Análise do Plantel

DLX17

O arrumador
Membro do Staff
Não acredito que o Pepe acabe a carreira no final desta época, quando há mundial em 2022. O Marcano sim, deverá acabar a carreira, até porque, se não estou em erro, o contrato dele acaba no final desta época.
Era bom era... Mas o Marcano tem contrato até 2023.
 

fcpzeppelin

Portista Divino
Não acredito que o Pepe acabe a carreira no final desta época, quando há mundial em 2022. O Marcano sim, deverá acabar a carreira, até porque, se não estou em erro, o contrato dele acaba no final desta época.
o pepe daqui a um par de meses faz 38 anos, se chegar para esta época já vai ser muito bom. é verdade que voltou bem no pós confinamento mas mesmo ao longo da época teve altos e baixos e algumas demonstrações já de falta de agilidade(pouquíssima para a idade, o normal com 37 anos era estar bem pior, mas para o mais alto nível...). Para mim achar que vai ser uma opção válida numa equipa de champions já quase quarentão é ser demasiado optimista.
 

pvfm

Portista Divino
Só acredito quando eles assinarem no papel a extensão de contrato...embora dos 3 que temos para renovar são os únicos 2 que acredito, especialmente o Sergio...
 

FCPorto28

Portista Divino
É realmente preocupante o futuro a curto prazo da nossa equipa, à partida Felipe Anderson e Grujic serão titulares esta época, Malang Sarr também será utilizado muitas vezes, quer a central, porque é no minímo o nosso terceiro melhor central, quer a lateral como alternativa ao Zaidu. Se é verdade que são três jogadores de grande qualidade, não é menos verdade que dificilmente algum deles continuará cá para o ano...

O Malang Sarr admito que possa não ter lugar no Chelsea mesmo para o ano que vem porque têm Thiago Silva, Rudiger, Zouma, Christensen e Tomori para a posição, mas o próprio Thiago Silva já tem 36 anos e não dura para sempre. O Sarr a médio prazo deve ser aposta da parte deles, e mesmo que não seja e esteja na porta de saída não devem faltar equipas com mais dinheiro que nós interessadas nele. Acho que na melhor das hipóteses fica emprestado mais um ano.

O Grujic acho que dificilmente terá lugar no meio-campo do Liverpool porque têm Fabinho, Henderson, Wijnaldum, Keita, Milner, Thiago e Chamberlain, apenas o Milner deve estar a prazo por lá, por já ter 34 anos mas mesmo assim dificilmente haverá lugar para o Grujic no Liverpool, a não ser que ele prove por cá que é melhor que alguns deles ou que ele não se importe de jogar 10 jogos por época no Liverpool. Acredito que seja possível ficar por cá em definitivo mas nunca será barato e até ver não é nosso para a próxima época porque nem sequer há opção de compra.

O Felipe Anderson tem tudo para ser o melhor jogador da Liga, é um grande reforço mesmo que por empréstimo, um jogador que em 2018 custou 40M ao West Ham, que fez épocas de grande nível na Lázio, que fez uma grande época de estreia na BPL. Parece ser um achado, mesmo que por empréstimo, mas é certinho que não fica cá para o ano, deve receber balúrdios para a nossa realidade, e mesmo que fique a um ano de acabar contrato, não vão faltar equipas a pagar ao West Ham e ao jogador o que nós não podemos.

Sérgio Oliveira, Otávio e Marega são titulares neste momento e estão a três meses de assinarem por quem quiserem. Destes três acredito que o Oliveira e o Marega renovem, mas mesmo assim e até ver não vão ser nossos para a próxima época.

Dos titulares/mais utilizados, restam:

- Marchesín com 33 anos no final da época
- Pepe com 38 que deve renovar mas não deixam de ser 38 anos
- Mbemba com contrato até 2022
- Manafá que merece o benefício da dúvida pelo que tem jogado mas que mesmo assim pode ser curto para um Porto de Champions
- Zaidu que acredito que vá ser titular e que tem qualidade
- Uribe
- Corona com contrato até 2022
- Luís Diaz
- Taremi que acredito que vá ser titular muitas vezes esta época
- Evanílson, igual ao Taremi

Ou seja, dois veteranos (Marche e Pepe), dois jogadores com um ano de contrato (Mbemba e Corona), quatro jogadores que ainda se têm de afirmar (Manafá, Zaidu, Taremi e Evanílson) e dois jogadores com uma situação tranquila como Uribe e Luís Diaz, sendo que a situação do Marchesín também é tranquila porque temos o Diogo Costa e o Cláudio Ramos.

Há a possibilidade de perdermos 6 ou 7 titulares num ano mais alguns dos suplentes mais utilizados, isto dos empréstimos é muito boa ideia para tapar 2 ou 3 lacunas quando tens tudo o resto estabilizado, agora vários jogadores em fim de contrato, outros a um ano e três meses de assinarem por quem quiserem, dois trintões com um quase quarentão e muitas incógnitas com muito poucas certezas, fica difícil perspetivar uma boa época 2021/22.

É que pelos vistos, preferimos um Malang Sarr emprestado a um Veríssimo em definitivo, é tudo muito giro até ficarmos a chuchar no dedo para o ano em que nem Sarr, nem Veríssimo. E ainda oferecemos o Queirós a um clube que vendeu o Pote ao Sporting.
Se garantirmos o Pepê e outro central qualquer de qualidade já para Janeiro, colmatando desde já as perdas dos emprestados, menos mal.
E se renovarmos com Oliveira, Otávio, Mbemba e Corona, excelente. O problema é que não acredito nisso.

Fora as vendas que vão ter de ser feitas ainda mas isso deve sobrar para o Leite, T. Esteves, Baró e Fábio Vieira. A juntar se calhar um Luís Diaz e um Corona que nos vai render sempre tostões.

Ainda me lembro quando o PdC dizia que com o novo contrato da MEO em vez dos habituais dois titulares, já só íamos perder um titular por época. Era bom, era.
 

DLX17

O arrumador
Membro do Staff
Já mostrei a mesma preocupação... Mas para alguns só interessa o presente.

Projeto de futuro simplesmente não existe. Já nem falo do futuro a médio/longo prazo, falo mesmo do futuro a curto prazo.
 

sp

Portista Divino
Pedi no verão 4/5 jogadores do nosso campeonato.

3 vieram.

Zaidu, o mais criticado, a mostrar todo o seu potencial e qualidade. Quando tiver mais experiência vai ser um jogador enorme. Técnico, rápido, forte a defender e a atacar, com bom cruzamento e boa capacidade de jogo aéreo, embora ainda com pouca confiança neste capítulo.

Martinez, PL de grande envergadura, bom a jogar na profundidade e a dar apoios, muito bom no jogo aéreo. Claramente o nosso PL indicado para jogar sozinho na frente. Porém, insiste em adaptar um extremo a PL sem o mínimo de técnica necessária para fazer a posição a solo. Falo de Marega obviamente. Mas a culpa não é dele.

Taremi, vem sendo opção a partir do banco para os casos de desespero, quando joga fa-lo bem. Bons apontamentos, embora se note claramente falta de entrosamento e nervosismo. Para quando uma aposta concreta no jogador?

Quis estes 3 e vieram e acredito na qualidade de todos eles. Não sei é se vão ter o espaço e tempo que alguns necessitam. Variar jogo, banco e bancada não é solução vencedora nos PLs como temos visto ao longo destes anos com o SC. Não é coincidência as fracas prestações dos PLs. Sem continuidade a vida do PL é muito complicada.

Falei de mais alguns nomes para o mercado, os que mais puxei foi Assunção e Pote.

Pote não seria um jogador necessário porque temos médios em grande número e qualidade, mas como referi na altura, um jogador desta qualidade e com características que nos faltam no plantel teria que ser nosso. Uma qualidade e potencial tremendo.

7M por 50% era imenso. Como quando rejeitamos comprar o B Fernandes por 8M à Sampdoria, preferindo na altura dar 20M pelo Oliver, pelo que viriamos depois a ter quase 10M de prejuízo com esse negócio.

Perdemos uma pérola na altura, pela qual muito pedi. Desta vez perdemos outra. Começa a ser recorrente. Os 8M que eram caros acabaram por ser baratissimos para o SCP. Largo lucro desportivo e financeiro.

Os nossos abusados 20M pelo Oliver foram manifestamente exagerados. Dinheiro esbanjado, atirado ao lixo num negócio altamente inflacionado por um jogador de qualidade, mas que não valia nem metade.

Quero crer que o Pote por 7M, 50% , sairá muito barato.

São coisas da vida e do mercado. Opções que tomamos e com as quais temos que nos conformar.

Há anos que peço o J. Mário, embora perceba que realisticamente não temos dinheiro para ele, nem tão pouco para o seu salário. No entanto, admito que custa vê-lo agora no rival.

O futebol é isto. Decisões e oportunidades que se ganham e se perdem. E nós temos perdido algumas de forma clamorosa.

Os 4 primeiros lugares vão estar vivos este ano. Espero que estejamos à altura para mostrar quem somos.
 

sp

Portista Divino
Pelas minhas contas temos que vender no final do ano. Isto não chegou... Corona é quase certo para sair. Mbemba parece-me outro na calha, anda a jogar muito. Depois os miúdos ( Leite, Tomás (vai explodir) e .... F. vieira ).

Em desespero Diaz equaciona-se.

Renovando, Otávio na porta principal para abandonar.

Com os contratos a terminar há 2 hipoteses;

- renova-se com alguns jogadores chave, se aceitarem. E se ainda não renovaram é porque não estão a aceitar. Não renovaria com Marega. Não tem valor de mercado futuro, nem rendimento.

- não se conseguindo a renovação tenta-se vender em dezembro.

Em termos financeiros acredito que vamos cumprir, em termos desportivos tenho dúvidas e não é por causa da equipa, que considero boa, menos a LD, é pelo treinador.

Para o ano..... Vê-se. Um problema de cada vez. Não vale a pena sofrer por antecipacao.

Agora, uma coisa é certa. No final da época tem que sair 2 ou 3 jogadores. Depende da Champions, ainda devemos ter que fazer 50 ou 60M em jogadores...
 

oblik_old_dorestelo

#neymarémodakelvinéfoda
Precisamos urgentemente de um DD e vamos precisar de alguém para DE porque o Zaidu não vai aguentar a época toda. Despachem os excedentarios em Janeiro
 

BlueSoul

Portista Divino
O filho fo Conceição não tem feito maus jogos na B. Não vi o ultimo jogo mas nos outros até gostei. Mas aí comparando com o Esteves que foi emprestado.... Não tem nada a ver.
 

NERU

Portista Divino
Para se poder avaliar o plantel será preciso perceber se alguns jogadores vão contar para alguma coisa ou se vão ficar cá só para fazer número... Falo principalmente de Loum, Romário e Nakajima.

Caso não contem, precisamos de: Um médio centro, um extremo e claro, um lateral esquerdo. Para ontem.

Para já estamos assim... Curtinho para tantas competições, muito curtinho para nível Champions. Upgrade só no ataque, mas só se pode considerar upgrade se renderem aquilo que deles se espera.
a03affbd90ba578326a65f016d4d123e.jpg
Alguem sabe qual é este site que o DLX usou para fazer o plantel? Desculpem o off topic
 
Top