1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Liga Portuguesa] [11ª Jornada] Boavista - FC Porto

Tópico em 'Liga Portuguesa' iniciado por Viriato a 7 Nov 2019.

1. BlueSoul

BlueSoul Portista Divino

Registo:
    12 Mai 2016
    Gostos Recebidos:
    1.566
    Então não precisas de vir falar p o fórum. Assiste somente.

2. Kuroo

Kuroo 黒尾
    Membro do Staff

Registo:
    19 Fev 2013
    Gostos Recebidos:
    2.605
    O campeonato português assenta em ciclos curtos, em que muito dificilmente há um treinador que fica vários anos num clube. Os três grandes têm sempre a obrigação de tentar vencer o campeonato, todos os anos. Não temos o mesmo tipo de estrutura financeira que permita "gap years" para construção como fazem os clubes do top 6 inglês. É um desastre para o Porto ou para o Benfica se não se apuram para a Liga dos Campeões. Se os clubes não estão a render, terão mais dificuldades em atrair jogadores estrangeiros. É natural que os adeptos queiram sempre ganhar todos os anos, é expectável até. Com isto, não quero dizer que seja automaticamente errado manter um treinador que não vença no anterior. Acho que há legitimidade para o fazer se houver uma clara noção de que há ali um projecto com futuro, que os erros da época transacta serão corrigidos com mais um ano. Mas neste caso, não acho que tenha sido sensato.

O problema em manter o Sérgio é que o mesmo não evoluiu a sua ideia, na verdade, tem vindo até a regredir. Teve mérito no campeonato que venceu, claro, mas ter ganho um campeonato há dois anos não pode ser a única coisa que o mantém no clube actualmente. A nossa ideia de jogo tem vindo a cair cada vez mais, os períodos de bom futebol que mostramos nas duas últimas épocas são cada vez mais distantes. Refere, correctamente, que houve uma mudança radical no plantel, e é verdade. No entanto, os jogadores que vieram, vieram para o modelo que o treinador queria implementar, alguns dos quais já familiarizados com os seus processos até (Iván e Zé) ou no mesmo molde do que os saíram (Uribe). A gestão do plantel tem sido cada vez pior, levando a quebras físicas desmesuradas, e à insistência num modelo de jogo gasto, que já perdeu toda a nuance que tinha no primeiro ano.

Tem falado em como é mais importante ter as contas certas do que tentar ganhar agora a todo o custo, mas, novamente, não é assim que o Porto pode funcionar, não no campeonato português. Para termos as contas em dia precisamos de ter sucesso em campo, só assim vendemos jogadores a preços inflacionados e recebemos prémios monetários. Óbvio que a principal culpa não é do treinador, mas de quem o decidiu manter e de quem lhe deu todo este poder, mas o Sérgio não está ilibado de culpas, e os seus créditos estão completamente gastos. Ou ele consegue ressuscitar a forma da equipa por milagre nos próximos jogos, ou terá que sair.

3. NCB

NCB Portista

Registo:
    21 Ago 2014
    Gostos Recebidos:
    67
    Só sei que desde que Vítor Pereira saiu o NGC parece o Titanic a afundar. O Sérgio ainda lhe tirou alguma água, mas já é mais a água que entra que aquela que sai...

4. António Carvalho

Registo:
    15 Ago 2019
    Gostos Recebidos:
    22
    Bom comentário. Sou teimoso e ainda ninguém me convenceu, que só há este caminho, não há outra via. Recuso a acreditar nisso.

O que eu teria feito este ano? E tinha esperança que o SC o fizesse...mas não o fez e desiludiu-me!

1. Teria baixado as expectativas. A começar pelo PdC. E tinham tudo para a mensagem passar, desde a quantidade de jogadores que saiu, ao "reset" do plantel, ao fair play financeiro. Quem conhece um pouco de gestão, sabe, que a gestão de expetativas é crucial! Há muitos projetos que falham, apenas por causa disto.

2. Gostaria que fosse o PdC a transmitir isso, mas se não fosse, teria de ser o SC. Sinalizar uma maior aposta na formação.

3. Não teria gasto 50/60m em contratações. Apostaria claramente, no Diogo Costa e em outros jovens. E iria ao mercado cirurgicamente.

4. Seria um projeto a 2/3 anos. Valorizar ativos, potência-los e vender no futuro. Com o €€ das vendas, reforçar o plantel com alguns jogadores no mercado. Estabilizar as contas do clube.

5. Em relação ao argumento da Champions, acho o falacioso. O cenário de não ires a Champions era real. Fazes uma razia do plantel, contratas a conta gotas e queres que corra tudo bem. Quem anda no futebol, e é competente, teria de ter esse cenário em conta. E mesmo que tivesses todo o plantel pronto, era difícil montar uma equipa nova num mês sem contexto competitivo. As equipas forjam se a jogar. Não a treinar.

Facto é, gastaste 50/60m e falhaste a Champions.

Já nem sequer falo, das consequências de investires e não ires a Champions! Mas isso deveria ter sido analisado. Nas organizações chama-se Análise de Riscos.

Eu não arriscaria, preferia correr o risco de não ir a Champions, ficar com algum dinheiro, potenciar, vender.

Repare, não é muito difícil, em Portugal, ficares em segundo lugar no campeonato. Irias sempre a pre-eliminatoria da Champions.

E digo mais, é provável que Portugal suba no ranking da UEFA, elegendo duas equipas e uma possível terceira para a Champions.

Os gestores, quando tomam decisões, tem de analisar tudo!! Eu que sou "amador, se consigo "ver" isto, quanto mais profissionais.

6. Teria cuidado na gestão dos jogadores com 17 anos, porque com essa idade, não os podes blindar contratualmente. Refiro me ao Fábio e ao Tomás.

Análise dos riscos

O que de pior poderia acontecer neste modelo? Falhar a Champions. Correria esse risco e apostaria no projeto a prazo.

E agora? O pior cenário aconteceu. Endividaram-se mais e vão ser obrigados a vender. Correm o risco de nada ganhar este ano. E correm o sério risco, de venderem o potencial do clube, que eu acho, que está nos jovens o que temos.

É dramático isto! Vais perder um ano, se perdes o teu potencial, então sinceramente, não sei como vamos sair disto. Vão ser mais uns anitos, provavelmente, a penar.

Isto já vai longo, mas resume, o que sinceramente, penso disto.

Abraço.

danke e Mr. Robot gostam disto.
  5. Vudu

Vudu Administrador
    Membro do Staff

Registo:
    27 Jul 2014
    Gostos Recebidos:
    2.314
    @Marques David apaguei estas tuas mensagens porque publicaste exactamente a mesma coisa no tópico dos Sub-19.
    Isto nao é as caixas de comentários do JN. Comentar com algum conteúdo sim, repetir a mesma coisa ad eternum é que já nao.

Fields gosta disto.
  6. DLX17

DLX17 DLX17

Registo:
    1 Ago 2012
    Gostos Recebidos:
    9.357
    Já estava a afundar nos tempos do VP... Fomos ganhando mas ainda com os efeitos de tudo o que tinha sido feito de bom até então.

DR gosta disto.
  7. Drake88

Drake88 Porto! Porto! Porto! Porto!

Registo:
    3 Dez 2012
    Gostos Recebidos:
    681
    Jogo bastante difícil mas sem sarcasmo algum eu acho que o FCP vai surpreender pela positiva neste jogo, é um feeling.
    No entanto acredito que seja uma exibição que depois não terá consistência nos jogos a seguir.

8. Mr. Robot

Mr. Robot Portista Divino

Registo:
    29 Out 2016
    Gostos Recebidos:
    4.049
    Oxalá tenhas razão, caro @Drake88 e ganhemos o jogo - que não vai resolver nada - mas a minha sensação/feelling é o oposto do teu: acho que começa aqui o adeus ao defensor do "transpirar a camisola" é melhor do que ter talento.
    Não há qualquer hipótese daquele futebol medíocre ter sucesso. A não ser, obviamente, que te chames SLBenfica. Aí, jogues bem ou mal e porcamente, tens garantidas vitórias em quase todos os jogos. E no caso do Lage até acho que ganhou todos os seus jogos fora desde que é treinador da primeira liga. Uau... Mais: só perdeu pontos connosco e com o Belém...Duplo Uau...

9. Lisa Simpson

Lisa Simpson Doente

Registo:
    19 Jul 2011
    Gostos Recebidos:
    9.782
    O que o Drake diz pode perfeitamente acontecer. As duas melhores exibições que tivemos foi quando toda a gente estava a colocar seriamente em causa a equipa: luz e fama.

Mas eu acho que até esse rasgo já se foi.

No entanto, por mais pessimista que esteja, quero muito os 3 pontos.

Drake88 gosta disto.
  10. ruifmoreira

ruifmoreira Portista Titular

Registo:
    23 Nov 2013
    Gostos Recebidos:
    234
    Também se colocou em causa contra o Rangers e levamos 2...
    O que é certo e dá para prever é que vai ser mais um jogo muito fraco, independentemente do resultado.

11. joaoloureiro

joaoloureiro Portista Divino

Registo:
    8 Ago 2013
    Gostos Recebidos:
    1.714
    Não sei se vamos jogar bem ou não, mas uma coisa posso desde já advinhar, o Soares e o Otavio vão ser titulares....

12. DLX17

DLX17 DLX17

Registo:
    1 Ago 2012
    Gostos Recebidos:
    9.357
    Pode haver um ponto de viragem qualquer, e até pode ser com o regresso do Marega ao 11, do 4-2-4 e do chutão... Já nem me importo.

Seja de que forma for, que seja um regresso às vitórias.

13. Vudu

Vudu Administrador
    Membro do Staff

Registo:
    27 Jul 2014
    Gostos Recebidos:
    2.314
  14. Lisa Simpson

Lisa Simpson Doente

Registo:
    19 Jul 2011
    Gostos Recebidos:
    9.782
    Agora sim: não falta mesmo mais nada.

15. himura_

himura_ Portista Divino

Registo:
    5 Abr 2016
    Gostos Recebidos:
    1.996
    E pronto , vamos castigar os melhores jogadores , por irem a uma festa de aniversário num fim de semana ;)

16. Vudu

Vudu Administrador
    Membro do Staff

Registo:
    27 Jul 2014
    Gostos Recebidos:
    2.314
    O que me deixa mais chateado é que podiam ter convidado o Tiquinho :lol3:

edit: Agora já entendo um bocado melhor aqueles comentários sobre o Uribe e o "sentir o clube"..

17. Lisa Simpson

Lisa Simpson Doente

Registo:
    19 Jul 2011
    Gostos Recebidos:
    9.782
    Que interessa ser num fim de semana? Para um jogador de futebol ainda é pior meu.
    Entre um jogo na quinta e outro no domingo vão para a farra até às 5 da manhã e é suposto acharmos isso banal?

ruifmoreira gosta disto.
  18. joaoloureiro

joaoloureiro Portista Divino

Registo:
    8 Ago 2013
    Gostos Recebidos:
    1.714
    Isto e brincadeira este gajo vai nos matar a equipa! Ele tem uma sisma com todo o mundo e nao respeita ninguem, acho que sinceramente chegou a altura de ele se por a montes!

19. PanterA

PanterA Portista Divino

Registo:
    5 Abr 2016
    Gostos Recebidos:
    2.015
    Podemos dizer que esta época está acontecer de tudo um pouco. Só faltam começarmos a ser goleados por qualquer coisa equipa para ser a cereja no topo do bolo.

20. Vudu

Vudu Administrador
    Membro do Staff

Registo:
    27 Jul 2014
    Gostos Recebidos:
    2.314
    Concordo com a génese do que tu dizes embora é importante ter em conta que existe um regulamento interno da equipa que seguramente contempla uma penalizacao para este tipo de situacao. E isto nao é de hoje.
    Agora se o teu ponto é dizer que os jogadores deveriam apenas ser castigados financeiramente e nao desportivamente, esse já seria um bom ponto de discussao.

Alguém se lembra de outra situacao destas ter acontecido desde que o Sérgio é treinador? (jogadores irem de noitada?)

Partilhar esta página

A carregar...