Jogadores apontados ao FC Porto

mikec

Portista Divino
A época do Varela de 2010 com o Villas Boas foi melhor, a léguas, que qualquer uma do Brahimi. Dão jogadores muito diferentes, o Varela não tem tanta qualidade técnica e era muito inconsistente, mas tinha mais golo e era MT mais forte. O Varela dessa época bate aos pontos o Brahimi. Nem hesitava em escolher o Varela de 2010, que ganhou a L. Europa
O Varela, naquele que até pode ser considerado a melhor equipa do Porto de sempre, fez 13 golos e 6 assistências, e essa foi a melhor época dele no clube. O Brahimi na primeira época cá fez 13 golos e 10 assistências. Na segunda fez 9 golos e 10 assistências. Na terceira (onde jogou consideravelmente menos porque o NES teve a brilhante ideia de o pôr no banco e depois, para a surpresa das surpresas, quando o pôs, coincidiu com o melhor Porto dessa época) fez 7 golos e 4 assistências, e essa equipa nem tinha uma média de 2 golos por jogo, o que é absolutamente risível. Na quarta época fez 12 golos e 10 assistências. Na quinta época fez 13 golos e 9 assistências. Sei que isto é apenas uma análise com números, mas em qualquer época do Brahimi (tirando a terceira), ele tem um maior número de jogadas para golo que o Varela, seja através do golo, seja através de uma assistência. O Brahimi durante todo o seu período no clube deu-nos de forma consistente 10 golos e 10 assistências por época. Sabem o quão difícil é isto? O Varela nunca o fez. O Quaresma fê-lo por uma vez. O James fê-lo duas vezes. E o Hulk... Bem, o Hulk é o Hulk, por alguma razão cabe perfeitamente num hipotético melhor 11 de sempre do clube. É que não é qualquer jogador que tem a capacidade de fazer isto. Por alguma razão o presidente do Catalonia FC mandou o Oliver Tsubasa para a equipa B e prometeu-lhe o lugar na equipa A se ele conseguisse marcar 10 golos e 10 assistências numa época e toda a gente achou impossível.

E o Brahimi fez isto duas vezes, e só não fez nem a terceira nem a quarta vez porque falhou por um golo e por uma assistência. E é preciso ter em conta que o Brahimi teve a infelicidade (e todos nós) de apanhar o clube num dos períodos mais conturbados internamente, e sempre conseguiu ter um rendimento constante. Eu tenho a certeza absoluta que se o Brahimi tivesse apanhado aquela equipa de 2010/11, ou então a de 2012/13 que ele teria tido um rendimento ainda maior. Punha as mãos no fogo nisso. Infelizmente, teve que lidar com 5 treinadores durante esse tempo, e grande parte não era lá grande coisa.

Eu não estou a querer dizer que o Brahimi está ao nível do Hulk ou do Quaresma, porque esses (especialmente o primeiro) foram os jogadores mais influentes da equipa durante todo o seu período por cá. Mas épa, a forma como falam do Brahimi como se qualquer borra botas que viesse aí conseguisse preencher o lugar dele... Deus queira que sim, porque era sinal que vinha aí alguém ainda melhor, mas destratam-no de uma forma que é claramente injusta.
 

mikec

Portista Divino
Para mim o Brahimi nunca seria extremo. Aquando da sua chegada defendi que deveria ser MOC, um 10. Não é rápido, não cruza bem. É um jogador com uma técnica impressionante, mas não a sabe aproveitar. Todos os anos tem enormes quebras físicas e de rendimento. Físicamente é frágil e nota-se nos grandes jogos. Viu-se contra o Liverpool que estava sempre a voar. As estatísticas dão para todo o lado. Por minha vontade já tinha saído há muito. Todos os extremos de qualidade que referires saíram por muitos milhões para colossos. O brahimi vai a custo 0 e ainda ninguém lhe pegou. Perde imensas bolas, é egoísta e a maior parte das vezes inconsequente, mas pior de tudo, empanca o ataque todo. Não há circulação rápida com brahimi, nem tão pouco profundidade ou velocidade do lado dele. Puxar para o meio e fazer rotundas fazem a equipa perder tempo a maior parte das vezes. É um bom jogador, mas tem demasiadas lacunas no seu jogo.
O Brahimi sempre funcionou mais como avançado interior do que como extremo. Eu apenas digo extremo porque é esse o lugar em campo que ele ocupa mais, apesar das posições hoje em dia pouco significarem. Não cruza bem ou o não lhe pedem para cruzar? Também é preciso não esquecer que ele tem sempre que fletir para o meio porque ele não é canhoto, sempre jogou do lado esquerdo. Em relação a não saber utilizar a técnica. Não sabe porquê? Porque volta e meia se rodeia de 2 ou 3 adversários? Eu não escondo que ele sofre muitas vezes disso, mas eu já disse antes que não tenho problema com isso, porque em grande parte das vezes ele sai em vantagem. Em relação ao físico, também foste logo pegar num belo exemplo... Contra uma equipa inglesa, que jogador é que não pareceria fraco fisicamente? Olha, eu lembro-me do Portugal vs Islândia no Euro 2016 onde o Danilo jogou de início. Se fosse a analisar por esse jogo também diria que ele é fraco fisicamente, porque não ganhou uma única bola. Olha, jogou tão bem que a seguir foi logo para o banco. Todos os extremos de qualidade saem por milhões para colossos. Mas tu tens acompanhado o Porto nos últimos 5 anos? O Porto tem sido uma miséria época atrás de época até ter vindo o Sérgio salvar isto! E como me parece óbvio, o clube só consegue vender se fizer boa figura na Europa e internamente, coisa que não tem conseguido.


Eu terei bastantes saudades de momentos destes. E terei saudades de ver o Brahimi numa cabine telefónica e a fazer uma cabaça de 3 gajos. Percebo que posso levar muitos adeptos à loucura, mas a mim dava-me um gozo do caraças ver o Brahimi jogar, mesmo não sendo tão influente como outros jogadores que tivemos no passado.
 

joaoloureiro

Portista Divino
O grande problema é que continuamos a olhar para certos jogadores como alvos prioritários, e depois quando os negócios não se dao, as 2° opções já foram há vida porque foram contratados por outros clubes!

Falou-se em Pavón (ainda vai acabar no Sporting) falou-se no Luis Díaz (vai para o Zenit) e depois os que sobram são os Tabatas etc...
 

Mateus Invicta

Competência, Paixão, Ambição e Rigor
Ainda Nakajima pode no escapar para o Monaco...

Accredito muito que o Nakajima se pode tornar o nosso melhor jogador !

Para mim era o jogar a 10 no meio para començar a Liga;

Danilo - Sergio Oliveira - Nakajima (à 10 no meio)
 

PanterA

Portista Divino
20M€ por 60% do seu passe é um risco tremendo. Fora aquilo que se deve pagar pela transferência em si, e aquilo que ele vai ganhar.
Também não podia haver milagres tendo em conta que saiu nem há 6 meses daqui por 35M€. Curioso ver como o negocio desenvolve, e ver se é partir daqui o Porto atina com as compras. Salvo erro para a semana já começa a nossa pré-época oficialmente.
 

sp

Portista Divino
Só acredito quando vir. 20M por 60% é naquela, tendo em conta que está mais valorizado do que nunca e os gajos o compraram por 35M.
 

Fcporto90

Portista Lenda
Está geração da Roménia sub 21 é muito boa.. Puskas, Denis Man, Hagi e Florinel Coman.. Estão a ganhar a alemanha que praticamente só tem jogadores com 23 anos..
 

Kuroo

Equality
Membro do Staff
Adorava o Shoya no Portimonense, e estou com o Manu, se ele vier era menino para comprar camisola dele. Mas o negócio parece complicado.

Sobre a discussão nas últimas páginas, eu gosto muito do Varela, mesmo nas épocas menos inspiradas, sempre foi dos meus jogadores favoritos. Combinar velocidade, faro de golo e ainda assim ter uma disponibilidade defensiva brutal para um extremo é fantástico. Se me perguntam se gosto mais do Silvestre ou do Yacine, direi sempre o Varela. Mas concordo com o Mikec em como o Brahimi é melhor jogador. O Varela era normalmente a terceira opção (atrás do Hulk e do Falcao ou James), o Brahimi foi desde a saída do Jackson o único jogador ofensivo do Porto capaz de decidir um jogo num rasgo individual (até ao Corona acordar este ano ou o Hernâni depois dos 85'). Tem uma técnica brutal e ao contrário do que muita gente insiste, foi ao longo dos anos aprendendo a ser um jogador muito mais colectivo. Claro que nem sempre lhe sai bem, mas também é preciso comparar as equipas/treinadores montados à volta de cada um.
 

Edgar Siska

Dark Lord
Membro do Staff
O mundo real não tem desenvolvimentos dos mesmos assuntos todos os dias. E estes programas diários, várias vezes a venderem uma discussão diária, a justificarem avenças e ordenados chorudos pra tipos inuteis e a terem de encher a programação são uma doença.
É ridículo.
Só num país atrasado.
 

mikec

Portista Divino
O mundo real não tem desenvolvimentos dos mesmos assuntos todos os dias. E estes programas diários, várias vezes a venderem uma discussão diária, a justificarem avenças e ordenados chorudos pra tipos inuteis e a terem de encher a programação são uma doença.
É ridículo.
Só num país atrasado.
Segues a NBA? Se não seguires, recomendo-te que dês um salto a alguns dos programas diários que há lá nos States. Aquilo é que é discutir o "nada".
 

Kuroo

Equality
Membro do Staff
Segues a NBA? Se não seguires, recomendo-te que dês um salto a alguns dos programas diários que há lá nos States. Aquilo é que é discutir o "nada".

Mas lá até tens "jornalistas" que são basicamente pagos apenas por terem a sua piada e para serem do contra. Tipo, o que o Skip Bayless ou o Stephen A. Smith dizem tem pouco de interesse no que toca a análise, o pessoal vê porque acham piada (e eu admito que acho piada ao Stephen A.).

Cá o Brás parece que está a fazer isso, mas sem o carisma e sem a "self-awareness".
 

Edgar Siska

Dark Lord
Membro do Staff
Segues a NBA? Se não seguires, recomendo-te que dês um salto a alguns dos programas diários que há lá nos States. Aquilo é que é discutir o "nada".
States podem não ser um país atrasado mas não deixam de ter muita gente atrasada. Numa quantidade industrial.

É do meu feitio. Não sou tipo de discutir longamente trivialidades ou de encher chouriços.
Acho que tudo é quantificável de uma forma razoável.
Todos os dias várias vezes ao dia....lá se vão os limites do razoável. E ainda se fosse para ouvir gente que realmente entende do fenómeno. Não. São uns pseudo especialistas, alguns nunca os vi mais gordos a falar de futebol antes desta "injecção" de mercados e rumores e boatos e mexericos.
 
Top