Análise económica da FC Porto SAD

DLX17

O arrumador
Membro do Staff
O futuro é risonho.
cb6ad9a8de5372b3d256f550b496c95d.jpg
 

oblik_old_dorestelo

#neymarémodakelvinéfoda
Alguém explica a um nabo como eu o que significa a rubrica "Clientes" nos Ativos não correntes e nos correntes?

E a variação de caixa? É um snapshot do cash flow no final do período?

Outros empréstimos no passivo não corrente e corrente são o quê?

HELP!
 

DLX17

O arrumador
Membro do Staff
Independentemente do valor da transferência do miúdo, custa-me muito aceitar que dos 40M, só tenham entrado 25M nos cofres do clube. Um jogador da formação...
 

DR

Oásis do fórum
Alguém explica a um nabo como eu o que significa a rubrica "Clientes" nos Ativos não correntes e nos correntes?

E a variação de caixa? É um snapshot do cash flow no final do período?

Outros empréstimos no passivo não corrente e corrente são o quê?

HELP!

Onde anda o @Pai Hans?
 

sapunaru

Portista Divino
Alguém explica a um nabo como eu o que significa a rubrica "Clientes" nos Ativos não correntes e nos correntes?

E a variação de caixa? É um snapshot do cash flow no final do período?

Outros empréstimos no passivo não corrente e corrente são o quê?

HELP!
A rubrica Clientes basciamente é o oposto dos Fornecedores. Da mesma forma que a SAD tem registada no passivo as suas dívidas aos seus fornecedores (nenhuma empresa paga a pronto) também tem direito a receber (daí estar no ativo) o dinheiro correspondente a vendas que efetuou no passado que também não foram naturalmente pagas a pronto. Devido a natureza da atividade da SAD a maioria das vendas são vendas do passe de jogadores. O ser corrente ou não corrente tem a ver com o prazo de recbimento. Se não estou em erro tudo que é acima de um ano é não corrente.

1613556841172.png

1613556866374.png


A variação de caixa é bastante intuitivo. É basicamente a diferença entre o dinheiro vivo que entrou e que saiu durante o período (independentemente de quando tenham sido registadas as vendas ou as compras). Ou seja se a SAD comprou (vendeu) um jogador há 2 anos e pagou (recebeu) agora parte da dívida a compra (venda) não vai ter impacto na demonstração de resultados deste período (e como tal não terá imapcto no lucro/prejuizo do periodo) porque já teve no período em que foi registada mas terá impacto na demonstração de fluxos de caixa porque o dinheiro saiu (entrou) agora.

1613556777457.png


Neste caso entraram durante o período 31,8 milhões a mais em dinheiro vivo do que sairam. No inicio do periodo havia 5,5 milhões e tal em dinheiro nas contas da SAD e no final passou a haver 37,3 (os tal diferença de 31,8). E naturalmente isso também tem impacto no balanço porque o dinheiro vivo é um ativo da SAD. E como podem ver na imagem que o DLX postou acima os 31,8 milhões é a difrença na rubrica "Caixa e equivalentes" do balanço.
 
Última edição:

BlueSoul

Portista Divino
A rubrica Clientes basciamente é o oposto dos Fornecedores. Da mesma forma que a SAD tem registada no passivo as suas dívidas aos seus fornecedores (nenhuma empresa paga a pronto) também tem direito a receber (daí estar no ativo) o dinheiro correspondente a vendas que efetuou no passado que também não foram naturalmente pagas a pronto. Devido a natureza da atividade da SAD a maioria das vendas são vendas do passe de jogadores. O ser currente ou não currente tem a ver com o prazo de recbimento. Se não estou em erro tudo que é acima de um ano é não corrente.

View attachment 2699
View attachment 2700

A variação de caixa é bastante intuitivo. É basicamente a diferença entre o dinheiro vivo que entrou e que saiu durante o período (independentemente de quando tenham sido registadas as vendas ou as compras). Ou seja se a SAD comprou (vendeu) um jogador há 2 anos e pagou (recebeu) agora parte da dívida a compra (venda) não vai ter impacto na demonstração de resultados deste período (e como tal não terá imapcto no lucro/prejuizo do periodo) porque já teve no período em que foi registada mas terá impacto na demonstração de fluxos de caixa porque o dinheiro saiu (entrou) agora.

View attachment 2698

Neste caso entraram durante o período 31,8 milhões a mais em dinheiro vivo do que sairam. No inicio do periodo havia 5,5 milhões e tal em dinheiro nas contas da SAD e no final passou a haver 37,3 (os tal diferença de 31,8). E naturalmente isso também tem impacto no balanço porque o dinheiro vivo é um ativo da SAD. E como podem ver na imagem que o DLX postou acima os 31,8 milhões é a difrença na rubrica "Caixa e equivalentes" do balanço.
És o Sapunaru das finanças?
 

oblik_old_dorestelo

#neymarémodakelvinéfoda
Eu tenho pena dos miúdos que têm o sonho de jogar no Porto. E eu acredito que há miúdos que tudo o que apenas querem na vida é representar o Porto.

Fora o Dalot que era um mercenario, todos os grandes talentos dos últimos anos foram vendidos antes de poderem vingar. A nossa formação transformou-se numa alternativa ao nosso modelo de comprar barato em mercados a que recorríamos anteriormente como Brasil, Argentina para mais tarde vender caro.
 

DLX17

O arrumador
Membro do Staff
Eu já me mentalizei que neste mercado vamos perder o Fábio, o Diogo Leite e o Tomás... Para o ano, muito provavelmente, vamos perder o Chico, o Diogo Costa e o Romário (se conseguir dar o salto que se espera).
Depois destes, ficamos sem mais nada para vender durante mais uns aninhos.

É assim que se vão tapando os buracos da má gestão.
 

BMSG

Portista Divino
Ouvi há pouco o anúncio na TSF à subscrição de obrigações FCPorto
Disclaimer final no anúncio:

"Capitais Próprios de menos 171 Milhões"...... ou seja....... 171 Milhões de Capitais Próprios negativos

Impressionantemente triste.
Tragicamente preocupante.
 

DLX17

O arrumador
Membro do Staff
Quem vir atrás que feche a porta. O problema é que não há grande perspetiva disto melhorar num futuro próximo, muito pelo contrário...
 

24hdragao

Only One Race The Human Race
Ouvi há pouco o anúncio na TSF à subscrição de obrigações FCPorto
Disclaimer final no anúncio:

"Capitais Próprios de menos 171 Milhões"...... ou seja....... 171 Milhões de Capitais Próprios negativos

Impressionantemente triste.
Tragicamente preocupante.
Bastava o Brahimi o Herrera e o Marega serem vendidos na altura certa e facilmente teríamos metade desse valor.
 

p3na

Portista Divino
E se calhar até foi bom não sermos campeões, sei que é estúpido dizer isto mas a realidade é que sendo campeões o rendimento financeiro da Champions ia ser igual mas tínhamos de lixar 10M ! Em prêmios, isto dito pelo nabo que administra as nossas Finanças. Bem visto, em termos financeiros saímos a ganhar por ficar em 2º.
 
Top