa jogar e quem vê. Sempre achei q era o homem para liderar a equipe.
Nem me quero recordar que não foi primeira escolha, mas o q interessa é que está a fazer um excelente trabalho.
 

NERU

Portista Divino
O que ajuda a explicar os poucos golos sofridos é termos uma base solida do ano passado e termos 4 defesas rapidos e agressivos, é fundamental para disfarçar o desiqulibrio a que estamos sujeitos mas é bom ver o Sergio admitir que a equipa tem de saber descansar com bola, até porque a epoca é grande e é obvio que os jogadores nao iam aguentar este ritmo todo.
 

pedro64343

PORTO SEMPRE
Creio que agora a equipa sabe que tem de mostrar valor para o Sérgio perceber quem apanha e quem perde o barco.
Com o tempo vão começar a dosear o esforço e a forma de jogar para matarem o jogo e depois saberem guardar a bola à espera de novas falhas do adversário para lhe cair em cima e aumentar a vantagem.
Mas pressionando alto a equipa acaba por desgastar rapidamente o adversário a nível mental pois começa a ter dificuldades em ter uma ideia de jogo em prática.
 

GabKoost

Portista Divino
Depois de analisar novamente o jogo de ontem ao pormenor, é fácil discernir onde melhoramos e onde pioramos.

Melhorias:


1- Nº de jogadores na frente. 2 extremos + 1 avançados + 1 médio criativo. Não há volta a dar no que toca ao aumento de fluxo na frente. Muitíssima gente neste fórum defendia o ano passado e nos anteriores que esta táctica "á Jesus" era a essencial para ganhar a nossa liga. Contra adversários fechados e de má qualidade na frente, insistir em posse inconsequente sem números na frente era suicídio. Lopetegui e Nuno enterraram épocas inteiras sem perceber isso.

2- Aumento da pressão na frente em vez de esperar pelo adversário. As oportunidades de golo em catadupa dos últimos jogos estão relacionadas não só com o aumento de efectivos no ataque mas também com uma filosofia nova em que pressionar as equipas adversárias à saída da sua defesa é o mais importante paradigma.

3- Envolvimento ofensivo geral. Não é por ter mais homens que as coisas correm automaticamente bem. Temos visto ultimamente grandes movimentações onde os alas e os extremos se multiplicam no apoio ofensivo. Existe sempre linhas de passe para as alas e hipóteses de combinações. O facto de haver tanta gente em processo ofensivo cria severas dificuldades às defesas que tem de se "esticar" muito na marcação a alas e extremos deixando muitas linhas de passe no meio onde a pujança física de Abou e Soares tem dado frutos.

Problemas:

1- O nosso meio campo está muito permeável defensivamente. Isso tem obviamente a ver com os pontos indicados acima nas melhorias pois, o aumento de números na frente e a persistência em movimentações de pressão alta e dobragens nas alas entre extremos e alas. causa uma estrondosa e clara quebra na estabilidade do meio campo.

Repare-se que não é a defesa em si que está mal mas sim a forma como as equipas nos causam perigo quando ganham a bola e saem em contra ataque.

Por pelo menos 3 vezes no resumo do jogo de ontem vi os jogadores do Depor sair a jogar e Brahimi e Corna (essencialmente Brahimi) estar completamente alheado da pressão ao jogador e recuperação do espaço defensivo. Isso causou sempre remates que podiam ser perigosos caso o adversário fosse outro.

Com a ausência de um verdadeiro 3º médio "box to box" a proteger o avanço pelas alas, deveriam ser os extremos a fechar e pressionar intensamente a zona das alas e, se for necessário, recuperar para uma posição de médio. Isso não aconteceu e foi isso que tem causado situações repetitivas de contra ataques e avanço pelo nosso meio campo sem real oposição.

Tivemos sorte nos últimos dois jogos do adversário não acertar.

Igualmente notei uma certa precipitação na hora de construir a partir da defesa. Danilo fez um mau passe quando estava sozinho no meio de 3 e quis antes de mais virar-se para construir. Nota-se que está empolgado com o processo e correu mal. A mesma coisa aconteceu no jogo de ontem. Corona também teve um mau passe logo ao início um pouco sintomático destes novos movimentos que os jogadores tem de ter neste sistema,

RESUMINDO:

Aprecio a valentia ofensiva que demonstramos. É um balde de água fria que vem quebrar a monotonia exasperante que era o futebol de Nuno e Lopetegui que recusavam, simplesmente, jogar à bola.

Contudo URGE tomar em mão o assunto dos desequilíbrios do meio campo quando perdemos a bola. Sinto que todo o trabalho defensivo ainda está por fazer. Qualidade neste sector não falta. Conceição terá sim de por dois extremos sem qualquer aptidão defensiva a correr para trás com intensidade e fazer o mesmo a Soares e Aboubakar pelo centro do terreno.

Gastar energia na frente não custa. Custa sim é gastá-la a vir para trás quando passas uma vida a achar que não é essa a tua função.

O sucesso desta época depende da capacidade de Conceição em criar equilíbrio entre a vontade galopante de atacar e os espaços que deixamos atrás para que isso seja possível.
 

Enigmatic

Portista Divino
Subscrevo o que já foi dito pelo @oblik e também preferia que se jogasse em Barcelos com segundas linhas para os, supostamente, titulares iniciarem o processo de recuperação mais cedo. Tendo em conta isso, entrava assim:

José Sá
Maxi - Reyes - Indi - Rafa
Hernâni - Sérgio Oliveira - Herrera - Layún
João Carlos Teixeira
Rui Pedro
Na segunda parte, trocar José Sá por Vaná (ou João Costa), Maxi por Dalot e Sérgio (ou Herrera) por Mikel.
 

Kurk

Portista Divino
@Enigmatic O Mister avisou ontem que na 4ª feira serão realizados 2 jogos, um de manhã e outro à tarde onde o objectivo é todos os jogadores terem 90 minutos em campo.
 

Kurk

Portista Divino
Por isso é que falei em processo de recuperação.

A questão é que dificilmente serão 11 jogadores a jogar 90 minutos de manhã e outros 11 a fazer os 90 minutos à tarde, o mais provável será 45 minutos para cada um em cada parte do jogo. O periodo de recuperação será igual para todos à partida.
 

MISTICAPORTISTA

Portista Divino
È o grande vencedor da pré epoca.
A equipa hoje tem um fio de jogo bem definido especialmente a atacar e como tal encheu rapidamente o capital de confiança dos adeptos.
Se vai ser suficiente para ganhar titulos ou não logo se verá(até porque continuo a dizer que o plantel globalmente tem qualidade inferior) agora que fez a maioria voltar a acreditar isso é um mérito que ninguem lhe pode tirar
 

pedro64343

PORTO SEMPRE
Nota-se que está a afinar a equipa para o início do campeonato.
Já não está focado nas experiencias mas no que os jogadores que ele entende que podem ser titulares, rendem.
Acho que para testar o plantel, podia ter feito mais mexidas mas talvez ele já tenha a noção exata com os treinos de quem quer e como os quer.
 

Viriato

O Mágico nr. 10
Se o rival consegue ganhar esta Liga portuguesa no seu 4-4-2 do tudo ao molho e fé em Deus então nos também podemos fazer o mesmo. Parece-me que parte dai também a ideia de apostar num esquema mais arrojado e que meta mais gente na frente, num campeonato como o nosso é preciso ter poder de fogo acima de tudo.

O 4-4-2 não funcionará em todos os jogos mas bem ensaiado e rotinado pode dar para ultrapassar muitas barreiras a nível nacional.

Que corra tudo pelo melhor mas que haja sempre um olho num 4-3-3 e num esquema dê mais segurança quando o resultado assim permitir.
 
Top