Análise económica da FC Porto SAD

HG11

Top Poster aka jugador de Porto
Re: Re: Análise económica da FC Porto SAD

dragaodosdiabos disse:
Oliveira disse:
A notícia da AG está no site.
Tem piada que pra pedirem o pagamento das quotas mandam a carta pra casa... Já pra isto, não deve valer a pena né...
a mim ja me mandaram 2 cartas e ontem já me telefonaram :lol:
 
UsSuJ.png

Assembleia Geral aprova propostas sem votos contra

​Sócios foram ainda informados sobre a aquisição de 2.818.185 acções da SAD à Somague

A Assembleia Geral do FC Porto, reunida com carácter extraordinário esta quinta-feira, no Estádio do Dragão, aprovou por larga maioria, sem votos contra, as medidas propostas pela direcção e que estiveram em discussão, de acordo com a ordem de trabalhos. Desta forma, foi aprovado o reforço da participação do Futebol Clube do Porto no capital social da Futebol Clube do Porto, Futebol – SAD, mediante a aquisição de 7.500.000 novas acções, no montante total de 37.500.000 euros, e mandatada a direcção para executar essa deliberação. O primeiro ponto teve 10 abstenções e o segundo apenas cinco.

Para além disso, o vice-presidente Fernando Gomes comunicou aos sócios que o Futebol Clube do Porto adquiriu, fora de mercado regulamentado, 2.818.185 acções representativas do capital social da SAD, que eram detidas pelas sociedades Somague Imobiliária, S.A. e Somague - Engenharia, S.A. Com esta aquisição, o Futebol Clube do Porto passa a deter mais de metade dos direitos de voto correspondentes ao capital social da SAD, passando a ser-lhe imputável um total de 9.078.035 direitos de voto inerentes a 9.078.035 acções, representativas de 60,52 por cento dos direitos de voto e do capital social da Futebol Clube do Porto, Futebol – SAD.
 
EUxgn1z.png


Sócios aprovam propostas do clube

Assembleia Geral valida participação do clube no aumento de capital da SAD e a compra, por parte desta, de 47 por cento da EuroAntas.

Os sócios do FC Porto, reunidos esta noite em Assembleia Geral, aprovaram, sem votos contra (apenas dez abstenções), a participação do clube no aumento de capital da SAD (o que implica um investimento de 37,5 milhões de euros) e a compra, por parte da sociedade, de 47 ponto da EuroAntas, a empresa que detém o Estádio do Dragão.

Depois de também a SAD, que reuniu os acionistas na tarde desta quarta-feira, ter validado tais operações, as mesmas vão avançar nas próximas semanas, permitindo ao FC Porto criar mecanismos para contornar as exigências do fair-play financeiro da UEFA. Prevendo um balanço de três exercícios contabilísticos que não respeita o desvio máximo de cinco milhões de euros negativos, o aumento de capital (que será "financiado" através da operação Dragão) era a possibilidade em aberto para que os portistas não entrem em incumprimento.

Afinal são 47%, não 50%. Acho que ninguém reparou no "até" 50%.
 
OP
OP
Nuno90

Nuno90

Portista
Ou seja mandam metade do estádio para a SAD mas aumentam o controlo do clube na sad percebi bem?
 

RV_FCP

Novato
Resta saber se o Clube terá arcaboiço financeiro para realizar esta OPA. Vamos ver. Mas são indicadores positivos a meu ver na medida em que o FCPorto ficará menos vulnerável a certas operações...
 
RV_FCP disse:
Resta saber se o Clube terá arcaboiço financeiro para realizar esta OPA. Vamos ver. Mas são indicadores positivos a meu ver na medida em que o FCPorto ficará menos vulnerável a certas operações...
A OPA, ao que parece, é só uma formalidade necessária neste tipo de situações, acho que, na prática, não vai acontecer nada.
 
OP
OP
Nuno90

Nuno90

Portista
Ora bem, ecos de quem foi à AG... e eco das palavras do Fernando Gomes na própria AG.

O clube passara a deter não 60 mas 75% da SAD. Aos 60 que constam do comunicado CMVM parece que acrescerão 15% adquiridos por via do aumento do capital (não percebi muito bem esta mas estou praticamente a citar).

A SAD adquiriu 47% da Euroantas, assim o clube agora detêm pelas minhas contas o poder de 53% + (47*0,75)% do clube (isto incluindo o poder que o clube passa a ter sob a SAD).

Estamos completamente blindado a potencias aquisições de investidores para já mas este é um claro alerta. Para não perder no futuro mais posição da Euroantas e caminhar rumo ao cenário vivido em Alvalade e na Luz o paradigma terá que mudar.

A OPA ao que consta será uma fantochada já que está assegurada por razões que não entendi. Deixo alguns quotes em spoiler:

Muito mais gente. Cerca de 200 pessoas. Boas noticias. Compramos a participacao social da SOMAGUE na SAD (19%) por 0,65 ação. O clube vai ficar com cerca de 75% da SAD e, por isso, vai lançar uma OPA (mas subtilmente percebi que é algo meramente formal). Gostei do que ouvi.
PS: a SAD comprou 47% da Euroantas e não 50%.
Foi aprovado o reforco do Clube atraves do aumento do capital social por esmagadora maioria. apenas 10 abstenções.

Dêm-me 15 minutos. Mas é isto: O Porto Clube comprou a parte da SOMAGUE na SAD (19%) por cerca de 2M€. Desta forma, o Porto Clube, como tb foi a unica entidade a subscrever o aumento de capital da SAD, passa a ser dono de cerca de 75% da SAD. Por força da compra da participacao da SOMAGUE, o Clube tem de lançar uma Oferta Publics de Aquisicao dos restantes 25% que não são dele. Pelo que esses 75% podem vir a aumentar mas não é crivel que aumente muito (li isso nas entrelinhas - aposto que PC sabe que os restantes accionistas relevantes não irão vender). A SAD é, agora, por larga maioria do Clube. O Clube continua a ser o accionista maioritário da Euroantas (onde está o Estádio). Directamente detem 53% da Euroantas. Indirectamente, porque passa a ter mais de 2/3 da SAD, que por sua vez tem 47% da Euroantas, detém 35,25%. Ou seja, o Estádio é 85% do Clube, podendo este montante aumentar. Somos donos de nós. Para que haja um Sheik que possa comprar a SAD, o Clube (socios) terá de aceitar vender necessariamente. Com esta operacao a SAD passa a cumprir no proximo ano os racios do fair play financeiro da UEFA e reforça em muito os seus capitais próprios. É a situação ideal? Não, mas não anda muito longe.

Acabado de chegar da AG, confirmo o que o Tiago disse.

Só não confirmo se gostei ou não do que ouvi porque não tenho conhecimentos técnicos suficientes aprofundados para poder avaliar a questão SOMAGUE e a questão do lançamento da OPA.

Especialmente a questão da OPA que para mim é algo nebulosa. Durante a AG um sócio questionou o Fernando Gomes sobre o que aconteceria se a OPA não tivesse sucesso e ele limitou-se a dizer que a OPA teria sempre sucesso porque já eramos detentores da participação social da SOMAGUE.

Agradecia se alguém pudesse esclarecer este ponto


Pelado, acho que essa questão até foi colocada por mim pois não havia percebido bem a questão da OPA. O que ele disse foi: se o Clube não tivesse adquirido a participacao da SOMAGUE não tinha que lançar OPA porque as accoes que vai adquirir atraves do aumento do capital social eram preferenciais sem voto. Mas como as accoes da SOMAGUE dão direito de voto, o Clube como passa a deter mais de 50%, tem de lançar uma OPA. Mas a seguir lá foi dizendo que o Clube não tem interesse em adquirir accoes nenhumas no âmbito da OPA pois ja tem 75% da SAD (ele aqui falou em nome do Clube quando nem faz parte dele - cometeu confusão. o que eu acho que ele estava a dizer era: sabemos que as restantes entidades que têm participacoes relevantes da SAD não vão vender e ainda bem porque o Clube tambem nao tinha como as pagar).

A opa tera sucesso pois a Somague já assinou os documentos ecomo vende a sua parte. Foi Que o Fernando Gomes disse.
 

Pai Hans

Conhecido anteriormente por Tio
Membro do Staff
A lei obriga que quando uma sociedade ou entidade se torna accionista de mais de x% do capital de uma sociedade cotada em bolsa, tem de fazer uma OPA sobre o restante capital. Isto deve-se ao facto de assim se proteger os pequenos accionistas, uma vez que ficam sem poder nenhum, e como ficam sem poder, as acções que detêm ficam a valer menos. Assim ficam com uma opção de vender o que têm ao accionista principal. Daí a obrigatoriedade da OPA. No entanto, os restantes accionistas de referência são os irmãos Oliveira, velhos aliados do FCP e que não vão vender. Depois temos o PdC, que também não vende, sobrando os investidores particulares, que quer vendam, quer não vendam, não causam impacto significativo.
 

Pepe

Novato
Estava à espera de mais reacções, quem sabe até um ou outro louvor, à forma como este processo foi conduzido. Foi toda a gente tão rápida a dar opinião, pela negativa, aquando da nomeação do Fernando Gomes para o cargo e depois a teorizar sobre o que pareciam ser os últimos dias do clube que pensei que após a AG e toda a informação que foi prestada, os mesmos viriam aqui dizer, se lá, que lhes saiu um peso de cima ou coisa parecida. Depreendo que este silêncio signifique isso mesmo.
 

Pai Hans

Conhecido anteriormente por Tio
Membro do Staff
Ninguém precisa de dizer nada, porque o problema mais grave de todos, apesar de ter sido, em parte, resolvido, continua a subsistir.
 
Pra depois enfardar 3 na pá no tapetinho verde, foi uma resposta de merda. A resposta dá-se lá dentro. Pelo menos no FCP com o qual cresci era assim.
 
Top