1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Liga Portuguesa] [21ª Jornada] V. Guimarães vs FC Porto

Tópico em 'Liga Portuguesa' iniciado por bad_person a 14 Fev 2020.

?

Qual é o teu prognóstico?

Poll closed 17 Fev 2020.
  1. V. Guimarães

14,3%
  2. Empate

4,8%
  3. FC Porto

81,0%
  1. sobru

sobru Portista

Registo:
    3 Ago 2016
    Gostos Recebidos:
    62
    Mas sendo portuense és português, não tens volta a dar! Cada decisão que é tomada lá em baixo afeta todos, portuenses, lisboetas, conimbricenses, flavienses, todos. Não nos podemos acomodar ao "não me revejo, por isso eles não me representam", é mentira! Todos os que estão na assembleia nos representam e todas as decisões que eles tomam vão, no final, refletir na quantidade de pão que pomos na mesa.

Eu percebo perfeitamente o que queres dizer, sinto o mesmo, mas lá fora, nas notícias, e voltando ao tema, não se lê "racismo em Guimarães" e sim "racismo em Portugal".

2. NCB

NCB Portista

Registo:
    21 Ago 2014
    Gostos Recebidos:
    67
    A TVI foi entrevistar alguns moradores lá de Guimarães. Alguns a dizer que não viam problema nenhum chamar "macaco". E que a culpa é dos políticos, da comunicação social e mais não sei do que, estarem a dar importância ao que não devia ter. Um deles ainda chegou ao ridículo de dizer que o Marega é que os foi provocar quando marcou o segundo golo, quando as atitudes racistas começaram mesmo antes do jogo ter começado. É por isto que os ditos populares tipo André "cartilhas" são um perigo para qualquer sociedade.

sobru gosta disto.
  3. oblik

oblik #neymarémodakelvinéfoda

Registo:
    19 Jul 2011
    Gostos Recebidos:
    5.395
    Trabalho entre o Porto e Guimarães e por isso tenho muitos amigos do Vitória. Hoje estou triste não pelo que se passou ontem mas porque chego à conclusão que algumas das pessoas que estimava e tinha consideração não serem capazes de ver para além da cor da camisola e encontrarem todas as razões e mais algumas para justificar e desculpar o que aconteceu. Um disse-me mesmo que não ouviu nada no estádio e que o Marega é que os provocou. Aliás, a tese de que o Marega os provocou é comum a todos.

A história repete-se e estamos a entrar na mesma onda do século passado, precisamente nos mesmo timings, com o crescimento do ódio, do medo e do desprezo pela diferença. Muito desiludido com isto.

4. respectivo

respectivo Portista Divino

Registo:
    5 Abr 2016
    Gostos Recebidos:
    6.540
    Eu também trabalho muito com pessoas do Minho, e em particular de Guimarães, Moreira de Cónegos, Vizela, etc... Posso dizer que conheço alguns adeptos do Vitória, e até certo ponto, posso dizer que me identifico com aquela ideia de bairrismo, de defender a cidade e o clube da cidade! São valores idênticos aos do meu clube, que eu muito prezo e levo comigo durante a vida toda! Ainda nem falei com ninguém de lá. Mas tenho a certeza que a grande maioria não se identifica com aquilo, por muito que o momento do jogo possa ser irracional.

É uma cidade que eu gosto muito, carregada de pessoas humildes e trabalhadoras, com orgulho das suas raízes.

Carix gosta disto.
  5. Kurk

Kurk Portista Divino

Registo:
    18 Set 2016
    Gostos Recebidos:
    5.822
    Já dizem que isto foi encenação porque o Vitória estava por cima do jogo e era preciso pausar a partida.

6. Catalao

Catalao Portista Divino

Registo:
    19 Abr 2017
    Gostos Recebidos:
    2.134
    Em Guimarães levam a clubite demasiado a sério, digo isto porque tenho imensos amigos de lá que estimo muito mas que quando o assunto é futebol se tornam completamente irracionais.

7. DLX17

DLX17 DLX17

Registo:
    1 Ago 2012
    Gostos Recebidos:
    9.508
    Como se as provocações do Marega fossem motivo para responderem com insultos racistas... Sejam racistas, xenófobos, homofóbicos, nada justifica, NADA!

8. casaubon

casaubon Portista

Registo:
    4 Mar 2012
    Gostos Recebidos:
    152
    Isto é só desculpa para não falarem na crise do Benfica.

9. oblik

Registo:
    19 Jul 2011
    Gostos Recebidos:
    5.395
    Acredito que quanto mais tempo passar, mais percebam quão errados estão, principalmente pela projeção mediática que isto tomou. Aborda o tema e depois diz-me como correu, só mesmo por curiosidade

10. Kurk

Kurk Portista Divino

Registo:
    18 Set 2016
    Gostos Recebidos:
    5.822
    Hoje um colega meu disse uma teoria que aquele ambiente hostil aos jogadores do Porto foi promovido pelos lampiões do Berço todos borrados pela aproximação do nosso clube à liderança.

11. casaubon

casaubon Portista

Registo:
    4 Mar 2012
    Gostos Recebidos:
    152
    Há Portugueses racistas. Agora dizer que somos um povo racista já é um exagero.

joaoloureiro e FCPorto28 gostam disto.
  12. sobru

sobru Portista

Registo:
    3 Ago 2016
    Gostos Recebidos:
    62
    Se calhar dizer que somos um povo racista não o posso fazer porque não tenho conhecimentos suficientes nem existem estatísticas que o possam comprovar.

O que posso afirmar é que, segundo o que assisto diariamente, grande parte das pessoas são, no mínimo, preconceituosos ou têm comentários racistas/ xenófobos/ homofóbicos.

Somos um povo que viveu fechado durante décadas e que teve de lidar com uma guerra colonial em que, em maior parte das vezes, era branco contra preto e vice-versa.

No entanto, se o que se passou ontem foi vergonhoso, pelo menos serviu para se quebrar um tabu e estarmos a falar de um tema meio escondido não só na nossa sociedade mas em todo o mundo.

13. oblik

Registo:
    19 Jul 2011
    Gostos Recebidos:
    5.395
    Não aceito que sejamos um povo racista. Somos descendentes de colonizadores mas há várias décadas abolimos a escravatura e, como povo de brandos costumes, somos tipicamente ao centro e politicamente correctos. Gostamos de receber, gostamos de agradar e por isso mesmo costumamos passar ao lado destes grandes movimentos nacionalistas e bacocos internacionais.

Mas como em tudo, o português é influenciável. EUA, Brasil, França, Itália e aliás Europa em geral. Isso aliado ao facto de termos um sistema corrupto que favorece sempre os mesmos, tem tudo para dar merda a curto prazo. Vejo muita gente que tinha obrigação de ter espírito crítico a cair na esparrela do André Ventura e isso assusta.

14. NCB

NCB Portista

Registo:
    21 Ago 2014
    Gostos Recebidos:
    67
    Em relação aos Romens / ciganos eu concordo, o povo português é preconceitoso (mas se calhar, muito por culpa deles, que se mantêm á margem).... Relativamente aos Angolanos, Cabo verdianos, Chineses etc etc, só os portugueses mais retrógados e doentes, como os de ontem de Guimarães o são, não conseguindo mesmo generalizar. Não podemos estar aqui a chamar as guerras coloniais e o camandro, a maioria nem sabe o que é uma guerra sequer.....

15. Carix

Carix Portista Divino

Registo:
    16 Out 2011
    Gostos Recebidos:
    3.448
    mais uns fdp da radio santiago

16. Kurk

Kurk Portista Divino

Registo:
    18 Set 2016
    Gostos Recebidos:
    5.822
    Subscrevo.

Há racismo em Portugal? Sim. Portugal é um país racista? Não.

O direito à igualdade está descriminado na nossa Constituição, é logo dos primeiros pontos. O racismo é criminalizado no nosso sistema penal, diferenciando e penalizando mais os crimes de motivação racial dos demais.

Como português recuso lições de moral de qualquer outro país sobre esta temática. Da mesma maneira que abomino os partidos políticos que agora cavalgam este caso com o mesmo populismo com que sempre acusam os outros de ter.

17. Carix

Carix Portista Divino

Registo:
    16 Out 2011
    Gostos Recebidos:
    3.448
    É destes que falam? Há muitos mais

18. António Carvalho

Registo:
    15 Ago 2019
    Gostos Recebidos:
    22
    Eu sou um daqueles que votará no André Ventura e vou-lhe explicar porquê. O que é que o Marega fez? Deu um murro na mesa e pôs toda a gente a falar disto.

Isto só muda com uma pedra no charco. A tese de que AV é uma besta, só faz uma única coisa: deixar tudo na mesma lesma! Há 40 anos que ouço esse argumento! O que resulta? Os mesmos de sempre continuam lá!

AV é esperto. É professional. O objetivo dele é ter votos. Se me revejo na extrema direita? Não. Se sou racista? Não. Mas percebo o que o AV quer: votos!

É um mal necessário. O sistema, basta analisar a história, não muda de dentro para fora. Muda de fora para dentro! É preciso dar um murro na mesa!

A França elegeu Macron! Já foi uma valente estalada no sistema! Nas próximas eleições, vai a Le Pen e ui, se isso acontecer, é a Europa como a conhecemos que estará em causa!

As pessoas e quando falo em pessoas, refiro europeus no geral, estão fartas!

Nós em Portugal já levamos 45 anos disto. Nada muda! Se é preciso escrever por linhas tortas para dar um valente murro no estômago para dar um empurrão, nem que seja para os que lá estão, abrir os olhos e perceberem que nada dura para sempre e reagirem!

Agora, vocês que criticam o AV, percebam uma coisa, se continuarem com esse tipo de lógicas, é precisamente os que lá estão a décadas pretendem que façam, isto é, que não façam absolutamente nada!

Pessoas como eu, não gostam do AV, mas compreendemos que é um mal necessário. Agora não me peçam mais, para votar nos mesmos de sempre, que é be, ps, PSD, CDs, PCP! Esses partidos do sistema para mim, morreram.

19. White Wizzard

White Wizzard 8Lucho8

Registo:
    18 Mai 2016
    Gostos Recebidos:
    428
    E assim vai este país...

20. Vudu

Vudu Administrador
    Membro do Staff

Registo:
    27 Jul 2014
    Gostos Recebidos:
    2.388
    ia-te responder dizendo que nao, que nao é assim, que o nosso país é muito mais do que esta malta, mas tenho visto cada comentário nas diversas publicacoes do Marega que até acho que é melhor ficar calado...

danke, sobru e Carix gostam disto.

Partilhar esta página

A carregar...