1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

A revista Bluegosférica, por Nuno90

Tópico em 'Crónicas Somos Porto' iniciado por Nuno90 a 4 Mar 2012.

1. Nuno90

Nuno90 Portista Lenda

Registo:
    1 Jul 2011
    Gostos Recebidos:
    15
    Bluegosfera - Espaço que compreendo um vasto conjunto de endereços cibernéticos dedicados a 100% ao Futebol Clube do Porto e escrito por Portistas (aqui não se contam as carradas da blogs de anti-portismo puro com fachadas de apoio aos Icas da vida...)

Olá amigos,
    Sejam todos muito bem vindos à minha thread cá no tasco. De há uns tempos para cá que ando com o bichinho da escrita e a vontade de me alongar um pouco mais na escrita assim como pôr a nu as minhas (fracas) qualidades literárias aumentado. Recentemente resisti ao ímpeto de criar o meu próprio Blog pessoal e isto porque sou da opinião que tenho, infelizmente, muito pouco acrescentar áquela que é uma muito rica Blogosfera dedicada ao nosso clube.

Olhando a que mesmo assim este bichinho não desapareceu decidi então criar este pequeno cantinho em jeito de crónica para escrever e enaltecer precisamente essa malta que tanto admiro que são hoje em dia os melhores meios de informação relativos ao nosso clube, a anos luz da nossa comunicação social e dos pseudo meios de comunicação veiculados ao facebook que não são mais do que meros reflexos da nossa incompetente comunicação social.

Não esperem qualquer tipo de periocidade nestas "crónicas", o meu sincero desejo é que esta thread flua com naturalidade ou seja espero conseguir sentir o verdadeiro gosto pela partilha e em escrever para todos vocês e quero que isso seja algo que me deixe satisfeito e realizado.

Perceberão com o tempo que os critérios para escolher os espaços sobre os quais vou escrever serão geralmente variáveis mas tentarei trazer até vós espaços que considero únicos pelos seus conteúdos personalizados e criativos e pela qualidade de escrita dos seus autores, não terei qualquer política no que toca aos nossos Parceiros e como tal falarei de alguns sem poder prometer falar de todos, nem estabelecerei qualquer prioridade a estes, no hard feelings, a razão é simples, aqui tratarei todos por igual porque mais do que um cantinho do Somos Porto é o meu cantinho.

Por fim agradeço atempadamente a toda e qualquer crítica, sugestão, pergunta adicional ou comentários vossos aos meus posts e desejo a todos que aproveitem esta thread para ficarem a conhecer melhor os grandes portistas por trás dos maravilhosos espaços do nosso clube e que os presenteiem com algumas visitas.
    Obrigado :compinchas:

Índice

Lôngara - http://longara.blogspot.com/s - http://www.somosporto.org/index.php?topic=870.msg91125#msg91125

2. Nuno90

Nuno90 Portista Lenda

Registo:
    1 Jul 2011
    Gostos Recebidos:
    15
    É assim que o ilustre Armando Pinto nos apresenta o seu magnífico espaço dedicado ao Futebol Clube do Porto. Quando penso no Sr. Armando Pinto, ele que me perdoe, mas eu imagino um daqueles livros antigos que tem aquele delicioso cheiro a história nesta caso com uma capa azul e branca pincelada de dourado. Sinto-me tentado a partilhar aqui a extensa bibliografia do Sr. Armando mas para não carregar em demasia esta minha crónica ficar-me-eí pelos dois pontos mais importantes para o caso, o resto "linkarei" no fim.

- Colaborador do jornal O Porto, órgão oficial do F. C. do Porto, de 1974 a 1980.
    - Colaborador da revista Mundo Azul, do Conselho Cultural do F. C. Porto, desde o seu 1º ano, em 2009, até 2010 (quando foi extinta, entretanto, com a mudança da composição do Conselho Cultural do FCP).

De facto o autor deste espaço único não é nem de longe nem de perto um noviço nas artes da escrita e à medida que nos afundamos e embrenhamos no blog da Lôngara percebemos que esta capacidade inata de escrever se associa a um incrivelmente vasto conhecimento da realidade do nosso clube ao longo do tempo.

Penso que para mim tal como para provavelmente muitos de vós a curiosidade acerca da história deste clube ganhador que batalhou durante décadas contra o centralismo do nosso país é muita. Acredito até que as mais difíceis da nossa história não foram nem Sevilha, nem Gelsenkirshen nem tão pouco Dublin. Aliás é com maior emoção que ouço o meu Padrinho (um dos grandes responsáveis do meu Portismo) relembrar o jogo nas Antas a 11 de Junho de 1978 em que vencemos o Braga por 4 golos e quebramos com um jejum de 19 anos. Para mim e todos os que partilharem da mesma curiosidade o Blog de Lôngara é uma porta aberta à história do nosso Clube, contada de forma apaixonada e literária.

O registo fotográfico e escrito com que o Sr. Armando nos presenteia ao longo do seu blog (por vezes recolhido de outros e-espaços, sempre com os devidos créditos) parece um poço sem fundo e é de facto um deleite para qualquer Portista. De facto quando entro nesta espaço só sinto falta de um índice temático já que se torna difícil não nos perdemos em tal mar de informação.

Poderão encontrar ao longo do espaço além do habitual registo do dia-a-dia do clube com crónicas relacionadas principalmente aos confrontos da equipa sénior de futebol mas sempre com um tom muito próprio que dificilmente se encontra reproduzido em toda a bluegosfera mas também crónicas dedicadas a momentos chave e jogadores históricos do nosso clube com compilações fotográficas, registos da Comunicação Social do tempo do preto e branco acompanhados sempre ou quase sempre do ponto de vista contado na primeira pessoa do autor.

Permitam-me antes de terminar que deixe uma pequena adenda já que não quero levar ninguém ao engano, informo já que o Sr. Armando usa o seu espaço pessoal para por vezes partilhar aquela que acredito ser outra das suas paixões que é a sua terra, Felgueiras. O que em nada invalidade qualquer das palavras que atrás referi e só torna o espaço em si em algo mais especial.

Espero que desfrutem deste autêntico tesouro,
    Obrigado :)

http://longara.blogspot.com/

3. Nuno90

Nuno90 Portista Lenda

Registo:
    1 Jul 2011
    Gostos Recebidos:
    15
    Quem não conhece o Blog Bibó Porto Carago? É provavelmente o blog azul e branco que na actualidade reúne mais seguidores e mais conhecido pelos Portistas. Não que não seja digno de uma review detalhada neste espaço, e quem sabe não a farei aqui um dia mais tarde, mas hoje falarei de um outro espaço ligado ao Bibó Porto Carago e que é até ao momento algo único na Bluegosfera.
    Trata-se precisamento do BiBó PoRtO JúNiOr.

Felizmente o nosso clube conta com grandes apaixonados e aficionados por todos os aspectos do clube e do seu dia-a-dia. Desde os que seguem a equipa profissional de futebol para todo o lado, passando por aqueles que não perdem um jogo das modalidades chegando por fim aos grandes aficionados da formação azul e branca.

Falando da formação como bem sabem esta continua a ser muito alvo de uma grande negligência pelo departamento de comunicação e marketing do nosso clube. Não existe sequer uma base de dados online dos resultados de toda a nossa formação de futebol muito menos da de outros desportos. Fica aqui uma breve sugestão (não é propriamente o local mais apropriado) para que o Porto Canal num futuro próximo aposte num programa semanal dedicado aos nossos Dragõezinhos.

Contudo, felizmente este fosso estreitou-se recentemente com a criação do Bibó Porto Júnior, um espaço onde podem aceder a todos os resultados das nossas formações das várias modalidades e ainda aceder a informação personalizada relativa às nossas modalidades amadoras no seus escalão máximo.

Podem a título de exemplo encontrar este tipo de informação no Bibó Porto Júnior:

A informação é tão detalhada quanto se poderia pedir e é a meu ver um exemplo que deveria ser seguido pelos responsáveis do nosso clube. Existem pessoas qualificadas e que são pagas para estreitar a relação e a proximidade entre o clube e os adeptos e essa tarefa está em muito facilidade pelo acesso generalizado pela Internet. Mesmo com todas estas facilidades o nosso departamento de comunicação e marketing não o sabe fazer se bem que isto não é novidade para nenhum de nós.

Resta-me desejar as maiores felicidades à equipa que mantêm este espaço com a apenas três meses de idade de pé e agradecer pelo serviço prestado.

Obrigado :compinchas:

http://bibo-porto-junior.blogspot.com/

4. Blue Dragon

Registo:
    20 Jul 2011
    Gostos Recebidos:
    43
    Grande iniciativa Nuno :handclap:

BTW o link do Lôngara está meio errado, mas depois dá acesso a um link que está certo.

5. Amigo Nuno, acabaste de me "roubar" dois dos meus próximos alvos para a rubrica "Portistas Anónimos há muitos". Não me digas que o próximo é o "Estrelas do FCP"?

Agora mais a sério, o máximo que fizeste foi poupar-me trabalho, agora só tenho de usar o teu trabalho e alterar o que achar melhor. Deal with it :mrgreen:

Agora ainda mais a sério, se tiveres vontade de publicar alguma coisa num blog tens as portas do Portistas Anónimos abertas.

6. Nuno90

Nuno90 Portista Lenda

Registo:
    1 Jul 2011
    Gostos Recebidos:
    15
    Obrigado pelo convite Dragão :,

O Estrelas é história para outra altura. Tenho em mente uma coisa ligeiramente diferente para o próximo post! :)

7. Basta mandares MP com o texto e depois combinamos a melhor maneira de fazer a coisa 8)

8. Prometheus

Prometheus from Porto with Love

Registo:
    19 Ago 2011
    Gostos Recebidos:
    603
    Excelente iniciativa Nuno! :handclap:

9. sapunaru

sapunaru Portista Divino

Registo:
    15 Ago 2011
    Gostos Recebidos:
    417
    bom espaço nuno :handclap: falas ai que nao tens jeito para escrever...eu acho que ficam bem fixes os teus textos

:handclap: :handclap: :handclap:

10. Nuno90

Nuno90 Portista Lenda

Registo:
    1 Jul 2011
    Gostos Recebidos:
    15
    Hoje não vou trazer nenhuma review, que desde já fica prometida para breve, mas trago algo que gostaria de publicitar junto de todos:

Estou a ponderar seriamente em comparecer a este encontro e convido desde já todos a juntarem-se a mim! :)

11. Lisa Simpson

Lisa Simpson Doente

Registo:
    19 Jul 2011
    Gostos Recebidos:
    8.281
    Olha,bem interessante. Era menina para aparecer também.

12. famaboys

famaboys Eterno #4
    Membro do Staff

Registo:
    1 Jul 2011
    Gostos Recebidos:
    669
    Até era menino de ir... Mas estou a trabalhar todos os fins-de-semana até ao final do mês...

Partilhar esta página