Jogos do FC Porto na Liga de Juniores B 2017/18

Correia17

Apostem na formação... c4r4lh0!!!
Para se ter a noção da fraca qualidade da nossa equipa sub-16, Padroense.
Hoje, o Leixões, concorrente directo na luta pela manutenção, ganhou em Coimbra à Academica-SF por 5-0. O Padroense (geração 2002 do FC Porto), no passado mês, em casa, viu-se à rasca para ganhar esta equipa de Coimbra por 2-1.
Esperemos que a base da equipa Sub-17 do FC Porto, no próximo ano, seja formada pela geração 2003, actuais Sub-15.

MISTICAPORTISTA

Portista Divino
@Correia17

Cheguei a pensar num cenario muito negro para a nossa equipa de sub 16 mas pelos vistos conseguiu estabilizar e alguns jogadores conseguiram evoluir junto com varias aquisições.
Na baliza o g-r que veio do SCP deu consistencia apesar de n ser nenhum prodigio.Deixamos de sofrer frangos
Na defesa foi uma atentica operaçao plastica com jogadores a chegarem de varios sitios(Guimaraes, RIo Ave e Feirense)
O meio campo tem sido o lugar mais problematico Meireles e Rosete tem sido consistentes mas o filho do Folha oscila mto e o Francisco Carneiro tem tido uma epoca pessima.
Nenhuma das outras opções tem qualidade
Na frente o João Pinto tem dado conta do recado e os reforços Biai e o filho do SC tb tem dado boas indicações
A lamentar apenas o ocaso do Mauro.
Como opções o Rui Bravo tem contribuido pouco e parece limitado, o Gustavo ta a passar ao lado da epoca e o Miudo que veio da Oliveirense n se tem passado nada.
O Diogo Carreira nem opção é.

Calculo que passem para os sub 17 uns 10 o que é mto pouco para o que é costume mas mesmo assim muito melhor do que esperariamos

joaoloureiro

Portista Divino
Nos poucos jogos que vi dos sub17 do Porto pareceu me que o Fábio Silva e o Gonçalo Borges (Este ultimo as vezes com um individualismos excessivo) tem muita qualidade e potencial!
Vocês que entendem e estão mais a par das camadas jovens que tem a dizer sobre estes 2 jogadores?

MISTICAPORTISTA

Portista Divino
Nos poucos jogos que vi dos sub17 do Porto pareceu me que o Fábio Silva e o Gonçalo Borges (Este ultimo as vezes com um individualismos excessivo) tem muita qualidade e potencial!
Vocês que entendem e estão mais a par das camadas jovens que tem a dizer sobre estes 2 jogadores?
O Fabio Silva é o menino prodigio das nossas escolinhas que a 2 anos saiu de cá para o SLB porque pagaram uma fortuna ao miudo e ao pai para ele ir lá para baixo.
Aparentemente o miudo estava infeliz com a vida em Lx e quis voltar cá para cima.O pai devolveu parte da guita ao SLB e o miudo voltou ao FCP onde voltou a ser um miudo feliz.

O Gonçalo Borges fez o trajecto inverso.Produto da escolas do SLB a passagem para os iniciados foi preterido por jogador fisicamente mais fortes como Jocú, Camará, Iuri Gomes, Umaro Embalo ou Jair Tavares.
Nós acreditamos no miudo e troux,emo lo.
O tempo que cá passou mostrou apenas fogachos até porque o miudo entrou em processo de crescimento.
Hoje com quase 180cm e um corpo de um velocista(pernas longilineas) o seu talento natural começa a emergir com facilidade.
Se quiser trabalhar e não se deslumbrar( o que duvido porque o facto de ter sido dispensado do SLB mexeu com ele) pode ser uma mina de ouro.
Prova que as vezes convem ter paciencia com os miudos na fase mais critica do crescimento.

Correia17

@Correia17

Cheguei a pensar num cenario muito negro para a nossa equipa de sub 16 mas pelos vistos conseguiu estabilizar e alguns jogadores conseguiram evoluir junto com varias aquisições.
Na baliza o g-r que veio do SCP deu consistencia apesar de n ser nenhum prodigio.Deixamos de sofrer frangos
Na defesa foi uma atentica operaçao plastica com jogadores a chegarem de varios sitios(Guimaraes, RIo Ave e Feirense)
O meio campo tem sido o lugar mais problematico Meireles e Rosete tem sido consistentes mas o filho do Folha oscila mto e o Francisco Carneiro tem tido uma epoca pessima.
Nenhuma das outras opções tem qualidade
Na frente o João Pinto tem dado conta do recado e os reforços Biai e o filho do SC tb tem dado boas indicações
A lamentar apenas o ocaso do Mauro.
Como opções o Rui Bravo tem contribuido pouco e parece limitado, o Gustavo ta a passar ao lado da epoca e o Miudo que veio da Oliveirense n se tem passado nada.
O Diogo Carreira nem opção é.

Calculo que passem para os sub 17 uns 10 o que é mto pouco para o que é costume mas mesmo assim muito melhor do que esperariamos

@MISTICAPORTISTA
Acredito que só cerca de uma dúzia de jogadores desta geração fará parte dos sub17 portista no próximo ano.
Nota: o G-R que veio do Sporting já é sub17.
Acredito que nos sub17 do próximo ano já estarão cerca de 7-8 jogadores dos sub15 deste ano + Tiago Ribeiro, Tomás Esteves e Rodrigo Pinheiro que já lá estão.
Nos sub16, a compensar esses jogadores que sobem directamente para os sub17, estarão os cerca de 6 jogadores sub15 este ano, que estão no plantel da Dragon Force.
Relativamente ao percurso dos jogadores dos sub16 este ano, acho que a defesa finalmente melhorou, também dado o número de reforços nessas posições, mas o meio-campo mostra muitas debilidades na construção de jogo e o ataque continua fraco. É uma equipa que marca muitos poucos golos... não conheci este Biai que surgiu agora. O Francisco Carneiro está constantemente lesionado... o filho do SC é bom jogador, mas nada de extraordinário. Continuo a achar que o Rui Bravo merecia mais oportunidades.
Em conclusão, muitos jogadores para serem despachados porque não são jogadores para o FC Porto.

Ao contrário da geração de 2001, que falhou nos sub15, mas evoluiu bastante na época passada, a geração de 2002, que já poucos jogadores de mais um ano de FC Porto tem, continua sem mostrar que podemos contar com eles no próximo ano nos sub17.

Outra situação: acho que chegou a altura de o FC Porto começar a apostar financeiramente na contratação de bons técnicos para as equipas de formação, tal como fez este ano com Tulipa nos sub15.
Falo de técnicos não das universidades, mas daqueles que sabem o que é ser jogador de futebol...

Correia17

@MISTICAPORTISTA
Tive a oportunidade de hoje ver o jogo do Padroense e já pouco resta dos sub-15 do FC Porto da época passada.
Mais uma cara nova, Miguel Verissimo, medio defensivo, com escola do Sporting CP.
Depois do Braima, aguarda se documentação de mais um guineense, o Julinho.
Este Braima, de uma forma mais genérica, faz-me lembrar um zairense que o FC Porto teve há uns anos atrás nos seniores, com pouco sucesso: Ettienne N' Tsunda. O Braima é muito rápido, parece uma gazela e tem bom toque de bola. Vamos lá ver se singra no FC Porto.

Relativamente ao resultado de hoje: vitória por 4-1. Parece que os sub-16 já não descem de divisão.

fcpzeppelin

Portista Divino
parece que finalmente temos um extremo em condições na nossa formação, não me lembro de ver algum extremo com o talento do gonçalo borges a aparecer cá. já o ano passado vinha do banco e parecia o jogador com mais qualidade da equipa, ultimamente então tem partido tudo. noutro dia destruiu completamente o rio ave, golos, assistências(uma de letra), dribles etc ainda hoje a sacar cabritos, cuecas, numa bola longa faz aquele dominio do neymar e dribla o adversário. muito talento mesmo, no 1x1 dá sempre cabo do adversário, não sei até que ponto não podia fazer uma perninha nos sub19 já o que lá há não é grande coisa e o desafio sempre era maior.

MISTICAPORTISTA

Portista Divino
@MISTICAPORTISTA
Tive a oportunidade de hoje ver o jogo do Padroense e já pouco resta dos sub-15 do FC Porto da época passada.
Mais uma cara nova, Miguel Verissimo, medio defensivo, com escola do Sporting CP.
Depois do Braima, aguarda se documentação de mais um guineense, o Julinho.
Este Braima, de uma forma mais genérica, faz-me lembrar um zairense que o FC Porto teve há uns anos atrás nos seniores, com pouco sucesso: Ettienne N' Tsunda. O Braima é muito rápido, parece uma gazela e tem bom toque de bola. Vamos lá ver se singra no FC Porto.

Relativamente ao resultado de hoje: vitória por 4-1. Parece que os sub-16 já não descem de divisão.
Por acaso reparei e a equipa levou uma operação plastica:
Na defesa só o Rosete resiste da equipa do ano passado.
No meio campo é onde há menos mexidas com o Bernardo Folha, Sergio Meireles e o Veiga( central nos sub 15 mas agora parece que vai solidificar se a trinco) na frente o Braima n conheço ainda n vi jogar, Mauro que sentiu um pouco o salto de escalao e o ponta de lança que eu aprecio o João Pinto.
Para o ano haverão mais entradas.
A geração de 2002 vai chegar a junior com um completo overhaul
Já agora que informações tens desse Julinho?
Espero que n seja um catanado para o resultadismo...

MISTICAPORTISTA

Portista Divino
parece que finalmente temos um extremo em condições na nossa formação, não me lembro de ver algum extremo com o talento do gonçalo borges a aparecer cá. já o ano passado vinha do banco e parecia o jogador com mais qualidade da equipa, ultimamente então tem partido tudo. noutro dia destruiu completamente o rio ave, golos, assistências(uma de letra), dribles etc ainda hoje a sacar cabritos, cuecas, numa bola longa faz aquele dominio do neymar e dribla o adversário. muito talento mesmo, no 1x1 dá sempre cabo do adversário, não sei até que ponto não podia fazer uma perninha nos sub19 já o que lá há não é grande coisa e o desafio sempre era maior.
Não seria má ideia mas os Juniores tem o Jorge Teixeira que ta a fazer uma excelente epoca e o proprio Matheus tem um potencial interessante.
Compreendo que ontem ao ver o jogo dos juniores e ver um jogador como João Mario que apesar de alguma velocidade tem poucos argumentos, se possa pensar em dar uma chance ao Borges mas pra ir para lá e não jogar...mais vale estar sossegado.
Uma coisa é certa para o ano mesmo sendo 1o ano vai ser titular nos sub19 e cheira me a B dentro de 1 ano/ ano e meio para o Borges.
Miudo é especial..

Correia17

Um pai de outro jogador disse-me que é bom jogador... mas a documentação não deverá chegar a tempo de ser inscrito este ano... da mesma forma que aconteceu com o Braima e o Usalifa que já estavam a treinar no clube há vários meses e só agora poderam começar a jogar...

Correia17

Não seria má ideia mas os Juniores tem o Jorge Teixeira que ta a fazer uma excelente epoca e o proprio Matheus tem um potencial interessante.
Compreendo que ontem ao ver o jogo dos juniores e ver um jogador como João Mario que apesar de alguma velocidade tem poucos argumentos, se possa pensar em dar uma chance ao Borges mas pra ir para lá e não jogar...mais vale estar sossegado.
Uma coisa é certa para o ano mesmo sendo 1o ano vai ser titular nos sub19 e cheira me a B dentro de 1 ano/ ano e meio para o Borges.
Miudo é especial..

Acho que o Gonçalo faz mais falta aos sub-17... na minha opiniao, nos sub-17 ainda poderemos ter alguma hipotese de ser campeoes... algo que dificilmente seremos nos sub-19.
Acho que deveriamos era reforçar a equipa com alguns jogadores dos sub-16: o lateral-esquerdo Rui Ferreira e Tomás Rosete a defesa ou medio dariam mais opções ao plantel... onde acho principalmente que a lateral-esquerda dos sub-17 tem uma grande lacuna...

Correia17

Em acréscimo ao meu post anterior, dos três escalões acho que será nos sub-15 a hipótese mais forte de sermos campeões... nos outros escalões dificilmente seremos...

Correia17

Acho que o Gonçalo faz mais falta aos sub-17... na minha opiniao, nos sub-17 ainda poderemos ter alguma hipotese de ser campeoes... algo que dificilmente seremos nos sub-19.
Acho que deveriamos era reforçar a equipa com alguns jogadores dos sub-16: o lateral-esquerdo Rui Ferreira e Tomás Rosete a defesa ou medio dariam mais opções ao plantel... onde acho principalmente que a lateral-esquerda dos sub-17 tem uma grande lacuna...

O Gonçalo na época passada apesar de sub16 fez parte do plantel sub17 e muitas vezes pôs o João Mário no banco.

O João Mário foi um jogador que prometeu muito mas nestas duas épocas tem desiludido.

MISTICAPORTISTA

Portista Divino
Em acréscimo ao meu post anterior, dos três escalões acho que será nos sub-15 a hipótese mais forte de sermos campeões... nos outros escalões dificilmente seremos...
No biénio 2000/2001 que será o escalao junior para o ano estou mais preocupado em formar jogadores para a equipa principal que em ser campeão...aliás tou sempre mais preocupado em colocar jogadores nos seniores.
Não me faz mta diferença se ficamos em.1o ou em 3o ou 4o.
Não vai determinar nada onde os jogadores vão acabar

Correia17

No biénio 2000/2001 que será o escalao junior para o ano estou mais preocupado em formar jogadores para a equipa principal que em ser campeão...aliás tou sempre mais preocupado em colocar jogadores nos seniores.
Não me faz mta diferença se ficamos em.1o ou em 3o ou 4o.
Não vai determinar nada onde os jogadores vão acabar

Isso também é para mim o mais importante: ter jogadores no futuro na equipa sénior...

Mas como entendo, que em cada geração, apenas 3/4 jogadores terão probabilidades de conseguirem um lugar na equipa sénior, o que ja seria óptimo, conseguirmos títulos será sempre um objectivo todos os anos.
Co