1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Debate] Compra da SAD por algum magnata

Tópico em 'Tribunal' iniciado por Manu a 13 Mar 2019.

?

Seriam a favor da compra da SAD por algum magnata?

1. Sim

42,3%
  2. Nao

57,7%
  1. 24hdragao

24hdragao Portista Divino

Registo:
    14 Abr 2016
    Gostos Recebidos:
    4.242
    Em cima já respondi a isto.

Quanto à identidade do clube e ao facto de sermos um clube diferente, não vou mais tentar explicar este sentimento, quem sabe do que falo não precisa dessa explicação, quem não sabe provavelmente nunca saberá.

2. Mr. Robot

Mr. Robot Portista Divino

Registo:
    29 Out 2016
    Gostos Recebidos:
    3.515
    @24hdragao o sentimento de que falas de sermos um clube diferente, repito, todos os adeptos o sentem nos seus clubes. Eu sinto isso, tu sentes isso, um adepto do City sente isso, e por aí fora. Não serve de argumento à questão deste tópico.
    Repito a pergunta e se quiseres argumentar à séria argumentas senão fico-me por aqui: se tivéssemos à beira de acabar por falta de liquidez financeira e viesse um magnata salvar o clube achavas que, por causa disso, deixaríamos de ser um "clube diferente" e, portanto, preferias deixar o clube "morrer à fome"?
    Não vale dizer "somos Porto" e "somos um clube diferente" e essas coisas de adepto fervoroso que temos dentro de cada um de nós. ;-)

PerfectOne e ruifmoreira gostam disto.
  3. mikec

mikec Portista Divino

Registo:
    12 Set 2012
    Gostos Recebidos:
    798
    Esta questão tem muito que se lhe diga. Quanto à questão da perda de identidade. Eu não faço ideia se esses clubes perderam a identidade que antes tinham, mas temos, por exemplo, o caso do Cardiff City que em 2012 mudou a côr do clube de azul para... vermelho (entretanto voltaram a repor). Se viesse agora um magnata qualquer comprar a SAD e decidisse uma coisa destas, meu deus... Era o descalabro!

FCPorto28 gosta disto.
  4. Mr. Robot

Registo:
    29 Out 2016
    Gostos Recebidos:
    3.515
    Eu só apoio a ideia em caso de descalabro financeiro e de manter toda a identidade histórica do clube, símbolo azul incluído! LOL...mal seria...

5. 24hdragao

24hdragao Portista Divino

Registo:
    14 Abr 2016
    Gostos Recebidos:
    4.242
    Por mim fica assim, não estou aqui para tentar convencer ninguem de nada, cada um é Portista à sua maneira, há coisas que não te vou conseguir explicar assim como há coisas que não me vais conseguir explicar a mim, o melhor é mesmo ficarmos por aqui.

6. mikec

mikec Portista Divino

Registo:
    12 Set 2012
    Gostos Recebidos:
    798
    Sim, claro! Eu percebo a ideia, e deste vários exemplos de clubes que não perderam a usa identidade. No entanto, é uma coisa que é preciso ter muito cuidado, porque estes artistas não têm qualquer ligação emocional ao clube e à sua cultura. Eles podem olhar para o clube como um negócio, quando para nós, é tudo menos isso.

E mesmo imaginando que vinha agora um magnata e comprava a SAD, e o Porto tornava-se muito mais forte, mantendo tudo o resto, eu teria muitas dificuldades em aceitar, porque custa-me crescer de forma artificial.

7. Mr. Robot

Registo:
    29 Out 2016
    Gostos Recebidos:
    3.515
    Se fosse tudo feito sem artifícios, sem artimanhas, como dizes, não seria crescer artificialmente, seria um investimento de alguém que quer fazer negócio, sim, mas também vencer. Nós não recebemos receitas das operadoras? Isso não é crescer naturalmente, fazer o negócio? Ou não?
    Crescer artificialmente é o quê então? Uma injecção de dinheiro acima do normal? O que a Altice nos dá em troca das transmissões não é crescer artificialmente então?

A SAD do FC Porto não vive do negócio? O Alexandre Pinto da Costa não desvia guito do clube para as off-shores? Isso acontece hoje, agora, e ninguém se queixa. Batem no Peito e somos Porto e siga. Se preferem ter um filho do Presidente a sacar guito ao clube, afundando-o, a ter um magnata sério a investir dinheiro num clube histórico como o nosso já não percebo nada.

Bem, mas isto dava para uma conversa longa e eu não digo que não fosse convencido do contrário, atenção, se houvesse tempo para isso.

ruifmoreira gosta disto.
  8. mikec

mikec Portista Divino

Registo:
    12 Set 2012
    Gostos Recebidos:
    798
    Não me parece, porque esses negócios foram feitos com base no valor que a marca FC Porto tem. Se chegasse algum investidor e dissesse "todos os anos há 150M para transferências. E não interessa se há prejuízo, porque eu cubro isso". É uma forma um bocado simplista de ver as coisas, mas neste caso, o clube crescia, mas não crescia pelo aquilo que foi. Cresceu porque chegou uma pessoa disposta a apostar no clube. O PSG há 10 anos não era nada, com todo o respeito pelo clube. E num espaço de 5 anos, será o clube mais titulado em França, quando antes de 2012/13 só tinha 2 campeonatos. Eu olho para o PSG como um clube artificial, que é o que é hoje não por mérito próprio, mas porque houve alguém que decidiu jogar FM na vida real. Eles em dois anos seguidos fizeram as 2 transferências mais caras na história do futebol... Certamente que não são todas as vitórias em França que dão este dinheiro, porque eles são arrumados constantemente da Champions nos oitavos/quartos.

9. Portus Vintage

Portus Vintage Portista Lenda

Registo:
    5 Jun 2016
    Gostos Recebidos:
    488
    Nao diria jamais mas teria de estar num estado catastrófico para eu aceitar que o clube fosse vendido a um qualquer magnata cheio de dinheiro e vira se uma lavandaria, para mim ser portista nao é apenas ser de um clube de futebol, para mim o F.C.Porto representa muito mais num País completamente desigual e que muitas vezes no passado e ainda no presente é a única voz dissonante e que continua a lutar por uma descentralizaçao fetiva que tarda a chegar, eunao sou apenas de um clube mas sim do que ele representa e o que defende no País, o F.C.Porto nao é para mim apenas um clube de futebol, é a resistência, é a resiliência, é no fundo o contra poder e o último bastiao livre de um País subserviente e completamente desigual.
    Nada contra a quem vendia o clube mas eu " jamais".

24hdragao, oblik e FCPorto28 gostam disto.
  10. ruifmoreira

ruifmoreira Portista Titular

Registo:
    23 Nov 2013
    Gostos Recebidos:
    225
    Honestamente dependia da situação do clube, veremos como será o pós Pinto da Costa.
    Apesar de se falar mais do PSG/City/Chelsea, todos os grandes clubes Ingleses têm magnatas por detrás, principalmente Americanos.
    A história já ninguém nos tira, coisa que esses 3 não tinham.

11. M@NU

M@NU Portista Titular

Registo:
    12 Abr 2016
    Gostos Recebidos:
    306
    concordo a 100%:handclap:

12. Lisa Simpson

Lisa Simpson Doente

Registo:
    19 Jul 2011
    Gostos Recebidos:
    9.134
    À partida e em teoria digo logo que não, porque PSG e City são clubes falsos, de plástico. São o que são apenas e só pelo dinheiro aos montes que foi atirado para cima deles. Mas nem assim ganham o que já temos e duplicado no museu.

Há clubes que têm uma aura especial e acho que somos um deles. Somos a representação de um sentimento muito próprio que envolve até às entranhas quem por aqui passa - a esmagadora maioria. Nenhum clube fora das grandes ligas tem o nosso palmarés e pegada europeia - e isso nunca se fez à custa de dinheiro. Pelo contrário.

Mas depois penso no falecido dono do Leicester. O senhor percebeu muito bem o que era o clube e os seus adeptos, respeitou isso ao máximo, nunca cometeu loucuras - tirando o maldito helicóptero. Limitou-se a dar estabilidade ao Leicester que continua a ser aquilo que sempre foi, mas que pelo meio escreveu uma das historias mais épicas do futebol, qual good karma, à custa de muito trabalho e humildade, sem vedetas. Terá sempre muito mais mérito e valor do que uma possível Champions do PsG ou City.

Um gajo assim eu recebia de braços abertos. Ter um bocadinho mais que nos ajudasse a dar aquele salto que nos falta, sem fazer de nós aquilo que não somos. Algo à volta da filosofia dos últimos anos do Mónaco: uma academia de qualidade e olho nos jogadores que estão a despertar. Sem loucuras.
    Não muito diferente do que nós (tentamos) fazer, mas, lá está, num nível um pouco mais acima. Conseguir chegar aos jogadores que nos escapam por pouco. Os Bissoumas, os Ntcham...

A discrepância entre os tubarões e os outros todos é cada vez maior, a luta é completamente desigual. Ter uma ajuda não nos faria mal.

Mas exemplos destes são raros.

FCPorto28, NERU, Vudu e 2 outros gostam disto.
  13. Prometheus

Prometheus from Porto with Love

Registo:
    19 Ago 2011
    Gostos Recebidos:
    766
    Se esse dia chegar, por favor mudem o nome do clube.

Partilhar esta página