1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Análise económica da FC Porto SAD

Tópico em 'Sociedade Anónima e Desportiva' iniciado por Nuno90 a 3 Jul 2011.

1. negh_duarte

negh_duarte Portista Titular

Registo:
    9 Jun 2013
    Gostos Recebidos:
    271
    O problema é continuar a contar com o ovo no cu da galinha, esperemos que o ano seja o que queremos, e esperemos que vendamos os emprestados todos (eu o André, sei que é quase impossível, mas eu gostava de o ver cá mais um ano ainda... acho que ainda se valorizava mais...)

2. SD_1986

SD_1986 Portista Divino

Registo:
    5 Abr 2016
    Gostos Recebidos:
    1.877
    Presidente da Câmara Gaia será proposto para administrador não executivo da SAD

A SAD do FC Porto irá propor, quando da apresentação proposta de plano de atividades e orçamento na assembleia geral, convocada para 17 de novembro.

A SAD do FC Porto irá propor, quando da apresentação proposta de plano de atividades e orçamento na assembleia geral, convocada para 17 de novembro, a eleição de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, para administrador não executivo.

Entre os pontos da ordem de trabalhos consta também a deliberação sobre a eleição de vogal do Conselho de Administração, devido à renúncia de Antero Henrique.

FC Porto

EDIT: Enganei-me no tópico...

#1822 SD_1986, 26 Out 2016
    Última edição: 26 Out 2016
  3. Oliveira_Do_Douro

Oliveira_Do_Douro Portista Lenda

Registo:
    28 Nov 2011
    Gostos Recebidos:
    12
    Ele já é vice do CF O Douro, pd acumular?

4. Prometheus

Prometheus from Porto with Love

Registo:
    19 Ago 2011
    Gostos Recebidos:
    788
    115M €, só com as vendas de jogadores?

Estou a tentar imaginar como é que vão chegar a esses valores, sem vender metade dos titulares... :okayy:

5. sp

sp Portista Divino

Registo:
    14 Abr 2016
    Gostos Recebidos:
    1.181
    Essa dos 115 milhoes é engraçada. 38M de investimento em passes.. já foram feitos 19M, mais 5 ou que no Otavio, ficam a sobrar 10M para o principio da próxima época? Os de Agosto já só entram no outro.. empurra-se com a barriga.

Se vendermos 115 milhoes temos que comprar 40 milhoes ou apostar forte no que temos na casa emprestado e na formação, o que até nem era mau, porque há jogadores de grande valor.

No final do ano saiem:

- Herrera (30)
    - Danilo (40) Valores ditos rejeitados esta época.
    - A. Silva (60 milhoes se continuar assim parece-me possivel)

Isto até fazia 130M. Sonhar não custa.

Se não fizermos uma boa champions e um campeonato digno, CAMPEOES, dúvido que consigamos boas verbas, tal como aconteceu este ano. Pode ser que pro ano consigamos vender o Brahimi! lool.

Depois, reduzir a massa salarial em 15\20M é facilimo. Só o Maxi, Herrera e Casillas ganham 12\13M.

Despachem os emprestados e recuperem os que demonstrem valor. Laterais também tem que ser reformuladas. R. Pereira e Rafa tem que ser opções de primeira água.

Indi's, Reye's e etc, altamente onerosos em termos salariais e de compra de passes tem que ter um minimo de rentabilidade, nem que seja para parar com o prejuizo que andam a dar.

Já agora, se sair o A. Silva espero uma aposta no Rui Pedro.

Para terminar, este orçamento basicamente já está a dizer que não vamos comprar o jota, pois já não há 22M no orçamento para acionar a clausula em tempo útil, a não ser que a clausula tenha termo posterior.

6. Pai Hans

Pai Hans Conhecido anteriormente por Tio
    Membro do Staff

Registo:
    1 Jul 2011
    Gostos Recebidos:
    2.929
    Quem prevê 115 milhões de vendas ou é um brincou anda a dar forte nos ácidos. Não se esqueçam que só podemos vender o que temos. Vendendo o brahimi, por exemplo, só vendemos metade do passe.

7. Oliveira_Do_Douro

Oliveira_Do_Douro Portista Lenda

Registo:
    28 Nov 2011
    Gostos Recebidos:
    12
    Só acredita nas tangas dos tacheiros quem quer.

115M? Só se venderem meia equipa...

8. MISTICAPORTISTA

MISTICAPORTISTA Portista Divino

Registo:
    5 Ago 2016
    Gostos Recebidos:
    1.889
    Por causa desse tipo de coisas é que estamos em dificuldades.

O clube não pode nem deve ser gerido assim.Isto se quisermos que o clube se prepetue

9. Viriato

Viriato O Mágico nr. 10

Registo:
    6 Jan 2013
    Gostos Recebidos:
    3.424
    Temos que fazer vendas nesta época, 2016/2017, no valor de 116 M€...

Em 2014/2015 batemos o nosso recorde de vendas num total de 119 M€. (O benfica continua a deter o recorde de vendas com 131 M€ em 2013/2014.) Para atingirmos aqueles 119 M€ em 2014/2015, tivemos que vender:
    Jackson Martinez - 35M€
    Danilo – 31,5 M€
    Alex Sandro – 26 M€
    Casemiro – 7,5 M€
    Carlos Eduardo – 7 (?) M€
    Quaresma – 1,2 M€
    Kléber – 3 (?) M€
    ...

Atingir aqueles 116M€ esta época näo será uma tarefa fácil mas faz-se sem problema. Temos um plantel recheado de activos, jogadores emprestados e alguns com valores importantes.
    Olhando ao historial dos jogadores, á valorização dos mesmos e ao modus operandi do clube eu apostava na venda dos seguintes jogadores para atingir os tais 116M€:
    Brahimi - 30 M€
    Herrera - 22 M€
    Layun - 16M€ ***
    Aboubakar - 10 M€*
    Indi - 10 M€*
    Reyes - 7 M€*
    Marega - 8M€**
    ...
    Evandro, Adrían, Sérgio Oliveira, Varela, Josué, Bueno, Suk, Hernâni, Abdoulaye, Quintero, Jose Angel, Fabiano, Kelvin, Sami, Andrés Fernandez, Lichnovsky... Rendem á vontade um valor acima dos 25 M€. A venda destes jogadores dava para cumprir esses 116 M€ sem problema. É preciso ter em conta que não temos algumas percentagens de cada jogador mas acredito que isso seja equacionado no tal valor dos 116M€.

* Opçöes de compra determinadas aquando do empréstimo.
    ** Compramos o Marega por sensivelmente 4M€. A sua valorizaçäo é visível... 7 jogos, 7 golos...
    *** Sacrificava o Layun por é um dos activos mais valorizados no plantel. porque tem 28 anos e seria facilmente substituído pelo Alex Telles e pela chegada do Ricardo Pereira.

Se fosse preciso ir ao cofre buscar algum anel para arredondar as contas, facilitar a posição do clube e atingir/ultrapassar sem sombra de dúvida a meta dos 116 M€ então o escolhido esse seria o Danilo... Um jogador que pode render uns 20M€ á vontade.

Em suma, olhando ao plantel que temos e aos jogadores que seriam vendidos, näo mexeríamos em grande parte da espinha dorsal da equipa de 2016 / 2017... Jogadores como Danilo e Layun, têem os substitutos naturais em Rúben e Alex/Ricardo, enquanto jogadores como Herrera e Brahimi, embora acrescentem alguma coisa ao plantel näo são imprescindíveis e seriam vendidos sem grande impacto na equipa. Já para näo falar que näo gastávamos muito dinheiro na construção do plantel para 2017 / 2018. Nessa altura provavelmente teríamos que comprar 1 médio defensivo para competir com o Rúben, 1 extremo de qualidade para suprir a ausência do Brahimi, do Jota e pagar a clausula do Óliver e o plantel estava fechado.

10. Viriato

Viriato O Mágico nr. 10

Registo:
    6 Jan 2013
    Gostos Recebidos:
    3.424
    E até avanço com a equipa/plantel para 2017 / 2018.
    Casillas
    Ricardo - Felipe - Marcano - Alex
    André - Rúben - Óliver
    Corona - André - Otávio

O plantel seria:
    GR - Casillas e Sá.
    DD - Maxi e Ricardo.
    DC - Felipe, Marcano, Boly e Chidozie.
    DE - Alex e Rafa.
    MD - Rúben e ???.
    MC - Óliver, André e ???.
    EE - Otávio e ???.
    ED - Corona e ???.
    PL - André Silva e Depoitre.

O Jogo - "A ideia é agora reverter a marcha e as vendas renderem mais do dobro dos gastos, orçados em 47 milhões. Depoitre, Felipe e Alex Telles já consumiram 19,5, fora algumas comissões. Significa isso que, entre janeiro e junho próximos, o investimento será muito reduzido."

Digamos que só tínhamos 25M€ para investir em compras de jogadores. Tínhamo que comprar um jogador para competir com o Rúben, outro médio de qualidade para o centro do terreno, um substituto ao Otávio e ao Corona. 10M€ em 2 médios e 15M€ em 2 extremos. Siga.

11. oblik

oblik #neymarémodakelvinéfoda

Registo:
    19 Jul 2011
    Gostos Recebidos:
    5.614
    Voltamos a assumir em orçamento 30 milhões decorrentes da participação em provas da UEFA... não aprendemos.

MISTICAPORTISTA gosta disto.
  12. negh_duarte

Registo:
    9 Jun 2013
    Gostos Recebidos:
    271
    Voltamos a contar com o ovo no cu da galinha... Mas este orçamento é todo assim, vamos por partes:

1.º temos a história das provas europeias;
    2.º temos as mais valias decorrentes dos jogadores, e aqui é que, para mim, a porca torce o rabo e passo a explicar - estamos com a corda na garganta, ou seja, não temos posição negocial minimamente sólida para exigir os valores que pretendemos e às páginas tantas estamos outra vez no final de Agosto e queremos "despachar" um ou outro jogador e não força negocial para dizer é este o valor e não cedemos.
    3.º outra vez as mais valias dos jogadores - espero e espero muito que a época corra bem, que ganhemos tudo cá dentro e que cheguemos aos oitavos e ainda se possível aos quartos da CL; mas imaginemos que o contrário acontece... que valorização é que os jogadores tem? Vá, imaginemos que apesar de tudo o André Silva e o Danilo fazem épocas brutais, no final vendemos as jóias da coroa, os anéis dos dedos e ficamos mais uma carrada de anos a ver navios?

Outra coisa que me faz confusão é todo o processo de soma e subtracção da SAD, estive a fazer as contas por alto e de cabeça (e posso estar errado) mas no final a coisa não me dá um saldo positivo; para além de que é suposto que apresentemos um saldo de 9.1 milhões de euros (segundo o que li num dos jornais desportivos - não me lembro onde) e não um de 2.7 para estarmos livres da alçada da UEFA.

Resumindo: temos um orçamento apoiado numa carrada de "ses" e que pode correr lindamente ou pode resultar noutro prejuizo assustador.

13. respectivo

respectivo Portista Divino

Registo:
    5 Abr 2016
    Gostos Recebidos:
    6.816
    115M€ é uma meta perfeitamente alcançável, se tivermos em conta a inflação que há actualmente nos mercados. O problema não está em fazer 115M€. O problema está em construir uma equipa para a época 2017/18

14. MISTICAPORTISTA

Registo:
    5 Ago 2016
    Gostos Recebidos:
    1.889
    E a correcção do defice estrutural?
    Os salarios tem de cair 20% imediatamente(de 69 milhoes para 55)
    Os FSE tem de cair 25% no imediato.

Neste momento se tirarmos o estadio da SAD o activo restante não dá para pagar aos bancos.

Eu não me importo de vender o André Silva nem o Ruben mas não é para alimentar estes despesismos!

15. pedro64343

pedro64343 PORTO SEMPRE

Registo:
    26 Jun 2015
    Gostos Recebidos:
    251
    @MISTICAPORTISTA eu falei da forma que falei pois desde que se verifiquem as indicações que referi não tenho dúvidas que o plantel vai estar valorizado e vamos conseguir atingir os valores sendo que ganhamos também poder negocial fruto dos títulos conquistados.

16. Pai Hans

Pai Hans Conhecido anteriormente por Tio
    Membro do Staff

Registo:
    1 Jul 2011
    Gostos Recebidos:
    2.929
    Viriato, eu não consigo ver lógica nas tuas contas. Repara, em primeiro lugar nós não detemos 100% do passe da maioria dos atletas do plantel. No teu raciocínio, tens que descontar aquilo que não nos pertence. Os 30 do Brahimi passam a 15. Os 7 do Reyes e os 10 do Aboubakar passam a menos de metade.

Depois, se fosse assim tão fácil vender esses atletas todos de que falas, muitos deles já cá não estavam. Ninguém pega nos Angel, nos Fernandez, nos Samis e nos Fabianos.

Este orçamento é irrealista. E é absurdo. Prevê-se gastar e receber imenso dinheiro. É um orçamento arriscadíssimo, com uma dependência enorme de rendimentos incertos, extraordinários e irrepetíveis. Dá ideia que é um orçamento focado na realização de negócios na circulação e movimentação de dinheiro. E toda a gente sabe quem ganha com isso.

Malés gosta disto.
  17. pedro64343

pedro64343 PORTO SEMPRE

Registo:
    26 Jun 2015
    Gostos Recebidos:
    251
    Vai tudo depender da época que fizermos e da forma como os jogadores se vão valorizar. Temos matéria prima para conseguir os valores indicados mas claro que nunca é fácil fazer 116M€ numa época. Se desportivamente formos longe na champions podemos amealhar mais uns milhões que tapam falhas em possíveis vendas.

18. MISTICAPORTISTA

Registo:
    5 Ago 2016
    Gostos Recebidos:
    1.889
    Acho que não percebeste que quis dizer.

Eu estou a dizer que essa estrategia é errada.Não estou a falar deste caso especifico mas sim do modelo adoptado.
    O nosso modelo está outdated.Não é possivel manter este modelo sem levar o clube a falencia.É demasiado incerto e baseado em previsões futuristicas.
    Não se pode ter um modelo sustentavel baseado em algo que pode não acontecer.

Modelos baseados em previsões de 60 ou 70 milhoes em receita extraordinaria e em 30 milhoes de receita de competições europeias tem de terminar

negh_duarte gosta disto.
  19. negh_duarte

Registo:
    9 Jun 2013
    Gostos Recebidos:
    271
    Precisamente!

20. pedro64343

pedro64343 PORTO SEMPRE

Registo:
    26 Jun 2015
    Gostos Recebidos:
    251
    As previsões tal como o nome refere são sempre baseadas em ses. O importante é conseguirmos equilibrar a balança e conseguirmos ir conseguindo vendas que vão suplantando as compras de forma a manter a saúde financeira do clube estável.
    Este ano foi um ano atípico mas creio que a escolha do Nuno e o facto de ele querer ver os jogadores em ação antes de começar a escolher o grupo com que queria ficar pode ter originado a falta de rentabilidade associada a este início de época e consequente atraso com as vendas. Acredito que financeiramente a equipa consiga recuperar mas é importante recuperar os títulos desportivos que nos têm fugido nos últimos 3 anos para voltarmos a ser alavancados e podermos vender os nossos jogadores mais valorizados.

Partilhar esta página

A carregar...