1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Debate] Compra da SAD por algum magnata

Tópico em 'Tribunal' iniciado por Manu a 13 Mar 2019.

?

Seriam a favor da compra da SAD por algum magnata?

1. Sim

42,3%
  2. Nao

57,7%
  1. Manu

Manu Portista Divino

Registo:
    19 Jul 2011
    Gostos Recebidos:
    2.119
    Uma pergunta: Seriam a favor ou contra a acquisiçao da maioria da SAD por algum magnata (e.g um Cheikh)?

Segundo consta, o Cheikh que comprou o Manchester City, andou de olho no nosso clube antes do comprar os sky blues(dixit PDC).

Para ajudar ao debate, vou lançar uma lista de pros e cons.

:arrow: Pros:
    1) Capacidade para guardar os nossos melhores jogadores
    2) Capacidade para recrutar algumas perolas
    3) Mais facilidades em ser campeoes no Tugao
    4) Maior visibilidade e reconhecimento no estrangeiro
    5) Resolver os nossos problemas de cash.

:arrow: Cons
    1) Possivel perda de identidade do clube
    2) Sentimento de "ter vendido a alma ao diabo"
    3) Insituiçao mais distante dos socios (ou adeptos na sua globalidade)
    4) Bilhetes mais caros (é o que se vê no PSG p.e)
    5) Aparecimento de "novos adeptos" que nao sabem o que é o "ser Porto"

nb: Nao meti em pros ou contras algum aspecto relacionado com a formaçao.
    Isto porque nao sei ao certo qual seria a politica sobre a formaçao.
    Mais dinheiro permitiria de captar o best of the best do viveiro português (e outros paises), no entanto poderia ser mais dificil os jovens afirmarem-se na equipa.
    Pode ser um pro e/ou um con.

Eu sei que é um cenario muito improvavel, isto porque portugal tem pouco mercado, pouca visibilidade e nao tem um sistema fiscal propicio.
    Mas quem sabe, imaginem que o vencedor da champions 18/19 seja o Fc Porto ..

Qual seria a vossa posiçao sobre isso?

Adicionei uma poll, mas estou à espera de argumentaçao :mrgreen:

Malés gosta disto.
  2. respectivo

respectivo Portista Divino

Registo:
    5 Abr 2016
    Gostos Recebidos:
    6.238
    Nos argumentos contra, tu nomeias 5, em que 4 são o mesmo.

Isto não se pode decidir com uma simples lista de prós e contras. Cada caso é um caso. Há projectos e projectos. Há projectos como o Dínamo de Kiev em 2004, por exemplo, e há projectos como o do City, onde o sucesso é claro.

3. Manu

Manu Portista Divino

Registo:
    19 Jul 2011
    Gostos Recebidos:
    2.119
    apagar

4. Manu

Manu Portista Divino

Registo:
    19 Jul 2011
    Gostos Recebidos:
    2.119
    Sim, evidentemente a lista de pros e cons é para lançar o debate (e nao é nada exaustiva).
    O que proucuro é saber a opiniao de cada um sobre a questao.

Sim, concordo, o City é um sucesso e os adeptos devem estar maravilhados.

Mas por exemplo, tens o caso do PSG, onde ha sucesso desportivo, mas o clube mudou radicalmente:
    Tornou-se num clube de marchendasing, que pratica preços muito grandes nos bilhetes e afastou os seus adeptos de sempre.
    Até o simbolo mudaram !

5. respectivo

Registo:
    5 Abr 2016
    Gostos Recebidos:
    6.238
    O City também mudou o emblema. Muito mais radicalmente.

Por acaso não acho que o caso do PSG não seja outro caso de sucesso. Ainda em Fevereiro estive em Paris, e eles parecem bastantes satisfeitos com o clube ( ainda não tinham perdido com o United ) nota-se uma grande febre pelo PSG, como nunca havia notado antes. É natural que não agrade a todos, mas isso é assim em todo o lado, em qualquer acto de gestão.

Dito isto, depende de muita coisa, mas em circunstâncias normais, eu não estaria interessado num investimento desse gênero. Não com esses contornos made in PSG, City, Chelsea, Monaco, etc. Estaria aberto a uma parceria, como o Barça tem com a Qatar, ou o Real com a Emirates. No fundo uma parceria como o Benfica tem com a Emirates, mas com valores que valham realmente a pena

6. FCPorto28

FCPorto28 Portista Divino

Registo:
    29 Abr 2014
    Gostos Recebidos:
    1.865
    Nunca na vida, prefiro pobre e honrado do que ser um clube sem identidade e ser o clube da moda cheio de adeptos de plástico.

Chelski, Man. $hitty e P$G tornaram-se clubes desprezíveis, sem qualquer identidade, máximo respeito pelo Athletic Bilbao, podem não ganhar nada mas mantêm-se fieis a si mesmos.

Cresci a admirar a identidade de vários clubes estrangeiros, para além do meu próprio Porto, nunca fui fã do Man. Utd. mas aquele United de Ferguson, Giggs, Scholes, Neville, Keane etc era especial, como esses também houveram outros, agora olha-se para o City e por muito bem que joguem não me identifico com aquilo, parece um save de um FM qualquer, não quero isso no meu clube, não quero que nos vendemos.

24hdragao gosta disto.
  7. FCPorto28

Registo:
    29 Abr 2014
    Gostos Recebidos:
    1.865
    O City mudou o símbolo mas foi para um idêntico com o que já tinham tido no passado.

8. 24hdragao

24hdragao Portista Divino

Registo:
    14 Abr 2016
    Gostos Recebidos:
    4.242
    Eu como principio sou contra tudo que tire a identidade ao FCPorto, adoro a expressão somosporto, adoro que me chamem tripeiro, andrade e regionalista e adoro a forma especial de estar na vida e no desporto do nosso FCP, adoro que sejamos completamente diferentes de tudo e todos, adoro este FCP.

Por outro lado gostava de não andar sempre com a corda na garganta no que respeita ao guito e gostava muito de poder manter e apostar em jogadores da nossa formação e não ter que vender um jogador logo que este chame a atenção de um qualquer clube mesmo que não seja um tubarão.

Mas como a nossa identidade vale mais que todo o dinheiro que possam investir no clube, continuaria como até aqui, com maior ou menor dificuldade, mas temido e respeitado por todos. Ps: Todos com exceção da corja existente neste paiseco de ignorantes e corruptos..

9. FCPorto28

Registo:
    29 Abr 2014
    Gostos Recebidos:
    1.865
    Bom tópico apesar de discordar com a ideia de vender o clube a um magnata, btw.

10. Manu

Manu Portista Divino

Registo:
    19 Jul 2011
    Gostos Recebidos:
    2.119
    Sobre a mudança de logo do PSG, fica aqui um pouco de contexto:

O PSG nao foi criado em Paris, historicamente é o clube da cidade de Saint-Germain-en-Laye (um burgo rico situado a 30mn de Paris).

O PSG resulta da fusao em 1970 entre o Saint-Germanois FC (fundado em 1904) e o Paris FC (criado e detido por um fundo d'investimento).
    Ha uma controversia sobre a data de fundaçao do clube. 1904 ou 1970.

Basicamente, o clube mudou de logo ha dois anos, renegando completamente o passado:
    Retiraram a data "1970" e os elementos relativos à cidade de Saint-Germain.

Ou seja é como se tirassem do nosso logo as referencias à cidade do Porto.
    ------------------------------

Sobre um eventual modelo de gestao, gostei muito do que fizeram no Monaco durante algum tempo: Que culminou com meias finais de champions e um titulo de campeao contra o poderoso PSG.
    -> Contraram jovens perolas por preços razoaveis e potenciaram os talentos que tinham a disposiçao.

#10 Manu, 13 Mar 2019
    Última edição: 13 Mar 2019
    Malés gosta disto.
  11. DLX17

DLX17 DLX17

Registo:
    1 Ago 2012
    Gostos Recebidos:
    8.527
    O Porto é nosso.

12. Mr. Robot

Mr. Robot Portista Divino

Registo:
    29 Out 2016
    Gostos Recebidos:
    3.515
    Se isso significar a salvação financeira e a continuidade da entidade FC Porto. Pior do que os mamões que têm delapidado as contas do clube não deve fazer.

Quanto à questão da "identidade": prefiro ser um City - sem o "somos Porto" e balelas do género mas com grandes jogadores e grandes espectáculos - do que um clube sempre com a corda na garganta e a pescar jogadores medíocres e sem nível para o nosso historial. A identidade FC Porto nunca irá morrer porque essa são os adeptos e os sócios.

Quando se diz que o Porto é "nosso" convém colocar as aspas no devido lugar. O Porto é dos mamões da SAD e sus muchachos neste momento.

#12 Mr. Robot, 13 Mar 2019
    Última edição: 13 Mar 2019
  13. Vudu

Vudu Administrador
    Membro do Staff

Registo:
    27 Jul 2014
    Gostos Recebidos:
    2.090
    é basicamente isto que eu penso.

14. Manu

Manu Portista Divino

Registo:
    19 Jul 2011
    Gostos Recebidos:
    2.119
    Por ter lançado o debate, nao quis dar a minha opiniao logo de inicio.
    Mas acho que o teu post é o perfeito resumo do meu pensamento.

15. 24hdragao

Registo:
    14 Abr 2016
    Gostos Recebidos:
    4.242
    Imo é precisamente esta mentalidade que pode acabar com a nossa identidade.

Não há mamão nenhum que "tome" o clube enquanto os verdadeiros adeptos não "deixarem", o Futebol Clube do Porto é muito mais do que aquilo que estás a insinuar, e tal como dizes o "nosso" deve estar entre aspas, porque há quem goste de ver o clube a ganhar e há quem goste de ganhar com o clube.

Para mim a não ser que seja uma questão de "salvar" o clube, tudo e todos que queiram vir fazer do FCP um clube como os outros pode ficar longe, até me custa perceber quem quer fazer do FCP um PSG o MC desta vida só porque podem comprar e tem mais possibilidade de ganhar. Sou Portista há mais de 40 anos e com mais ou menos dificuldade sempre me considerei e continuo a considerar um grande vencedor e não troco esta nossa identidade por nada deste mundo.

A democracia é isto mesmo, cada um dá valor aquilo que mais o faz sentir-se unico e especial, no meu caso:

Visto de Azul e Branco,
    Desde o dia em que nasci,
    Quando entras em campo,
    Eu dou a vida por ti!
    Porto és a minha vida,
    Quero te ver a vencer,
    Estou sempre a teu lado,
    A ganhar ou a perder!

oblik gosta disto.
  16. Mr. Robot

Registo:
    29 Out 2016
    Gostos Recebidos:
    3.515
    Eu comecei por dizer "se isso significar a salvação financeira do clube...". Logo, aqui estamos de acordo. E se essa situação algum dia se verificar, de virmos a precisar de salvação financeira, porque não um grande investidor salvar o clube?

Também sou portista há mais de 40 anos e não vejo como é que a "identidade" do clube mudaria se, eventualmente, fossemos salvos financeiramente estilo City. O City é um clube perdedor? É isso? O que é que mudaria em termos de identidade? O que é a identidade do nosso clube? Por haver estabilidade financeira e mais capacidade de irmos buscar melhores jogadores que a trampa que tem entrado no nosso clube faria dele um clube perdedor? Porque a intenção, certamente, seria torná-lo ainda mais vencedor do que aquilo que já é. E, pela lógica, melhores jogadores mais probabilidade de ser campeão.
    Sim o PSG e o City ainda não foram campeões europeus. Ainda. Mas vencem títulos nacionais e Taças e dão espectaculo porque têm melhores jogadores. No fundo, é isso que mais interessa. Bons espectáculos, vitórias e títulos. Que é o nosso ADN. E com mais dinheiro melhores probabilidades disso acontecer. Claro, tem que haver nessa hipotética estrutura alguém que perceba de futebol.

E isto:

"Visto de Azul e Branco,
    Desde o dia em que nasci,
    Quando entras em campo,
    Eu dou a vida por ti!
    Porto és a minha vida,
    Quero te ver a vencer,
    Estou sempre a teu lado,
    A ganhar ou a perder!"

todos nós sentimos seja com ou sem dinheiro a entrar no clube. Eu prefiro que haja dinheiro.

Mas isto é só a minha humilde opinião.

17. 24hdragao

Registo:
    14 Abr 2016
    Gostos Recebidos:
    4.242
    Julgo que tens uma maneira facil de gostares ainda mais de futebol, torna-te adepto de um desses clubes, mais tarde ou mais cedo eles vão ganhar, afinal isso é o mais importante do desporto e isso da identidade são só mesmos balelas.

A tua opinião não é uma humilde opinião, é uma opinião e ponto. Não pretendo impor-te a minha e custa-me um pouco a perceber a tua, mas lá está são opiniões, se bem fundamentadas são todas válidas, os fundamentos é que dependem da visão que cada um tem sobre determinada realidade e confesso, eu sou completamente intransigente nesta forma de ver o clube, sempre nos vi como um clube diferente, e isso orgulha-me tanto ou mais como os titulos que com frequencia ganhamos, nós clube sediado na cidade do Porto "sustentado" e amado por portistas simbolo de luta e resistencia que por sermos muito melhores que os outros continuamos a ganhar muito mais e a ser muito mais reconhecidos pelo trabalho que desempenhamos quase sempre contra tudo e contra todos.

Isto é ser PORTO.

18. Prometheus

Prometheus from Porto with Love

Registo:
    19 Ago 2011
    Gostos Recebidos:
    766
    Não. Nunca.

oblik gosta disto.
  19. respectivo

Registo:
    5 Abr 2016
    Gostos Recebidos:
    6.238
    Juro que não esperava levar uma lição de portismo por parte de alguém que anda sempre na crista da onda como o Mr. Robot... Aliás, se me perguntassem, seria muito provavelmente a última pessoa daqui, que eu escolheria para tal.

Não estou a dizer que ele não é portista, ou que eu sou mais que ele ou o que quer que seja. Cada um vive o clube á sua maneira. Mas da maneira como eu vejo o FC Porto, não se enquadra em nada nas participações no fórum por parte do Mr. Robot. Mais uma vez, não é uma critica, eu é que não vejo o clube com os mesmos olhos que ele, avaliando pelas suas participações aqui

Como eu digo sempre nestas coisas. Ser Porto é muito mais do que ser adepto do FC Porto. Ser Porto é um modo de vida. Que diabo, na minha opinião, tu até podes ser Porto, e nem sequer ser portista, como já demonstraram imensos atletas que por aqui passaram

20. Mr. Robot

Registo:
    29 Out 2016
    Gostos Recebidos:
    3.515
    Caro @24hdragao tu achas que não há adeptos do City e do PSG que amem tanto os respectivos clubes como eu e tu amamos o FC Porto?
    Muitos deles também dizem "Isto é ser do City" ou isto é ser "Paris" ou ago semelhante. Eles têm a sua própria identidade mesmo sendo milionários. Olha o Real Madrid e o Barcelona: milionários e mesmo assim com a sua história e identidade.

Todos os adeptos dos seus clubes acham que o seu clube é um clube "diferente". Por isso os amam tanto. Somos todos diferentes uns dos outros e os clubes também. Mas todos os clubes grandes da Europa têm a sua história e a sua cidade e são sustentados e amados por adeptos tal como nós.

Sim, somos um clube vencedor, melhor do que muitos mas isso tem que mudar só porque, em caso de calamidade financeira, precisamos de ajuda de um milionário? Não percebo esse argumento. Preferias então deixar acabar o clube? Ou andar pelas ruas da amargura anos e anos a fio sem vencer?

ruifmoreira gosta disto.

Partilhar esta página