Análise económica da FC Porto SAD

oblik

#neymarémodakelvinéfoda
No comunicado emitido na última segunda-feira, o Departamento Central de Investigação e Ação Penal referiu que o valor sob suspeita ascende a cerca de 20 milhões de euros. Ou seja, terá sido esse o montante que terá sido desviado dos cofres da SAD do FC Porto. O Observador sabe que esse valor é só uma estimativa e que, tendo em conta um período mais alargado, o mesmo deverá ser significativamente superior.

oblik

#neymarémodakelvinéfoda
Entre os vários contratos sob suspeita, destaca-se o caso de Mousa Marega. Não só pela importância do jogador no FC Porto, um espécie de patinho feio que conquistou os adeptos portistas, mas também pela complexidade da operação — que se prolongou por vários anos.

O FC Porto comprou 100% dos direitos económicos e desportivos de Marega ao Marítimo em janeiro de 2016 por 3,8 milhões de euros. Os primeiros seis meses no Dragão não correram bem: 16 jogos, um golo e nenhuma assistência. E Marega foi emprestado em julho do mesmo ano ao V Guimarães. Custo? Zero.

Até aqui tudo bem. É normal os clubes grandes emprestarem jogadores desvalorizados gratuitamente.

O problema começa com um “atípico” acerto de contas entre o FC Porto e o V. Guimarães em 2018. Após a sua melhor época (2017/18, com 40 jogos, 15 golos e cinco assistências, contribuindo de forma decisiva em vários jogos para quebra do maior jejum sem Campeonatos da era Pinto da Costa), os portistas decidem alienar 30% de uma futura mais-valia do passe de Marega ao Vitória de Guimarães pelo valor de 3.637.500 euros + IVA.

O problema? A Pesarp de Pedro Pinho cobrou ao FC Porto cerca de 400 mil euros de intermediação de uma operação que apenas deveria ocorrer no futuro. O MP considera que tal valor terá sido propositadamente inflacionado para que Pinho recebesse aquele valor.

Mais tarde, e após mais uma época de sucesso, nomeadamente na Liga dos Campeões (onde Marega marcou durante seis jogos seguidos, batendo registos como os de Mário Jardel), o FC Porto decidiu recomprar os tais 30% de uma mais-valia futura que tinha vendido ao V. Guimarães, de forma a ficar com os 100% dos direitos económicos do jogador. Ao mesmo tempo que o clube liderado por Pinto da Costa decidiu alienar uma parte dos passes de três jogadores. Explicando:

• O MP diz que o FC Porto comprou os 30% da tal mais-valia futura do passe de Marega por 3.675.500 euros, mas o Relatório e Contas da SAD do FC Porto refere-se a 4,2 milhões euros. Há uma diferença de cerca de mais 600 mil euros;
  • A empresa de agenciamento chamada TM Management, do empresário de Marega Aziz Ben Assis, cobrou ao FC Porto cerca de 480 mil euros em comissões. Também este valor está a ser investigado;
  • Ao mesmo tempo, o FC Porto cedeu três jogadores ao V. Guimarães, ficando 50% do direitos económicos de André André, Rafa Soares e João Carlos Teixeira — três futebolistas que estiveram apagados na passagem pelo Dragão, à exceção do primeiro na primeira época. Tal alienação teve o valor contabilístico de 3.637.500 euros + IVA.
  • Em 2018/19, ainda houve o empréstimo de Yordan Osório ao V. Guimarães, saindo do Tondela e passando pelos portistas seis meses num negócio de 1,96 milhões de euros por 50% do passe, de acordo com o Relatório e Contas da SAD (é preciso recordar que nesta operação Cartão Azul, além de FC Porto, Sp. Braga, V. Guimarães e Tondela foram alvo de buscas).
  • O empresário de Yordan Osório, o brasileiro Deco (ex-jogador do FC Porto e agora empresário e agente de jogadores, agindo muitas vezes em parceria com Jorge Mendes e a Gestifute) terá sido constituído arguido;
O MP suspeita que houve aqui dois alegados negócios simulados:

• o pagamento de 400 mil euros feito a Pedro Pinho pela cedência de 30% das mais-valias futuras do passe de Marega para o V. Guimarães e o pagamento de 480 mil euros à empresa TM Management de Aziz Ben Assis. Trata-se de um total de 880 mil euros.
  • o esquema para a recompra desses mesmos 30% ao V. Guimarães que levou à cedência de 50% dos direitos económicos dos três jogadores acima referidos, de forma a que os valores contabilísticos fossem semelhantes.

oblik

#neymarémodakelvinéfoda
Mas quem é Pedro Pinho? Filho de José Maria Pinho, antigo presidente do Rio Ave durante quase uma década nos anos 80, começou como agente de jogadores e foi sócio de Alexandre Pinto da Costa, filho do presidente portista e outro dos alvos das buscas na operação Cartão Azul, numa empresa com o nome Energy Soccer. A separação ocorreu no final de 2016, com Pinho a ficar com a percentagem da agência de Alexandre. Três meses antes, Antero Henrique, diretor-geral do FC Porto, tinha deixado o Dragão. “Por motivos pessoais”, segundo um comunicado emitido pela SAD. Em choque com Alexandre Pinto da Costa, escreveu o Expresso. E dentro desse litígio estaria também a ligação de Pedro Pinho a Nélio Lucas, então o principal rosto do fundo de investimento Doyen Sports.

Após essa separação, Pedro Pinho passou a operar enquanto empresário através de duas agências, a PP Sports e da N1 – Gestão de Carreiras Desportivas, com mais de uma dezena de negócios feitos com o FC Porto só desde o ano de 2017 ou através das suas empresas ou em nome próprio enquanto agente. Quintero, Ricardo Pereira, Suk, João Pedro, Saidy Janko, Osório, Soares, Yoni Mosquera e Gérman Meneses foram alguns dos jogadores que saíram ou chegaram com a sua intermediação até ao último verão.

mikec

Portista Divino
"Dirigentes do FC Porto são também suspeitos de manipulação de resultados. 15 transferências no esquema que envolverá Pinto da Costa"

Fonte: Dirigentes do FC Porto são também suspeitos de manipulação de resultados. 15 transferências no esquema que envolverá Pinto da Costa

O que é de facto:

Isto merecia uma resposta duríssima da parte do clube.

EDIT: já agora, quem quiser ler a notícia do observador toda consegue fazê-lo aqui: Outline - Read & annotate without distractions
Esquece, já está feito esquema todo e espalhado everywhere. Comprámos resultados. É extraordinário.

respectivo

Portista Divino
País incrível...

Que se prove o que há a provar, e que se julgue o que há a julgar.

Obviamente que compramos resultados... Está à vista de todos! Basta olhar para as merdas que se passam dentro de campo para perceber que compramos resultados... Ainda este fim de semana fomos a jogo contra 8!

Portus Vintage

Portista Divino
Das duas uma, ou existe vida para além deste despacho ou então isto parece conversa de tasca.
Diz o sr.procurador que as comissões estão inflaccionadas e estão inflaccionadas porque?
Porque ele acha que sim.
Depois há a parte de uma empresa paga a outra e ele não v3 justificação para tal e como não vê justificação para tal levanta se a suspeita mas falta qualquer coisa para se concretizar uma suspeita e lá está ou falta algo a este despacho que é onde assenta a justiça para que exista uma acusação.
O alinhar os negócios e descriminar os pagamentos das mesmas sem a concretizaçao no final é só e apenas levantar poeira.
Espero que tudo seja escrutinado mas atenção que tem de ser fundamentado porque se é só naquilo que se acha ou se tem crença o local indicado para enviar o despacho seria para Fátima e não o tribunal.

DLX17

DLX17
Isto é doentio
Pois.
6346fb24e079f1d271b8fcbc5b0cb7a9.jpg

respectivo

Portista Divino
A Gestapo tá boa... Deves ir a muitas assembleias para falar assim

Eu não tenho opinião sobre nada. Eu sei como este país funciona. Aquilo que eu quero, é que se investigue tudo, que se colectem as provas todas, e no final cabe-me a mim fazer o meu próprio julgamento, e ao juiz fazer o julgamento da nação.

A coisa é certa... Depois disto, no final da investigação e de um possível julgamento, se isto algum dia chegar a esse ponto, alguém vai ter que cair das suas funções. A acusação, ou o réu! Porque se isto for tudo calúnias como o presidente do FC Porto diz, não espero menos do que uma acção judicial do FC Porto em resposta.

Quanto ao Macaco Líder, e o gangue... Vocês dão demasiada importância a quem não a tem. A sério, que tipo de resposta estavam à espera de um líder de uma claque fanática e radical?? Se estavam à espera de outra reação, quem anda a nanar são vocês... O que o Macaco diz não tem qualquer relevância para os assuntos em investigação! Estão a dar tanto tempo de antena a um palhaço, quando se está a passar aquele circo todo lá atrás!

oblik

#neymarémodakelvinéfoda
Não é só uma questão de se provarem crimes.

Se se provar que o Alexandre Pinto da Costa teve de facto comissões de intermediação por negócios relativos ao Porto, ainda que legítimas/legais, então o presidente mentiu descaradamente aos sócios e aos adeptos há um ano atrás.

mikec

Portista Divino
A Gestapo tá boa... Deves ir a muitas assembleias para falar assim

Eu não tenho opinião sobre nada. Eu sei como este país funciona. Aquilo que eu quero, é que se investigue tudo, que se colectem as provas todas, e no final cabe-me a mim fazer o meu próprio julgamento, e ao juiz fazer o julgamento da nação.

A coisa é certa... Depois disto, no final da investigação e de um possível julgamento, se isto algum dia chegar a esse ponto, alguém vai ter que cair das suas funções. A acusação, ou o réu! Porque se isto for tudo calúnias como o presidente do FC Porto diz, não espero menos do que uma acção judicial do FC Porto em resposta.

Quanto ao Macaco Líder, e o gangue... Vocês dão demasiada importância a quem não a tem. A sério, que tipo de resposta estavam à espera de um líder de uma claque fanática e radical?? Se estavam à espera de outra reação, quem anda a nanar são vocês... O que o Macaco diz não tem qualquer relevância para os assuntos em investigação! Estão a dar tanto tempo de antena a um palhaço, quando se está a passar aquele circo todo lá atrás!
Porquê que o FC Porto, enquanto instituição, haveria de dar uma resposta judicial sobre os crimes que certos dirigentes possam ter cometido? Crimes esses que, em teoria, lesam o próprio clube.

Para além do mais, que tipo de fundamento é que poderia haver, sequer, para o FC Porto exercer ação judicial nesse sentido?

Há por aí uma ideia de que estes processos lesam o clube. Eu acho que não lesam coisíssima nenhuma. Não podia estar mais tranquilo com o bom nome do clube. As únicas pessoas lesadas são os arguidos.