[Pré-Temporada] [Apresentação] FC Porto - Mónaco

Tópico em 'Pré-Temporada' iniciado por Viriato a 22 Jul 2019.

1. Edgar Siska

Edgar Siska Dark Lord
    Membro do Staff

Registo:
    5 Abr 2016
    Gostos Recebidos:
    4.108
    Fizemos bons 20 minutos. Depois a equipa desconxavou e pareceu algo desentrosada. Várias Boas ideias sem seguimento porque A pensava num excelente passe de ruptura mas B pensava numa bola no pé. Y pensava numa excelente desmarcação no espaço interior mas Z pensava em receber em largura.
    Acho que essa confusão de ter o Tecatito a segundo avançado a trocar de posição com o Diaz contribui mais para essa confusão também porque na mecânica há ideia que vai estar ali um jogador e as tantas já está outro ou nenhum. Uma coisa é teres um segundo avançado a encostar na ala em certos momentos outra e está coisa que já se viu que faz com que esses jogadores se escondam e não mostrem tudo o que podem fazer e que confunde tacticamente a equipa.
    Estou em crer que foi uma "experiência" na ausência do Marega mas eu não tinha inventado e tinha lá posto o Zé Luís (até faz sentido é esquerdino, é logo um perigo nos movimentos interiores) e estava já a dar consistência a um modelo em vez de "provetas".
    O Sérgio as vezes manda umas de alquimista dos Queijinhos Zeca.
    Estou em crer que não vai levar esta invenção para os jogos a sério.

2. Edgar Siska

Edgar Siska Dark Lord
    Membro do Staff

Registo:
    5 Abr 2016
    Gostos Recebidos:
    4.108
    O Baró quando ganhar mais rodagem e estiver mais trabalhado tacticamente pode ser um caso sério. Já tem mais qualidade no tratamento na bola, visão e inteligência que os outros médios centro/ofensivos.

O Fábio já tem muitas ganas, até à mais as vezes. Tecnicamente é uma música que gosto. É o tipo de ponta-de-lança que junta técnica mas não é pé de lã, luta também como gente grande e aparece nos sítios, cheira o golo. Não engana, vai ser craque e lá está tecnicamente já é um up grade.

O Tomás precisa como normal de trabalhar mais. Os defesas maturam por norma mais tarde até devido às exigências tecnico-tácticas mas é mais um que tem margem para vir a ser uma referência.

Se conseguirmos as 3 peças que faltam e estabilizar o onze estes rapazes vão poder crescer bem e dar desde já contributo.

Foi pena também aquele último round de substituições. Os jogadores que tinham entrado tinham dado nova vida ao jogo da equipa mas depois das subs lá se caiu no típico fim à jogo de pré-época.

Drake88 gosta disto.
  3. Kurk

Kurk Portista Divino

Registo:
    18 Set 2016
    Gostos Recebidos:
    6.157
    Eu acho que o Tomás dava um excelente 8. Ter um jogador que joga quase sempre de cabeça levantada encostado à linha é um desperdício.

pipOx gosta disto.
  4. fcpzeppelin

fcpzeppelin Portista Divino

Registo:
    4 Ago 2016
    Gostos Recebidos:
    2.069
    muito pouco futebol, mais do mesmo de um treinador de quem se esperava algo diferente. o modelo de jogo que alterna o 4x4x2 sem bola com o 4x3x3 com bola não tem grande nexo, a defender quando deviamos reforçar o meio-campo fazemos uma linha de 4 só com dois no meio que permite que adversário coloque fácilmente jogadores com espaço nas costas dessa linha de 4, entre ela e a linha defensiva. depois a pressão foi péssima, andavam todos perdidos uns faziam pressão mais em cima outros ficavam na espectativa, não sabiam a qual ir e davam uma facilidade enorme ao adversário a sair em construção.
    isto em termos defensivos, porque ofensivamente continuamos sem qualquer capacidade de construção em ataque apoiado. se não queimamos a primeira fase de construção com um passe longo, já não sabemos o que fazer, não há movimento sem bola, não há apoio ao portador, nada, simplesmente não há soluções se o ataque não for feito em transição.
    depois individualmente o soares desastradíssimo, é o pior avançado do plantel, e não é pelas deficiências na finalização, é pelas decisões atrozes quando tem de recuar para se envolver no movimento ofensivo e pela completa inexistência de qualidade técnica, preocupa-me que o aboubakar nem jogue(cheira-me que vem aí asneira) quando é muito mais jogador. depois o sergio oliveira esteve desastrado, o danilo também não me convenceu, o bruno costa alternou entre bons pormenores e passes absurdos que não lembravam ao menino jesus, mas também neste sistema de jogo é muito dificil ser-se médio.
    por fim tenho sérias dúvidas que esta dupla de centrais com a idade que tem, aguente uma época inteira num sistema de jogo que exige pressão constante, que actua atrás de um meio-campo que pouco filtra e que exige uma próximidade da defesa para que não se permita o jogo entre-linhas do adversário(ou seja implica velocidade). e hoje estiveram desastrados e nomeadamente o pepe continua-me a parecer já ter limitações fisicas e uma falta de agilidade clara.
    pela positiva o romário parece-me estar a começar a mostrar a sua qualidade, ainda não está com a confiança no topo mas dá indicios de que quando estiver teremos aqui um caso sério. mais uma vez bons indicios também do zé luis, enorme elevação num cabelceamento que lá teve, não se compreende como o soares parte à sua frente.
    e depois não dá para ver muito mais, este sistema tem muito pouco jogo, temos pouca bola no ultimo terço em ataque organizado, os jogadores lá da frente andam meios perdidos, o corona numa posição que nem ele sabe bem qual é(ainda para mais todo rebentado da pré-época), o luis diaz também em algumas trocas posicionais, o nakajima na pouca bola que lhe chega sente o respirar do adversário e perde-a logo...opa parece mais as conclusões que se tiram depois do primeiro jogo contra o tourizense do que do ultimo jogo antes das competições oficiais.

Thegodfather gosta disto.
  5. p3na

p3na Portista

Registo:
    26 Jun 2019
    Gostos Recebidos:
    121
    Realmente também não entendo a perseguição ao Sérgio... Revejam os jogos anteriores, este incluído, e estejam atentos às suas ações. Concentrado e na plenitude das suas faculdades é claramente o nosso melhor médio a reter bola, no passe e a definir.

M@NU gosta disto.
  6. BlueSoul

BlueSoul Portista Divino

Registo:
    12 Mai 2016
    Gostos Recebidos:
    1.810
    O SO falhou muitos passes mas estamos no início da época. É um bom médio para ser utilizado com regularidade ao longo da época mas precisamos de um craque para fazer dupla demolidora com o Baró.

7. DLX17

DLX17 DLX17

Registo:
    1 Ago 2012
    Gostos Recebidos:
    11.098
    Para mim, o grande problema do Sérgio Oliveira está longe de ser o jogo com bola, é o jogo sem bola... aspeto em que o Herrera era muito forte e, até o Óliver, já era mais forte do que o Sérgio. Acho que o Sérgio é capaz de jogar com outra intensidade, mas neste momento não, e só resulta num meio campo a 3. Se formos jogar assim contra o Krasnodar, não vamos ter vida nada fácil.

8. MISTICAPORTISTA

MISTICAPORTISTA Portista Divino

Registo:
    5 Ago 2016
    Gostos Recebidos:
    1.889
    Acho que é o unico reparo que faço ao SC é a insistencia quase cega no 4-4-2.
    O Barcelona joga em 4-3-3, o PSG tambem, o Liver tambem, a sensaçao Ajax, City em 4-2-3-1,o Bayern tambem.

Apenas a Juventus é que joga em.4-4-2 ( poderemos incluir tb o Real e o Atletico apesar do papel secundario que tiveram epoca transacta).

Quem quer jogar bem tem de ter 3 medios.
    E quem joga bem ta sempre mais perto de ganhar

9. Reus

Reus Portista Titular

Registo:
    5 Jun 2018
    Gostos Recebidos:
    206
    Isso depende muito do 4-4-2. O do Sérgio não permite ter um jogo ligado e fluido, simples.
    Os alas raramente ocupam terrenos interiores, os PL jogam presos aos centrais e em busca das costas da defesa.

Por exemplo, os próprios lampiões ano passado conseguiam ligar melhor o jogo: tinham um segundo avançado (Félix), um médio ofensivo como falso ala (Pizzi) e um jogador que ocupa muito bem os espaços entre linhas (Rafa).

Jogadores como o Corona, Luís Diaz é que não parecem capazes de fazê-lo. Depois, tirando o Zé Luís nenhum dos PL sai muito da linha defensiva. Apesar de tudo, com um Nakajima na esquerda (para dar corredor todo ao Alex), o Zé Luís no meio e com a contratação de um médio poderíamos conseguir ligar mais o jogo mas, essa nem é a ideia do Sérgio...

E para agravar não há nenhum médio área a área... e não, o SO não resulta. Mais rápido fazia o Danilo esse papel.

DLX17 e NERU gostam disto.
  10. Kuroo

Kuroo #BLM
    Membro do Staff

Registo:
    19 Fev 2013
    Gostos Recebidos:
    3.239
    Ao menos uma coisa o Zé Luís tem melhor que os concorrentes: é muito mais lesto na ocupação do espaço. Se havia coisa que me tirava do sério o ano passado era que o Soares e o Marega iam sempre, mas sempre, os dois para o primeiro poste. Não importava se estava lá a defesa, ou se o colega já lá estava.

O Zé ao menos, pela amostra, tenta procurar fazer o melhor movimento. Vi-o a ficar para a entrada da área quando outro atacou o primeiro poste, a fazer o movimento para se antecipar ao primeiro defesa e a puxar os centrais para dar o espaço a um dos alas.

11. Dragon99

Dragon99 Novato

Registo:
    11 Jul 2017
    Gostos Recebidos:
    12
    Estava eu todo contente por voltarmos aos tempos de antigamente quanto a apresentação era sinónimo de surpresas... vi o Falcão e pensei... vai tirar o equipamento do Monaco e ser apresentado como reforço e para minha infelicidade vi que ~e mais do mesmo, não minto... tivemos um grande reforço, um jogador novo que eu não conhecia.. o Tecatitto! Faz lembrar o Corona mas com mais estilo...

12. respectivo

respectivo Portista Divino

Registo:
    5 Abr 2016
    Gostos Recebidos:
    7.191
    E o Benfica? Joga em 4 4 2 ou 4 3 3? Aliás, nos últimos 6 anos, o campeão de Portugal, foi sempre uma equipa que jogou em 4 4 2

13. joaoloureiro

joaoloureiro Portista Divino

Registo:
    8 Ago 2013
    Gostos Recebidos:
    1.906
    Nada disso o benfica joga em 4-4-5...

pipOx e Corto gostam disto.
  14. Teixeira.

Teixeira. Portista Divino

Registo:
    23 Jan 2017
    Gostos Recebidos:
    606
    O problema não é o sistema, mas a dinâmica, ou falta dela, neste caso.

Contra uma parte significativa das equipas do campeonato, acredito que irá resultar. Muita verticalidade, muita pressa em chegar à área, abdicando muitas vezes de qualquer construção de jogo. Perde-se a bola, e há uma ânsia enorme de a recuperar, nem sempre com sentido. Contra as equipas mais fracas, e tendo em conta as diferenças de qualidade individual, vai resultando porque são muito propensos ao erro perante pressão. Contra equipas organizadas, vamos a) ter dificuldades para marcar; b) sofrer a defender, porque abrem-se crateras no campo e os centrais titulares não têm pedalada para acompanhar.
    Isso tudo foi visível no jogo de ontem, em que tivesse havido melhor capacidade de decisão dos monegascos, Gelson à cabeça, e podia-se ter sofrido mais golos. Não obstante o Porto ter criado oportunidades para marcar, mas sempre no esforço e na luta, naquela vontade desmedida de chegar muito rapidamente à baliza contrária.

15. NERU

NERU Portista Divino

Registo:
    8 Ago 2011
    Gostos Recebidos:
    2.811
    No papel 442 mas com dinamicas muito diferentes que rapidamente parecem 4-3-3, alias com o lage soube aproveitar muito bem o pizzi e rafa para fazer o esquema em que jogam atualmente funcionar. Foi a melhor coisa que lhes aconteceu foi terem despedido o vitoria e ninguem ter aceite vir para o benfica e ficar la o lage, que por sinal ja era muito bem referenciado na equipa b deles.

16. Pai Hans

Pai Hans Conhecido anteriormente por Tio
    Membro do Staff

Registo:
    1 Jul 2011
    Gostos Recebidos:
    2.975
    O SO só tem duas velocidades. Parado, e devagar. Nunca será jogador para este esquema, principalmente com um médio mais fixo como o Danilo. Simplesmente, o SO não tem rotação para encher o meio campo. Nesse aspecto, leva uma abada do Bruno Costa.

Mas, reconheço, no fundo, o problema não é do SO. É de quem acha que meio campo só serve para ocupar espaço.

17. Lisa Simpson

Lisa Simpson Doente

Registo:
    19 Jul 2011
    Gostos Recebidos:
    11.200
    Fulham, Bétis, Getafe, Mónaco: dois golos de bola corrida.

Prometheus gosta disto.
  18. Teixeira.

Teixeira. Portista Divino

Registo:
    23 Jan 2017
    Gostos Recebidos:
    606
    Lá está a dificuldade em marcar golos. Os adversários conhecem a forma de jogar cada vez melhor, porque não há nada de novo, portanto a tendência não é de grande melhoria. Infelizmente.

19. joaoloureiro

joaoloureiro Portista Divino

Registo:
    8 Ago 2013
    Gostos Recebidos:
    1.906
    Em que um deles e praticamente um coelho tirado da cartola por o Ze luis!
    Acho que no nosso jogo não á variações nenhumas, Sempre a explorar as mesmas coisas demasiadas bolas bombeadas para a área, zero combinações interiores mais do mesmo!

20. respectivo

respectivo Portista Divino

Registo:
    5 Abr 2016
    Gostos Recebidos:
    7.191
    É que nem sequer é verdade, mas pronto... é fixe dizer isso

1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso
A carregar...