Análise do Plantel

Fcporto90

Portista Divino
Pois convinha mudar num jogo em casa e onde fossemos favoritos.. Agora na liga dos campeões se calhar era arriscado contra o Lokomotivo e a seguir o Braga é Complicado.
 

Edgar Siska

Dark Lord
Membro do Staff
Já eu acho que tirando em situações pontuais para dar descanso ao velhote e que o JP jogue nas taças o Militão vai fazer toda a carreira a central aqui e o Mbemba também.
O futuro logo se vê depois.
 

Viriato

O Mágico nr. 10
Militão-Felipe-Mbemba-Alex

É o futuro e já venho dizendo isto á muito tempo. Este quarteto é o melhor que este plantel tem para oferecer. Esta linha defensiva já podia estar estabelecida á muito, não fosse a lesão do Mbemba e a sua consequente exclusão da lista da Champions.

Assim sendo o Militao irá continua a central na Champions pelo menos até Janeiro. Depois e se passarmos aos oitavos podemos refazer a lista da Champions e aí tenho a certeza que o Mbemba será integrado com a defesa também a mudar para o palco europeu.

É também uma questão de tempo até aquele quarteto jogar a nível interno e se afirmar para o resto da temporada.
 

Portus Vintage

Portista Divino
Nunca vi o Militao a defesa direito mas pelo que vi a central no nosso clube tenho sérias dúvidas que dê um defesa direito de Top, até pode desenrrascar lá mas nao o vejo com qualidade técnica para defesa direito de Top.
 

Kuroo

Equality
Membro do Staff
Se a dupla de centrais está estabilizada, não acredito que deveríamos mudá-la. Se há um sector em que trocar apenas um jogador é problemático é a dupla de centrais, pelo que agora que o Felipe e o Militão estão bem entrosados, não acho sensato estar agora a puxar o Militão para a lateral e pôr o Mbemba no centro. Seriam precisos mais não sei quantos jogos de adaptação da dupla defensiva (quem sobe, quem sai a jogar, coordenar a linha de fdj, etc.) e não sabemos se o Militão vai dar um verdadeiro upgrade ofensivo à equipa (que é o maior problema). Ou seja: Estar a destabilizar e reconstruir a defesa, sem ter a certeza se vamos melhorar o ataque parece-me desnecessário.

O João Pedro tem capacidade ofensiva, pelo que podemos utilizá-lo em jogos em casas contra equipas mais fechadas tipo Nacional, Aves ou Tondela, mas em jogos em que seja preciso defender mais vezes, poderemos ter problemas desse lado, pelo que acho que seria mais sensível manter o Maxi para já e investir num lateral em Janeiro. Poderíamos meter o Mbemba ou o Chidozie lá, mas não é como se fossemos ganhar ofensivamente com isso, pelo que não se justifica. Para defender, o Maxi cumpre.
 

himura_

Portista Divino
Se a dupla de centrais está estabilizada, não acredito que deveríamos mudá-la. Se há um sector em que trocar apenas um jogador é problemático é a dupla de centrais, pelo que agora que o Felipe e o Militão estão bem entrosados, não acho sensato estar agora a puxar o Militão para a lateral e pôr o Mbemba no centro. Seriam precisos mais não sei quantos jogos de adaptação da dupla defensiva (quem sobe, quem sai a jogar, coordenar a linha de fdj, etc.) e não sabemos se o Militão vai dar um verdadeiro upgrade ofensivo à equipa (que é o maior problema). Ou seja: Estar a destabilizar e reconstruir a defesa, sem ter a certeza se vamos melhorar o ataque parece-me desnecessário.

O João Pedro tem capacidade ofensiva, pelo que podemos utilizá-lo em jogos em casas contra equipas mais fechadas tipo Nacional, Aves ou Tondela, mas em jogos em que seja preciso defender mais vezes, poderemos ter problemas desse lado, pelo que acho que seria mais sensível manter o Maxi para já e investir num lateral em Janeiro. Poderíamos meter o Mbemba ou o Chidozie lá, mas não é como se fossemos ganhar ofensivamente com isso, pelo que não se justifica. Para defender, o Maxi cumpre.

O JP anda a jogar bem e já lhe via qualidades no Brasil , apesar de eu gostar do Maxi , acho que faz pouco sentido mexer no Militão , sim é bom a lateral , mas não passa disso , o Mbemba fez a posição no Newcastle para tapar buracos e bem até , na championship foi varias vezes titular a medio defensivo e a lateral direita , por isso fazia mais sentido lá o Mbemba , mas para mim , se formos substituir o Maxi , então que jogue o JP.
 

Buzzer Beater

O Dragão das Ilhas
Eu neste assunto vou estar sempre a opor-me ao @Viriato , e não é por mal :mrgreen:

Eu acho que esse quarteto não vai existir pois o Militão tem tudo para ser um centralão, aliás, já é, e é a central que será referência mundial. A lateral safava bem no Brasil em que há avançados aos contentores e os defesas laterais são valorizados por serem certos defensivamente. A nível ofensivo, o Militão não pode oferecer aquilo que o nosso clube precisa e que é a tendência do futebol moderno, daí não jogar a lateral. E o Sérgio sabe disso, por isso é que no último jogo mete o Mbemba a lateral direito (!, nem foi a esquerdo), em vez de puxar o Militão para lá, e nunca meteu lá o brasileiro, nem mesmo quando contava com o Leite para central.

Queixam-se que o Maxi já não dá ofensivamente o que nós precisamos. Concordo, mas não vai ser o Militão a resolver esse problema. Quem foi contratado para lateral foi o João Pedro.
 

24hdragao

Only One Race The Human Race
Nada contra JP mas continuo a preferir um Maxi (quase todo) maduro do que um JP (ainda muito) cru.
 

Viriato

O Mágico nr. 10
É verdade que o Felipe e o Militão até formam uma boa dupla de centrais. O problema é o Maxi do lado direito e as constantes dores de cabeça que ele próprio dá ao Felipe que tem que jogar por 2, quanto mais o Felipe tem que se mexer e compensar mais ele próprio se expõe ao erro, já para não falar que o Maxi é um dos pontos fracos da nossa equipa... A tendência é para o Maxi render menos e dar mais problemas.

O Mbemba é um bom central e fará precisamente aquilo que o próprio Militão faz. A questão aqui é equilibrar ao máximo o quarteto defensivo e ter a melhor defesa possível. O corredor central fica bem entregue a Felipe e Mbemba. É na direita que temos mais problemas e o Militão jogou quase sempre a lateral direito antes de vir para cá. Aliás era naquela posição que o seu futuro mostrava ser mais promissor como vários entendidos do futebol brasileiro mencionaram na altura.

É preciso olhar 2 passos em frente e não focarmo-nos apenas no presente. O que é melhor para a equipa? Como é que podemos melhorar e fortalecer o colectivo, não só a nível interno como internacional. Neste momento o JP não está preparado para assumir a lateral direita e a melhor opção será sempre passar o Militão para lá, dar descanso ao Felipe, refrescar aquele corredor com uma maior capacidade defensiva, pulmão... É uma situação "win-win" na minha óptica.
 

Fcporto90

Portista Divino
O Militao a defesa direito metia respeito.. Claro que não vai fazer cruzamentos para golo mas o Maxi também não o faz
 

Viriato

O Mágico nr. 10
Eu neste assunto vou estar sempre a opor-me ao @Viriato , e não é por mal :mrgreen:

Eu acho que esse quarteto não vai existir pois o Militão tem tudo para ser um centralão, aliás, já é, e é a central que será referência mundial. A lateral safava bem no Brasil em que há avançados aos contentores e os defesas laterais são valorizados por serem certos defensivamente. A nível ofensivo, o Militão não pode oferecer aquilo que o nosso clube precisa e que é a tendência do futebol moderno, daí não jogar a lateral. E o Sérgio sabe disso, por isso é que no último jogo mete o Mbemba a lateral direito (!, nem foi a esquerdo), em vez de puxar o Militão para lá, e nunca meteu lá o brasileiro, nem mesmo quando contava com o Leite para central.

Queixam-se que o Maxi já não dá ofensivamente o que nós precisamos. Concordo, mas não vai ser o Militão a resolver esse problema. Quem foi contratado para lateral foi o João Pedro.
O Militão antes de vir para cá era a lateral que se previa um grande futuro para ele. Aliás jogou quase sempre a lateral direito antes de cá chegar. Não é uma questão de ele não ser um bom central , não há dúvidas disso é uma questão daquilo que é melhor para o colectivo.

Mas afinal o que é que oferece o Maxi hoje em dia? Dores de cabeça ao Felipe. Desiquilibrios colectivos. É certo que ele faz as suas investidas no ataque mas depois a equipa tem que bascular toda para compensar aqueles movimentos. Os adversários sempre que exploram o nosso corredor direito dão-nos problemas por todos os lados. É uma fraqueza identificada. O tempo do Maxi está a chegar.

O Sérgio obviamente que não ia mudar na dupla de centrais assim á papo-seco, num jogo fora, numa altura daquelas... É preciso noção. É com calma e gradualmente que a mudança deve ser feita. Num jogo em casa contra um adversário mais acessível... É assim que se fazem as coisas como deve ser.

O Militão na direita daria muito mais equilíbrio ao colectivo e tornava a equipa melhor. Se o Mbemba não se tivesse lesionado no início da época, isto que estou a dizer hoje em dia seria quase uma certeza...
 

DLX17

O arrumador
Membro do Staff
Se é para mexer na defesa que seja para testar um sistema com 3 lá atrás e 2 médios ala bem abertos (Alex e Corona).
 

Viriato

O Mágico nr. 10
Um sistema com Militão-Felipe-Mbemba naturalmente se transforma num esquema de 3 centrais com o Alex a ter ainda mais liberdade para subir no terreno e desequilibrar no apoio ao ataque.

Mas não vou dar mais para esta missa. Tudo tem o seu tempo e há coisas que são inevitáveis. O Maxi a continuar assim, o Mbemba a subir de forma, o JP a não se assumir... é uma questão de tempo até que as coisas alinhem-se como deve ser.
 

Buzzer Beater

O Dragão das Ilhas
Um sistema com Militão-Felipe-Mbemba naturalmente se transforma num esquema de 3 centrais com o Alex a ter ainda mais liberdade para subir no terreno e desequilibrar no apoio ao ataque.

Isso é algo completamente diferente, um esquema alternativo com 3 centrais, tal como o Hans já há uns tempos tinha mencionado, era espetacular tendo em conta as opçõs que temos para o centro da defesa.
 

Viriato

O Mágico nr. 10
Isso é algo completamente diferente, um esquema alternativo com 3 centrais, tal como o Hans já há uns tempos tinha mencionado, era espetacular tendo em conta as opçõs que temos para o centro da defesa.
Não é nada completamente diferente. É a evolução natural e em campo de uma defesa a 4 assim.
Militão - Felipe - Mbemba - Alex​
Isto naturalmente se transforma num sistema de 3 centrais com o Alex a se chegar á frente no momento ofensivo... Isto é um grande "deja vu" porque á uns meses atrás já tinha referido exactamente a mesma coisa. Não é preciso passar obrigatoriamente a um esquema de 3 centrais é uma sequência natural tendo em conta os jogadores que temos.
 

Reus

Portista Divino
Eu concordo com o Viriato.

Na fase defensiva jogaríamos num 4-4-2 (como normalmente).
No processo ofensivo é que jogaríamos numa espécie de 3-4-3:
Casillas
Militão. Felipe. Mbemba
Corona. Danilo. Oliver. Alex
Marega. Brahimi
Soares

(Coloquei o Marega mas preferia o Otávio)

O nosso próximo adversário para a Liga (o Braga) joga da mesma maneira (no plano teórico, depois cada treinador impõe o seu “cunho”).
Face ao plantel atual creio que era o melhor sistema.
 

Kurk

Portista Divino
Táticas de 3 centrais no tugão não resultam para os grandes. Se no sábado foi um cabo dos trabalhos furar a defesa do Marítimo com apenas 2 centrais mais recuados no bloco, imaginem retirar um elemento mais avançado para jogar com 3. Só se for como o Adrianse fez no seu famoso 3 3 4, mas não acho que tenhamos jogadores para jogar dessa forma.

O 4 2 4 do SC é a melhor solução para abrir as latas, e ele tem sido muito inteligente a variar as nuances do posicionamento consoante os jogadores que lança no 11 e as substituições que faz.

Hoje, basta alternar a titularidade do Corona com o Otávio, ou o Soares com Herrera/Bazoer para criar sempre um elemento de imprevisibilidade á preparação dos nossos adversários. O SC já tinha falado em introduzir essas novidades no nosso jogo e folgo em ver que está a conseguir o quer. Muito bem o Mister neste aspecto.

O problema este ano está no sub rendimento dos avançados em contribuir para o jogo jogado e na ala direita onde o Ricardo não foi convenientemente substituído. Com estas lacunas resolvidas ninguém nos pára neste campeonato.
 

Viriato

O Mágico nr. 10
FC PORTO - ÉPOCA 2018/2019

FC Porto 3 - 1 Aves
FC Porto 5 - 0 Chaves

Belenenses 2 - 3 FC Porto
FC Porto 2 - 3 Vitória de Guimarães
FC Porto 3 - 0 Moreirense
FC Porto 1 - 1 Chaves
Schalke 1 - 1 FC Porto

V. Setúbal 0 - 2 FC Porto
FC Porto 1 - 0 Tondela
FC Porto 1 - 0 Galatasaray

Benfica 1 - 0 FC Porto
Vila Real 0 - 6 FC Porto
Lokomotiv de Moscovo 1 - 3 FC Porto
FC Porto 2 - 0 Feirense
FC Porto 4 - 2 Varzim
Marítimo 0 - 2 FC Porto
FC Porto 4 - 1 Lokomotiv de Moscovo (G: Herrera, Marega, Corona e Otávio / A: Marega, Herrera e Óliver)


Golos:
6 - Marega
4 - Aboubakar / Adrían / Corona / Otávio
3 -
Brahimi / Soares / André / Herrera
1 - Maxi / Marius / Diogo / Alex / Hernâni / SO / Felipe / Bazoer

Assistências:
5 - Otávio
4 - Óliver
3 - Alex / Corona
2 - Aboubakar / André / Brahimi / SO / Marega / Herrera
1 - Militão / JP / Hernâni / Adrían
 

Viriato

O Mágico nr. 10
Com jeitinho ainda fazemos um percurso nesta Champions ao nível daquilo que fizemos em 2014/15 com o Lopetegui. Na altura passamos a fase de grupos em primeiro com 14 pontos.

Depois apanhamos o Basileia nos Oitavos e vencemos por 5 - 1 nas duas mãos. E a cereja no topo do bolo foi aquela vitória nos Quartos em casa contra o Bayern por 3 - 1... seguida pelo descalabro que foi a deslocação á Alemanha de onde saímos goleados. Nesse jogo não jogaram por castigo o Danilo e o Alex Sandro o que basicamente sentenciou a nossa eliminatória.

Foi na globalidade um grande percurso.
 
Top