[#30] Evanilson Lima

p3na

Portista Divino
Isso é tudo muito bonito, mas quando era o Toni a ter que vir cá atrás buscar jogo, ou ir às linhas, e levamos 5 do Liverpool, não vi ninguém a desculpar o jogador como fazem agora...

Não há desculpas! São demasiados jogos a passear de trela na mão... ainda para mais quando no banco está um tipo que entra e faz a diferença
Acho que tem razão, gosto do Eva mas têm sido demasiados jogos de contributo praticamente nulo, convém começar a mostrar mais e sobretudo aparecer a finalizar mais e melhor
 

oblik

Portista Divino
Isso é tudo muito bonito, mas quando era o Toni a ter que vir cá atrás buscar jogo, ou ir às linhas, e levamos 5 do Liverpool, não vi ninguém a desculpar o jogador como fazem agora...

Não há desculpas! São demasiados jogos a passear de trela na mão... ainda para mais quando no banco está um tipo que entra e faz a diferença

E não precisas de esperar muito para voltar essa intransigência… basta o primeiro jogo do Toni a titular em que não marque.

Há jogadores que podem não fazer merda nenhuma em campo que nunca se fala neles, é até crime, há outros que só por respirarem têm que encostar. Sempre foi assim e sempre vai ser.
 

Kuroo

Equality
Membro do Staff
Sinceramente acho que é dos jogadores mais sobrevalorizados que temos. Não que ele seja mau, porque eu acho que ele é bom jogador. Tem boa estampa física, tem técnica, mas os instintos de goleador nem sempre estão lá, nem a capacidade de finalização, seja com os pés ou a cabeça. Isso, e não sei se é mental, mas sinto que ele marca sempre quando o jogo está decidido, mas quando é preciso um 1-0 ou um 2-1, ele raramente o produz.

Acho que se ele e o Toni trocassem de rótulos de "craque brasileiro vindo do Fluminense" e "espanhol do Famalicão" a perceção das habilidades dum e do outro mudaria.
 

DLX17

O arrumador
Membro do Staff
Metam o Toni a fazer o que Evanilson ou o Taremi têm de fazer durante os jogos e vai ter um rendimento ainda pior.

Vejo tudo a bater no Evanilson mas quem devia ter saído ao intervalo ontem era o Taremi... Aliás, nem devia ter começado o jogo sequer.
 

FCPorto28

Portista Divino
Sinceramente acho que é dos jogadores mais sobrevalorizados que temos. Não que ele seja mau, porque eu acho que ele é bom jogador. Tem boa estampa física, tem técnica, mas os instintos de goleador nem sempre estão lá, nem a capacidade de finalização, seja com os pés ou a cabeça. Isso, e não sei se é mental, mas sinto que ele marca sempre quando o jogo está decidido, mas quando é preciso um 1-0 ou um 2-1, ele raramente o produz.

Acho que se ele e o Toni trocassem de rótulos de "craque brasileiro vindo do Fluminense" e "espanhol do Famalicão" a perceção das habilidades dum e do outro mudaria.
Assim de cabeça fez um hat-trick no Jamor contra a B SAD num jogo que começámos a perder e ganhámos 1-4.

Fez 2 golos nos 3-0 aos lampiões para a Taça.

Fez o 1-2 em Alvalade para a Taça e ganha o penalty do 1-1.

Fez o primeiro golo do clássico na semana passada.

Fez o único golo na vitória em Moreira de Cónegos na época passada.

Fez o 2-1 e 3-1 contra o Boavista na época passada.

E na primeira época fez o único golo de uma vitória no Dragão que acho que foi contra o Gil. E fez o golo que nos levou a prolongamento para a Taça, na Choupana.

O problema não é do Evanílson que certamente tem coisas a melhorar e para mim a principal é ser mais agressivo, no bom sentido, com a baliza. Falta-lhe "arrogância". O problema é que estamos bem mais fracos esta época, como um todo e isso reflete-se em todos.

E com o Sérgio, que sou dos maiores defensores dele, a fazer roleplay de Paulo Bento com o losango de merda, fica mais difícil.
 

FCPorto28

Portista Divino
Isso é tudo muito bonito, mas quando era o Toni a ter que vir cá atrás buscar jogo, ou ir às linhas, e levamos 5 do Liverpool, não vi ninguém a desculpar o jogador como fazem agora...

Não há desculpas! São demasiados jogos a passear de trela na mão... ainda para mais quando no banco está um tipo que entra e faz a diferença
Isso não é verdade.

Há quem tenha defendido o Toni na altura.
 

DLX17

O arrumador
Membro do Staff
Eu nem percebo as críticas ao Evanilson ontem... Foi um dos melhores na primeira parte a par do Pepê... Não é que isso queira dizer que tenha jogado bem mas fds, meteu a bola dentro da baliza na única oportunidade que teve... Ok, estava fora de jogo, mas meteu a bola lá dentro. Era suposto fazer o quê? Ser o recuperador de bolas, o construtor das jogadas e o finalizador? O PL de uma equipa tem de se dar ao jogo mas tem, sobretudo, de ser servido.

Se tivesse falhado 3 ou 4 oportunidades flagrantes ainda percebia as críticas, neste caso é só implicar por implicar.
 
Última edição:

Kuroo

Equality
Membro do Staff
Assim de cabeça fez um hat-trick no Jamor contra a B SAD num jogo que começámos a perder e ganhámos 1-4.

Fez 2 golos nos 3-0 aos lampiões para a Taça.

Fez o 1-2 em Alvalade para a Taça e ganha o penalty do 1-1.

Fez o primeiro golo do clássico na semana passada.

Fez o único golo na vitória em Moreira de Cónegos na época passada.

Fez o 2-1 e 3-1 contra o Boavista na época passada.

E na primeira época fez o único golo de uma vitória no Dragão que acho que foi contra o Gil. E fez o golo que nos levou a prolongamento para a Taça, na Choupana.

O problema não é do Evanílson que certamente tem coisas a melhorar e para mim a principal é ser mais agressivo, no bom sentido, com a baliza. Falta-lhe "arrogância". O problema é que estamos bem mais fracos esta época, como um todo e isso reflete-se em todos.

E com o Sérgio, que sou dos maiores defensores dele, a fazer roleplay de Paulo Bento com o losango de merda, fica mais difícil.

Obrigado pela correcção. Admito que estava errado. Sempre tive um pouco essa percepção dele, mas se calhar, está muito toldada pela primeira época em que ele foi muito mais vezes suplente utilizado com o jogo resolvido do que outra coisa.
 

pvfm

Portista Divino
Eu gosto dos 3 avançados do plantel, nunca critiquei nenhum pois acho os 3 muito bons… características diferentes cada um deles… dos 3 o melhor é o Taremi pois é super completo e da algo a equipa fora trabalho de avançado, mas ontem era ele a ter de sair e não é o Evanilson. Como o jogo estava tínhamos de ter 2 jogadores fortes fisicamente na área e 2 extremos a abrir (galeno e veron)… o Taremi não estava em condições físicas. Ontem foi um desastre o Conceição para muita pena nossa.
 

respectivo

Portista Divino
Isto para mim não é uma questão de gosto! Eu estou-me mais a cagar para quem joga! Eu quero é que o FC Porto ganhe! Eu gosto deles todos de igual forma! Quero lá saber qual deles é que joga... eu quero é que o FC Porto ganhe sempre!

O que eu estou a dizer é que já vimos uma vez Toni Martinez com um papel semelhante ao do Evanilson, contra um Liverpool, e teve logo que ser encostado, mesmo estando a fazer uma época muito boa até à altura!

Não me venham com desculpas de que o trabalho do Toni é fácil, que é só encostar e não sei que mais. Isso não é para mim! O treinador se achasse que a melhor estratégia para ganhar os jogos era meter a bola no Drulovic para este cruzar para o Jardel, ele metia a equipa a jogar assim, o que não é o caso...

O Evanilson tem que jogar mais, e se o Evanilson não começa a jogar mais, então o Toni tem que jogar! E se for preciso muda-se a estratégia! Qual é o problema de se jogar com um ponta fixo? Tira mérito às nossas vitorias? É que não estou mesmo a perceber qual é o problema que tanta gente tem para com o Toni...

E eu não tenho problema nenhum com o Evanilson, nem com o Taremi, nem com ninguém. Tenho um problema com o não ganhar! E acho que o FC Porto tem que fazer tudo ao seu alcance para ter uma probabilidade maior de ganhar ao inicio de cada partida.

E como este caso, outros! Galeno é outro!! Sempre que entra joga para caralho! Quantas mais vezes vai ter que entrar e ser o match winner para merecer uma aposta a titular? É que se para a semana o Galeno for anunciado como titular, os foruns e as redes sociais vão abaixo com tanta contestação
 

DLX17

O arrumador
Membro do Staff
Não, para ser justo com o Evanilson e com o Taremi é meter o Toni a cair na ala também, ou a vir buscar bola e progredir com ela desde o meio campo... E depois exigir que jogue melhor.

Se for para jogar em 4-3-3 com um PL mais fixo então que jogue o Toni... Mas que se jogue com extremos também a servir o PL, senão a merda vai ser a mesma e o Toni também não vai marcar golos.
 

DLX17

O arrumador
Membro do Staff
O Galeno merece uma oportunidade a titular também, mas é para jogar na ala... Se for para jogar a 10 como o Pepê tem jogado no losango, então é para cagar nele também.
 

Micki86

Portista Divino
Vai marcando uns golitos e tal mas acho o um pouco trapalhao , tecnicamente não é nada de mais , a finalizar com os pés é assim assim
De cabeça é fraco o Tony parece me muito mais completo
 
O Evanilson tem uma coisa que me intriga. Para a mistura de técnica com corpo que tem, às vezes parece um juvenil na condução de bola, perde fácil ou cai ao primeiro contacto físico.

Tanto o Taremi como o Evanilson marcariam mais golos se não tivessem que passar tanto tempo tão longe da área ou descaídos para os corredores.

O Toni, pela percepção que tenho, tem entrado em fases em que a equipa retorna ao sistema padrão e *tantataran* começa a jogar de forma mais fluída.

Com isto não lhe quero retirar uma ponta de mérito. Até porque em Vila do Conde até o vimos a disparar de fora da área e com muito perigo. O Toni é, por larguíssima distância, o nosso melhor cabeceador e tem um perfil mais de finalizador, diferente do Taremilson.

Por isso é que Taremilson jogam mais longe da área e o Toni para se ganhar presença na área.

Isto é excelente. Ter 3 avancados iguais é que é uma merda.

Só temos de saber gerir devidamente os contextos e momentos de forma. O Toni pode perfeitamente jogar de início, não serve só para sair do banco. Taremi e Eva têm baixas de forma e às vezes trocar um deles pelo Toni (não para fazer a mesma coisa) pode ser o toque de variedade suficiente.

Para acabar, só para falar em concreto do Taremi. Detesto vê-lo na esquerda. Mas muito mesmo. Ele é excelente no papel de 9,5. É muito difícil encontrar um avançado com a distribuição dele de golos e assistências.
O problema é que não temos ninguém para jogar na esquerda, nê? Huumm....
 

p3na

Portista Divino
Faltou falar deste mas não escapa, os números até enganam mas a maioria dos últimos desempenhos têm sido medíocres.
60M que foram recusados? A ser verdade, um erro de palmatória. Era muito mais importante ter conservado o Vitinha.
 
Última edição:

Kuroo

Equality
Membro do Staff
Anda completamente desaparecido, é quase menos um. Eu não sei se são as instruções que lhe são dadas, ou falta de confiança ou algo do género, mas a verdade é que não está a resultar nem por nada. Ele parece que só anda ali, amorfo. Ele tem qualidade, mas falta-lhe muita consistência nas exibições, e para ser titular num clube que ambiciona pelo que o Porto (devia) ambicionar, o Evanilson actual é curto. Ir uns jogos para o banco, dar mais chances ao Toni e ao Danny que pelo menos mostram mais garra em campo.
 

FCPorto28

Portista Divino
Não acho que ande assim tão mal. Aliás, tão pior do que os outros todos.

De qualquer forma, para mim entrava o Franco na equipa e experimentava o Taremi a PL sozinho.
 

p3na

Portista Divino
Tem sido zerinho, perdeu-se uma boa oportunidade de realizar encaixe neste defeso num jogador que não faria tanta falta como os que sairam.
 
Top