Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia - Olival

Nuno90

Portista
CTFD – Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia​

O Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia marcou o início de uma nova realidade para o FC Porto. Situado nas freguesias de Olival e Crestuma, em Vila Nova de Gaia, esta infra-estrutura, inaugurada no Verão de 2002, é sinónimo de funcionalidade e modernidade.

A obra, da autoria de Alcino Soutinho, colocou o FC Porto na vanguarda da formação de atletas e na linha da frente de equipamento para o treino de alta competição. As equipas azuis e brancas assentam praticamente toda a sua preparação semanal num dos cinco relvados que este centro disponibiliza.

Entre as principais valências do Centro de Treinos e Formação Desportiva, encontram-se cinco campos de futebol relvados (quatro de relva natural e um de relva sintética), balneários e áreas técnicas e médicas para cada uma das equipas, uma bancada com capacidade para cerca de duas mil pessoas, um ginásio e um Centro de Imprensa.

Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia

CTFD Olival/Crestuma

Nomes
Características
Local Rua dos Pardieiros, Vila Nova de Gaia
Gramado ()
Construção
Custo € 16.000.000
Inauguração
Data 5 de Agosto de 2002
Recordes
Outras informações
Proprietário Câmara Municipal de Gaia
Arquiteto Alcino Soutinho (engenheiro: Eduardo Valente)​

O Centro de Treinos e Formação Desportiva Olival-Crestuma é um complexo desportivo que foi construído pela Câmara Municipal de Gaia e que foi cedido, atravês de um contrato programa ao Futebol Clube do Porto.
Oficialmente, o FC Porto costuma utilizar o nome CTFD Porto-Gaia para se referir ao Centro de Treinos; porém, o seu nome oficial é CTFD Olival-Crestuma.
A gestão é feita pela Fundação Porto-Gaia, uma Fundação financiada pela Câmara Municipal de Gaia

História

O FC Porto alimentava a ideia de construir um centro de treinos e formação desportiva desde meados dos anos noventa. Várias autarquias do Grande Porto e arredores dispuseram-se a acolhê-lo, mas a escolha de VN Gaia deveu-se a diversos factores, entre os quais o financiamento total por parte da autarquia, o enquadramento geográfico (num espaço verde junto ao Douro), a proximidade em relação ao estádio e os acessos.
Para a construção do CTFD a Câmara Municipal de Gaia foi a única responsável pelo financiamento da obra. Iniciada em 2000, a construção terminou em 2002, tendo a inauguração tido lugar no dia 5 de Agosto.

O complexo

O Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia inclui:
- Um mini-estádio com capacidade para 3000 pessoas
- Três campos de relva natural (além do do mini-estádio)
- Um campo de relva sintética
- Uma área específica para treino dos guarda-redes
- Dois balneários (um para a equipa principal e outro para as camadas jovens)
- Um ginásio (que inclui equipamentos para hidroterapia)
- Uma sala de imprensa
- Um edifício residencial de cinco pisos que incluirá uma piscina, um auditório, zonas de lazer e gabinetes.

Enigmatic

Portista Divino
ccpad1.jpg

:fixe:

Nuno90

Portista
UsSuJ.png

Centro de treinos do olival celebra 10 anos

CENTRO~1.JPG

O centro de estágio do FC Porto celebrou ontem, dia 5 de Agosto o seu 10. aniversario, foi no dia 5 de Agosto de 2002 que foi inaugurado o Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia.

Na cerimonia realizada há 10 anos atrás estiveram presentes na inauguração o Presidente do clube, Jorge Nuno Pinto da Costa e do edil gainese, Dr. Luís Filipe Menezes.

Dez anos passados sobre esta grande obra e com grandes resultados de futebol alcançados, no Domingo passado celebrou-se o sucesso desta parceira, e desta vez na cerimónia esteve presente o pequeno Tiago Barbosa, que nasceu precisamente no mesmo dia em que foi inaugurado o projecto que está sediado no Olival, e o jovem agora com 10 anos teve a oportunidade de assinar a placa comemorativa desta data.

Para o Dr. Luís Felipe Menezes que conta com o seu nome no estádio principal do empreendimento, esta parceria foi o casamento perfeito.

“A Câmara de Gaia e a cidade ganharam muita visibilidade em ter o FC Porto a trabalhar aqui, tratando-se de um clube que é referência principal do nosso país. O FC Porto, por sua vez, ganhou um espaço tranquilo e organizado para trabalhar. Como em tudo na vida, o que importa no fim são os resultados; para o município de Gaia os resultados foram bons e para o FC Porto esta foi também uma década com um concentrado de grandes sucessos. Julgo que os próximos dez anos vão ser ainda melhores. A Câmara de Gaia só tem de estar grata pelo facto do FC Porto apostar nesta parceria”, disse Luís Felipe Menezes ás noticias desportivas.

Para o presidente do clube azul e branco, esta celebração é um motivo de grande orgulho para todos os portistas “passados dez anos, verificarmos a vitalidade que tem o clube, a força que tem todo este empreendimento e o estado em que está, é motivo regozijo”.
Jorge Nuno Pinto da Costa ainda acrescentou“Olhando para trás, depois de tantas tentativas de ter este centro de estágio nos mais diversos pontos do Norte do país, foi realmente por iniciativa do Dr. Luís Filipe Menezes que partimos para esta aventura boa. Hoje podemos considerar que foi uma parceria de sucesso, com uma compreensão total e uma realização perfeitamente conseguida dos objectivos que pretendíamos”.

De referir que a equipa do FC Porto vai jogar para a Supertaça no dia 11 de Agosto com a equipa da Académica de Coimbra num jogo que vai acontecer às 20:45 horas no Estádio Municipal de Aveiro, e que irá ter transmissão em directo da RTP1.

Nuno90

Portista
Fundação que gere o centro de estágios do FC Porto está à beira da extinção
03 Agosto 2012 | 00:52

A PortoGaia, fundação criada em 1999 para construir e gerir o centro de estágios do Futebol Clube do Porto, é uma das que pode ser extinta por ter tido uma das piores avaliações no censo efectuado pelo Governo. 84,4% das suas receitas provêm de dinheiros públicos.
A fundação obteve uma classificação de 26,1 (numa escala de 0 a 100) na avaliação que o Governo conduziu e que se integra no censo que analisou todas as fundações nacionais. Excluindo as fundações privadas – que não podem ser extintas – e as fundações ligadas a instituições de ensino superior – que não serão previsivelmente extintas, a PortoGaia é a 10ª fundação com pior nota. Recorde-se que são 67 as fundações que chumbam no teste do Governo, tal como o Negócios noticia esta sexta-feira.

A nota atribuída pelo Governo é um importante indicador das fundações que vão ou não ser mantidas. O Governo vai encerrar e reduzir o financiamento a 130 destas entidades. A classificação de cada uma será, pois, um importante critério a ter em conta, e a PortoGaia está numa das piores posições.

Além disso, esta é uma entidade muito dependente do financiamento público: 84,4% das suas receitas depende dos apoios públicos que recebe, e este será outro critério de sustentabilidade que o Governo vai ter em conta. Entre 2008 e 2010, a empresa recebeu 4,234 milhões de euros em apoios financeiros públicos.

A PortoGaia é uma entidade pública de direito privado, que, quando foi constituída, era detida maioritariamente pelo FC Porto, com uma quota de 51% (de acordo com os critérios do Governo, teria de ser uma fundação público-privada para o clube poder ter a maioria). A Câmara de Gaia, a Águas de Gaia e as freguesias de Crestuma e Olival, onde se localiza o Centro de Estágios, são outros dos sócios iniciais da entidade. Em 2010, o respectivo património, de 2,235 milhões de euros, mantinha-se exactamente igual ao que existia na criação da entidade, em 1999.

Um processo envolvido em polémica desde o início

O presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, assegurou a construção do centro de estágios dos “dragões” numa altura em que os azuis-e-brancos procuravam construir um centro de treinos fixo nas redondezas do Porto. Candidataram-se Gaia, Maia e Santa Maria da Feira, mas a preferência de Pinto da Costa recaiu sobre a cidade da margem sul do Douro.

Notícias da época recordam que, só em terrenos, a Câmara de Gaia pagou 1,5 milhões de euros. A fundação PortoGaia foi constituída em Maio de 1999 e o centro de estágios inaugurado a 5 de Agosto de 2002, começando a ser utilizado pelos actuais campeões nacionais alguns dias depois, a 12 de Agosto.

Em 2004, uma reportagem da revista Visão citava um relatório da Inspecção-Geral de Finanças que, numa fiscalização à Câmara de Gaia, que concluía que a autarquia pagou a totalidade dos custos do centro de treinos: 16 milhões de euros. O FC Porto teria assegurado o direito de superfície dos terrenos por 50 anos e apenas paga uma renda mensal de 500 euros pelo centro de estágio.

Luís Filipe Menezes já disse várias vezes em público que é ao Futebol Clube do Porto que cabem os encargos com o centro de estágios. Em Maio do ano passado, na assinatura de acordos com o Real Madrid e o Manchester United, o autarca do PSD reafirmou, citado pelo portal do município de Gaia, que “gostaria de deixar claro e de uma vez por todas que quem financia inteiramente este centro de estágio é o FC Porto”.

O centro de estágios do Olival tem cinco campos de futebol relvados (quatro com relva natural e um com relva sintética), uma bancada com capacidade para duas mil pessoas, um ginásio e um centro de imprensa.

O FC Porto teria assegurado o direito de superfície dos terrenos por 50 anos e apenas paga uma renda mensal de 500 euros pelo centro de estágio.

Perdão! O F.C.Porto paga quanto de renda??? lol2 lol2 lol2 Nem sei se ria se chore! Dá-lhe forte Meneses...

D

Dragão Anónimo

Guest
Isto é uma brincadeira de mau gosto com os contribuintes.

Nuno90

Portista
Não admira que a seguir a Porto e Lisboa seja a Câmara mais endividada do país. É muito bonito ver que Gaia está sempre de portas abertas para nós e que o Pintinho é amigo do peito do Menezes, mas nem oito nem oitenta. Aliás eu descobri isto através de um blog iquista pois já esta a dar que falar a dita situação.

playah

Novato
Membro do Staff
E, no entanto, nos R&C dos últimos anos está lá sempre um valor à volta dos 400m€.

playah

Novato
Membro do Staff
Não estava a insinuar nada, apenas disse que os tais 500€ mensais falados são falsos mas a ironia não foi perceptível. :mrgreen: Em 2010 pagámos 397m€ e em 2009 433m€, por exemplo.

D

Dragão Anónimo

Guest
E eu perguntei de forma inocente, visto que estou completamente às escuras em relação ao tema. Olhando ao que tu dizes acho que o clube deve pagar os 500€/mês e suportar todos os custos da manutenção do centro de estágio. Aliás, outra coisa não faria o mínimo sentido.

Enigmatic

Portista Divino
Dragão Anónimo disse:
E eu perguntei de forma inocente, visto que estou completamente às escuras em relação ao tema. Olhando ao que tu dizes acho que o clube deve pagar os 500€/mês e suportar todos os custos da manutenção do centro de estágio. Aliás, outra coisa não faria o mínimo sentido.

Também acho que deve ser assim. :pensar:

Nuno90

Portista
Já foi dito no tópico da equipa B que o recinto não tinha condições. Falhava em vários requerimentos da FPF começando pelos acessos.

The Crow

Portista
Alguma vez na vida a "renda" seria de 500€?... Pessoalmente, já ouço essa história há uns anos, mas nunca me acreditei nela, de tão absurda...

D

Dragão Anónimo

Guest
The Crow disse:
Alguma vez na vida a "renda" seria de 500€?... Pessoalmente, já ouço essa história há uns anos, mas nunca me acreditei nela, de tão absurda...
Para mim faz todo o sentido a partir do momento em que ninguém desmente.

The Crow

Portista
Dragão Anónimo disse:
The Crow disse:

Também ouço varias versões sobre os reais motivos da extinção do basquetebol e ninguém as desmente.

D

Dragão Anónimo

Guest
The Crow disse:
Dragão Anónimo disse:
The Crow disse:
Também ouço varias versões sobre os reais motivos da extinção do basquetebol e ninguém as desmente.
Foi feito um comunicado a explicar os motivos, a partir daí o resto que se diga até pode ser verdade mas o clube não o vai admitir.

Em relação ao centro de estágio a parte interessada em desmentir o rumor seria a Câmara de Gaia.

SOUPORTO

Novato
No google Maps dá para ver por dentro o CD Portogaia. está realmente expectacular. Não tinha ideia que era tão grande.