André Castro

Kuroo

Equality
Membro do Staff
Eu à uns tempos fiz a brincadeira de que devíamos ir buscar o Defour outra vez porque era o jogador que mais movimento causava no fórum. Tinha razão.

O homem já não está cá há uns 5 anos e continua a ser motivo acesso de discussão.

Casemiro? Desde a saída do Polvo é o único que tem categoria para ser comparado, imo, mas são jogadores diferentes. Todos os outros, sim, é injusto para o outro jogador. O Fernando tinha uma inteligência táctica, uma capacidade de recuperação de bolas incrível.
Cademiro, maybe. Melhor na construção e um trinco mais moderno, mas o polvo na recuperação era melhor.

Confesso um certo alívio pela saída do Herrera só porque as discussões sobre ele já enjoavam.

Do Defour esperava mais, mas registo o seu sentido de compromisso. Era um bombeiro. A certa altura parecia que era o suplente para as posições todas. É ele a quem o Vítor Pereira chama na loucura do golo do Kelvin para dar instruções para fechar a ala direita, para onde ele passara com a saída do Danilo.

Quanto ao Castro, acho que o disseram aí atrás é a síntese perfeita: teve o azar de apanhar sempre meios-campos estratosféricos. Em anos seguintes, ele teria toda a capacidade para ser muito mais preponderante e com benefício para a equipa. Mas apanhou alguns dos melhores médios que passaram por cá.

A consistência e regularidade que ele teve em todas as épocas desde que saiu de vez e o respeito que ele conquistou em todos os balneários por onde passou merece todo o reconhecimento. Não está ao alcance de um mija na escada qualquer.

Respeito é a palavra que mais depressa me ocorre para falar do Castro.

É a analogia da pessoa certa na altura errada. Quem nunca.

DR

Portista Divino
Eu à uns tempos fiz a brincadeira de que devíamos ir buscar o Defour outra vez porque era o jogador que mais movimento causava no fórum. Tinha razão.

O homem já não está cá há uns 5 anos e continua a ser motivo acesso de discussão.

Quem inventou a frase "dos fracos não reza a história" não sabia o que estava a dizer. :assobiar:

Mas em termos de causar movimento no fórum Herrera e Marega estão muito à frente do Defour.

DiGil

Portista Divino
Do Defour esperava mais, mas registo o seu sentido de compromisso. Era um bombeiro. A certa altura parecia que era o suplente para as posições todas. É ele a quem o Vítor Pereira chama na loucura do golo do Kelvin para dar instruções para fechar a ala direita, para onde ele passara com a saída do Danilo.
Não querendo defender o Defour, mas isso aqui é muito verdade. Lembro, se não me engano, que chegou até a jogar de extremo alguns jogos.

DR

Portista Divino
Jogou a extremo sim senhor. Até a lateral jogou quanto mais.

Era um multi-funções, um bom jogador para se ter no plantel.

mikec

Portista Divino
O Defour podia não ser melhor do que o Fernando, mas o período em que o Porto do Vítor Pereira melhor jogou foi quando o Fernando esteve lesionado e o Defour assumiu a posição de 6.

oblik

#neymarémodakelvinéfoda
O Fernando foi o melhor destruidor/trinco que me lembro de ver jogar no Porto. Mas não foi o melhor médio defensivo.

pvfm

Portista Divino
Defour, sempre foi aquele jogador que não era muito bom em nada de relevante mas também não era mau em nada de relevante... Ou seja era um jogador que servia para tapa buracos quando o titular estivesse indisponível, nunca foi mais que isso... O Castro adequa-se a esta descrição (talvez a intensidade de abordagem e coragem fosse acima da média). Por exemplo temos o Sérgio Oliveira, algum dos 2 tirava-lhe o lugar do 11? E eu não acho o SO nenhum jogador acima da média...

Fernando como jogador 6 clássico foi o melhor que tivemos, agora a destruir jogo + organizar considero o Paulo Assunção superior naquela posição ... Claro que a nível de carácter o Fernando dá 10 a 0 a ele mas de longe.

NERU

Portista Divino
O Fernando foi o melhor destruidor/trinco que me lembro de ver jogar no Porto. Mas não foi o melhor médio defensivo.
O melhor medio defensivo foi o casemiro por causa de ser melhor na fase de construção.
Apesar que convém tambem acabar com o mito de que o Fernando nao sabia ou era mau a construir... apenas e só não era o papel dele nem o que lhe era pedido, ele tava ali para destruir e era o melhor a faze-lo.

oblik

#neymarémodakelvinéfoda
O melhor medio defensivo foi o casemiro por causa de ser melhor na fase de construção.
Apesar que convém tambem acabar com o mito de que o Fernando nao sabia ou era mau a construir... apenas e só não era o papel dele nem o que lhe era pedido, ele tava ali para destruir e era o melhor a faze-lo.

Sinceramente, para mim olhando ao médio defensivo mais completo, este seria o meu top 3 dos últimos 20 anos:

Costinha
Paulo Assunção
Casemiro

NERU

Portista Divino
Sinceramente, para mim olhando ao médio defensivo mais completo, este seria o meu top 3 dos últimos 20 anos:

Costinha
Paulo Assunção
Casemiro
Aceito bem esse top 3, o Casemiro fica sempre na retina por ter sido o mais recente mas percebo bem essas escolhas.

Confesso que estranho um bocado quando vejo o Casemiro tão bem cotado por aqui... Não o punha, de todo, acima do Fernando.
Porque nao haveria de estar bem cotado aqui o Casemiro? Fez uma boa época (ao inicio custou um bocado a mostrar-se) e deixou aqui 15M ou lá o que foi e alem disso demonstrou sempre respeito pelo clube. Eu acho que ninguém está a pô-lo acima do Fernando, se leres o seguimento das conversas tamos a falar em estilos de "6" diferentes, eu se fosse treinador e tivesse de escolher era o Polvo sem duvida tambem porque prefiro ver um 6 destruidor de jogo e adorava o Fernando.

sobru

Portista Divino
O Castro passa pelo somosporto.org e vê o tópico dele cheio de mensagens e pensa:
"Das duas uma: ou estão a dar-me na cabeça por causa do golo ou tiveram saudades minhas... Vou ver!"
"Bah.... Ainda estão a falar do Defour........":lol4:

mikec

Portista Divino
Aceito bem esse top 3, o Casemiro fica sempre na retina por ter sido o mais recente mas percebo bem essas escolhas.

Porque nao haveria de estar bem cotado aqui o Casemiro? Fez uma boa época (ao inicio custou um bocado a mostrar-se) e deixou aqui 15M ou lá o que foi e alem disso demonstrou sempre respeito pelo clube. Eu acho que ninguém está a pô-lo acima do Fernando, se leres o seguimento das conversas tamos a falar em estilos de "6" diferentes, eu se fosse treinador e tivesse de escolher era o Polvo sem duvida tambem porque prefiro ver um 6 destruidor de jogo e adorava o Fernando.
O Casemiro fez um época qb. Nunca achei que o Casemiro fosse propriamente dotado com bola e sempre defendi que nessa época o nosso 6 titular devia de ter sido o Ruben Neves. Tinha uma boa meia distância. Não o punha acima do Fernando nem se estivermos a falar de 6 "diferentes". O Fernando no final do seu período no Porto era já bastante competente com bola e há um lance num jogo contra o Atlético Madrid que não deu golo que teve origem num passe absolutamente magistral.

Nunca vi competências no Casemiro que justificassem que ele fosse tão valorizado pelos adeptos. Aliás, prefiro o melhor Danilo do que o melhor Casemiro.

O Casemiro foi tão bom que o RM preferiu pagar mais 15M por ele do que receber 15M por ele. E chegou a Madrid e fixou-se a titular numa equipa que tem dinheiro para buscar (quase) quem quiser. Gosto mais do melhor Fernando, mas o Casemiro é grande jogador e demonstrou-o aqui, embora bem melhor no fim do que no início.

joaoloureiro

Portista Divino
O Casemiro e muito querido nao só por o jogador que é, mas por o carinho que sempre demostrou e demostra quando lhe falam do nome do Porto.

FCPorto28

Portista Divino
O Casemiro é dos melhores do Mundo na sua posição e peça fulcral nas Champions do Real. E fez uma grande época no Porto.

• Like
Reactions: DR