Análise económica da FC Porto SAD

ElMago

Azul, Branca, Indomável, Imortal
Há aí um rumor que com aquela troca com o Sporting também houve algo assim do género.
 

theraider

"Never laugh at live dragons"
Membro do Staff
Parece me que é só um movimento contabilístico. Trocamos 2 jogadores por 2 jogadores do Guimarães e o negócio foi avaliado em 15M. Não implica que tenha existido transferência de dinheiro.
 

Texinus

Portista
Houve diferemento de prejuízos.
Ao vender jogadores que custaram 0 por 15 milhões, são 15 milhões de lucro.
Ao comprar dois jogadores por 15 milhões o efeito nos resultados é nenhum, apenas no cash-flow, só quando reavaliarem ou venderem é que os "prejuízos" entram.
Isto è aldrabar o fair play, ponto.

P.S. Também è aldrabar os accionistas, è crime.
 

oblik_old_dorestelo

#neymarémodakelvinéfoda
Isto vai dar em processo, certinho. Não se pode olhar para isto de forma isolada... eles têm suspeitas que devem ter vindo das outras investigações que andaram a fazer ao Portimonense e ao Teodoro
 

DLX17

O arrumador
Membro do Staff
No dia em que a SAD do FC Porto apresentou resultados históricos positivos de 33,4 milhões euros, Pinto da Costa veio a público falar sobre várias estratégias definidas para o futuro do clube azul e branco.

Desde logo, o presidente do emblema portista garantiu que não irá avançar para a renovação de nenhum jogador que custe mais de seis milhões de euros por ano à SAD, exemplificando com o caso recente de Samaris, no Benfica. «O FC Porto não renovará com nenhum jogador que custe mais de 6 milhões de euros por ano à SAD. É evidente que o FC Porto não pode renovar com um jogador que peça seis milhões de euros para renovar, como aconteceu com o Herrera. Não pode pagar esses vencimentos. Senão todos pediriam isso. Pode acontecer o que aconteceu ao Benfica. O Benfica renovou com o Samaris para não dizerem que saiu a custo zero e, depois, quando chegou a hora de sair, tinha contrato e ainda teve de o pagar para sair», referiu o dirigente portista aos jornalistas.

Questionado sobre os casos dos jogadores azuis e brancos que estão em fim de contrato, e que podem sair a custo zero em breve, Pinto da Costa relembrou o recente caso de Messi, falou de Mbappé e relembrou que antes do rendimento financeiro, a prioridade é sempre o rendimento desportivo. «Há meia dúzia de anos era impensável o Messi sair do Barcelona à custo zero, era impensável que um jogador do PSG, como tudo leva a crer, vá sair para o Real Madrid a custo zero. Isto só tem grande relevância porque duas televisões especializadas no FC Porto estão preocupadas com as saídas a custo zero do FC Porto. É um falso problema. Quando se contrata um jogador o que se quer é rendimento desportivo, se der rendimento financeiro melhor», atirou, assegurando, ainda assim, que um processo de renovação já está concluído. «Há um jogador que já renovou, mas ainda não revelamos porque há outros que também o estão a fazer e anunciaremos quando o entendermos», concluiu.

Pois, sair um ou outro a custo zero, acaba por ser normal... Saírem 2 ou 3 por época, no mesmo clube, é que não é normal. O Presidente que diga outro clube no mundo, para além do nosso, em que isso acontece.

O PSG pode-se dar ao luxo de perder o Mbappé a custo zero, tem dinheiro ilimitado. O Barcelona perdeu o Messi a custo zero, fruto de muito anos de péssima gestão... Qual é o exemplo que melhor se aproxima do nosso? Pois.
 

BMSG

Portista Divino
O lucro de 33M€ é bom.
Mas assusta-me muito mais os 526M de passivo....

É um bocado como a maioria das pessoas em que há um mês em que até lhes sobra 100 ou 200 euritos do ordenado e ficam contentes.....mas depois ainda devem 200.000 da casa e 25.000 do carro.
 
  • Like
Reactions: DR

oblik_old_dorestelo

#neymarémodakelvinéfoda
Acabei de ver um CFO do Porto a usar o transfermarkt como referência para o valor do plantel do Porto e para desculpar o valor pornografico de capitais próprios. Pelo meio ainda disse que isto nos clubes de futebol é normalissimo.

Como é que é possível! Juro que nunca tive tanto pó a um funcionário do Porto como tenho a este fdp.
 

Texinus

Portista
Não se renova com ninguém que custe 6 milhões....
Mas gasta-se 4.5M + salário e prémio pelo Marcano! 12.2M pelo Zé Luís!
Quando se paga comissão já vale.
 

DLX17

O arrumador
Membro do Staff
O Otávio o quê???

Assim começo a implorar para que saiam a custo zero!
fa512ad2a81edc48d85ddac0afb69284.jpg
 

DLX17

O arrumador
Membro do Staff
E mais 40% do Manafá, comprados em Janeiro, para o vendermos ao Spartak no verão. Excelente ato de gestão!

Ahhh esqueçam, ainda está cá.
 

DLX17

O arrumador
Membro do Staff
Eu até compreendo que os favores tenham de ser pagos, mas foda-se, depois deixamos de fazer certos negócios, de colmatar lacunas do plantel, porque estouramos 4M no resto do passe do Manafá!

Mas isto cabe na cabeça de alguém?
 

Rm78

Portista Lenda
15 milhões de prémio de assinatura para o otavio? Esta tudo louco?! Isto e vergonhoso, vao mesmo arrebentar com o clube.
Inacreditável.
 

NERU

Portista Divino
EHEHEHEH 15M para o Otavio EHEHEHEHEH
E eu a pensar que tinha sido por respeito e amor ao clube que tinha renovado... nao digo que nao de tudo em campo mas este valor ajuda-me a explicar muita coisa... claro que o culpado não é ele, como não são quem saiu a custo zero e quem vai sair.
 
Top