Jorge Nuno Pinto da Costa

Migas

Portista
Pinto da Costa acredita que há uma mão divina por detrás dos seus palpites. Só que o futebol profissional atingiu um patamar tão elevado que já não permite aventuras pitorescas como as de Paulo Fonseca ou este Lopetegui que nunca tinha treinado uma equipa de primeira divisão. Aventuras que custam caro, muito caro, em dinheiro e prestígio e por vezes destroem a carreira de bons jogadores. Jorge Nuno envelheceu muito nos últimos anos, perdeu muito das suas faculdades mentais, e o pior é parece ter-se convencido que é insubstituível e tem o direito divino de permanecer presidente da SAD até à eternidade.

Fonte: pt.rec.desporto.futebol (Xerxes)
 

JorgeFernandes

Portista Divino
Mas que moda é esta que agora colocam citações sem sabermos de quem?


Isso é um comentário do face, blogues, um pseudo insider, um jornalista, adepto... fontes por favor?


Quero saber até que ponto essas declarações são credíveis.
 

vitordaniel

"A arte de vencer aprende-se nas derrotas."
Se ja criticava posts de novidades/noticias de fontes ate crediveis de certos foruns agora meterem "merdices" em todo o lado de qualquer um é de qualquer coisa :facepalm:
 

vitordaniel

"A arte de vencer aprende-se nas derrotas."
Nao é por nada esquilo ate posso concordar com o que dizem mas isso cria uma especie de "panico" e discussao entre users desnecessaria...


é melhor sempre publicar coisas "oficiosas" do que tudo o que mexe no Facebook...
 

JorgeFernandes

Portista Divino
Migas disse:
Pinto da Costa acredita que há uma mão divina por detrás dos seus palpites. Só que o futebol profissional atingiu um patamar tão elevado que já não permite aventuras pitorescas como as de Paulo Fonseca ou este Lopetegui que nunca tinha treinado uma equipa de primeira divisão. Aventuras que custam caro, muito caro, em dinheiro e prestígio e por vezes destroem a carreira de bons jogadores. Jorge Nuno envelheceu muito nos últimos anos, perdeu muito das suas faculdades mentais, e o pior é parece ter-se convencido que é insubstituível e tem o direito divino de permanecer presidente da SAD até à eternidade.

Fonte: pt.rec.desporto.futebol (Xerxes)


Peço desculpa pela minha ignorância mas o único Xerxes que conheço foi o Rei da Pérsia e dúvido que este tenha ressuscitado dos mortos.


Quem é esse que citas?
 

1987.Madjer

Novato
As respostas do Pintinho:

1. "O Lopetegui tinha toda a nossa confiança, os jogadores estavam com ele, tentei impedir, mas ele não cedeu, penso que saíu com as aspirações intactas".
2. "Não existe treinador que aguente um golo mal marcado em Kiev, com x remates por jogo e a bola não entra, com arbitragens que favorecem os adversários"
4. "Ouvi tantos nomes certos que, sinceramente, pensei que o FCP iria ter dois ou mais treinadores" ou, então, do estilo: "falou-se de treinadores que eu nunca ouvi falar".
3. "O Peseiro sempre foi a minha primeira escolha, não contactei mais ninguém. Primeira, segunda e terceira escolha para o nosso clube."
4. "Sou amigo do Jesus, mas não misturo amizade com o FCP, nunca o contactei e sempre defendi os interesses do FCP."
5. "Entrar a meio da época, não é fácil porque não foi ele que escolheu os jogadores, mas tem o nosso apoio e acreditamos que é um homem de trabalho e que vai fazer os possíveis, repito os impossíveis, para ganhar títulos ainda esta época. Ele descansou-me ao garantir que vai trabalhar a 200% em prol do clube."
6. "O Treinador disse-me que está satisfeito com os jogadores que tem ao seu dispor".
7. "O Futebol Clube do Porto não está em saldos, não precisa de vender, nem vai vender. Sobre contratações em Janeiro, penso que temos dos melhores plantéis que tenho memória e só vamos contratar se aparecer uma oportunidade irrecusável."
8. "O negócio com a Meo é uma demonstração de grandeza do FCP, os outros têm 6 milhões e 3 milhões de adeptos, mas somos nós um clube pequeno, a ironia do costume, que conseguimos o melhor contrato".
9. "Ainda hoje estou à espera de algum contacto da Federação, um dos grandes problemas do futebol português é o Fernando Gomes e a Federação".
10. "Não sei se vou candidatar-me" ou do estilo "Vou candidatar-me a pedido de uma centena de sócios e figuras do FCP e da Cidade... Não podia virar as costas aos pedidos constantes dessas pessoas mas, se aparecer uma personagem que defenda, repito defenda os interesses do Futebol Clube do Porto eu posso não avançar, mas até ao momento não aconteceu".
11. "O Vítor Baía, à semelhança dos outros, deviam estar calados e não tentarem destruir o FCP. Se não estão satisfeitos devem ter coragem, e candidatarem-se à presidência".
12. "O Orelhas, o presidente do SCP, a comissão de arbitragem, as nomeações, os auxliares, os que avaliam os arbitros, blá, blá, blá, blá, blá é que não querem a verdade desportiva".
E por ai fora... aguardo a entrevista
 

Esquilo

Portista Divino
vitordaniel disse:
Nao é por nada esquilo ate posso concordar com o que dizem mas isso cria uma especie de "panico" e discussao entre users desnecessaria...


é melhor sempre publicar coisas "oficiosas" do que tudo o que mexe no Facebook...


Eu concordo que posso ter errado em não ter fonte, mas como eu próprio me vi naquele comentário não pensei que fosse necessário, aliás penso que foi assim que aconteceu...
 

JorgeFernandes

Portista Divino
f4b1nh077 disse:
Ao que parece o Presidente não responde, nem diz nada a sócios e adeptos... mas a Fernanda responde...

EUxgn1z.png


Fernanda Pinto da Costa, esposa do presidente portista, não gostou das declarações de Vítor Baía à CMTV, e respondeu ao antigo guarda-redes dos dragões. Baía teceu duras críticas à estrutura do clube, afirmando que varria com a mesma caso fosse o presidente. A resposta chegou pelas redes sociais.

"Quando me chamaram à atenção para essas declarações do ex-guarda redes Vítor Baía não contive a gargalhada, porque pensei que a pessoa estivesse a brincar. Mas depois lembrei que é mesmo assim! Quando o FC Porto está numa fase menos boa aparece sempre alguém a querer aproveitar o momento e aparecer e esse aparece sempre nesses momentos a querer vender-se barato. Se essas pessoas gostam mesmo do clube, deveriam respeitar a sua história e não desestabilizar num momento menos bom. A SAD não é uma agência de modelos nem um local para passear as suas namoradas em trajes mínimos... é trabalho, dedicação e amor à camisola", escreveu Fernanda Pinto da Costa no Instagram, referindo que fala "como mulher que acompanha há quase sete anos o trabalho diário do marido e que não se deixa incomodar com esses fala barato. "Como pode alguém que não soube gerir o seu próprio dinheiro querer estar à frente de um clube com a grandeza do FC Porto", atirou ainda.


Estes comentários nem deviam merecer espaço neste Jornal. Que moral tem Pinto da Costa que colocou dentro do nosso clube uma pessoa como a Carolina Salgado que com alguma ajuda, é certo, por pouco não destruía o Presidente e levava o Porto para prejuízos incalculáveis?


Memória curta Presidente.
 
Esquilo disse:
vitordaniel disse:
Nao é por nada esquilo ate posso concordar com o que dizem mas isso cria uma especie de "panico" e discussao entre users desnecessaria...

é melhor sempre publicar coisas "oficiosas" do que tudo o que mexe no Facebook...

Eu concordo que posso ter errado em não ter fonte, mas como eu próprio me vi naquele comentário não pensei que fosse necessário, aliás penso que foi assim que aconteceu...
Tens de pôr a fonte, caso contrário...perguntam quem disse o quê.
 

JorgeFernandes

Portista Divino
Esquilo disse:
vitordaniel disse:
Nao é por nada esquilo ate posso concordar com o que dizem mas isso cria uma especie de "panico" e discussao entre users desnecessaria...


é melhor sempre publicar coisas "oficiosas" do que tudo o que mexe no Facebook...


Eu concordo que posso ter errado em não ter fonte, mas como eu próprio me vi naquele comentário não pensei que fosse necessário, aliás penso que foi assim que aconteceu...


A fonte é importante para saber a credibilidade da notícia, por exemplo, quem nos garante que esses treinadores deram mesmo nega ao Porto?
 

Esquilo

Portista Divino
Certo, mas apenas pus uma citação que poderia ser eu mesmo a dizer, e não seria assim tão descabido.
 

Dreiqe69

Porto! Porto! Porto! Porto!
Tenho a certeza absoluta que será uma entrevista sem perguntas e respostas já previamente ensaiadas,tudo será transparente e claro.
A partir dessa entrevista saberei porque:
- Existem tantas comissões nos negócios do meu clube.
- A maior parte dos jogadores são da Doyen.
-Quanto custou realmente o Osvaldo.
[SIZE=small]- A situação desastrosa que o clube se encontra em termos financeiros, os planos para estancar essa situação.[/SIZE][SIZE=small]- A maior dependência do clube em vender jogadores essenciais, passou de 1 por época,para 2, depois para 3 ,depois para 4 e se vai continuar por ai fora.[/SIZE]
[SIZE=small]- De o silêncio do presidente e restante SAD quando estamos fora do 1º lugar e quando nos encontramos no mesmo já haver gente a falar.[/SIZE]
-Quanto custou realmente a rescisão com o Lopetegui.
-E se José Peseiro alguma vez foi equacionado até este fim de semana.


Existiam mais, mas por agora já chega, tenho uma confiança cega que serei esclarecido em algumas dessas questões, sem rodeios e com clareza.
 

Manu

Portista Divino
Aqui fica um artigo made in Tribunal do Dragao. Apesar de reconhcer que é um dos melhores bloggers do universo portista (com o Porta 19 sao os meus preferidos), as vezes irritava-me ao atirar areia ao olhos e/ou atacar os rivais para mascarar as nossas fraquezas. Desta vez, acertou na mouche. Perguntas certeiras sobre os temas tabus que nunca na vida serao abordados na entrevista. Qualquer portista bem informado sobre o clube tem a maior parte dessas mesmas interrogaçoes.
Um dos seus melhores artigos.

Queremos respostas presidente..



Vinte perguntas
Pinto da Costa vai falar amanhã ao Porto Canal, sensivelmente dois anos após ter dado a sua última entrevista de balanço a meio da temporada. O essencial é que se foque nas questões importantes e, ao longo dos 50 minutos. não perca tempo com fait divers.




Entrevista em perspetiva
Há dois anos, Pinto da Costa, o tipo de entrevistado que sabe conduzir uma entrevista, disparou em diversas frentes, mas quase sempre ao lado. Passou mais tempo a atacar dois potenciais candidatos à presidência do FC Porto (António Oliveira e Fernando Gomes) do que a debater, concretamente, a atualidade da equipa; das finanças da SAD pouco ou nada se falou; disse que Soares Dias não devia ser árbitro, mas um ano depois disse que era um árbitro com tudo para ser top europeu; atacou Manuel Serrão, chamando-o de palhaço (o FC Porto, ao contrário de Benfica e Sporting, não prepara os «seus» comentadores para os debates televisivos, o que indica que não atribui importância a este formato); disse que Abdoulaye, Pedro Moreira e Tozé eram as promessas de curto prazo para a formação do FC Porto, além de prever um grande futuro a Reyes; disse que Lucho González, que saiu duas semanas depois, ia ficar para sempre no FC Porto. E de outras coisas se poderia falar, mas também há declarações com segundas intenções, como dar confiança ao treinador («Se o contrato de Paulo Fonseca acabasse hoje, renovava com ele») ou dar recados ao mercado («Se alguém sair será pela cláusula, nós vão vendemos pela metade» - Otamendi nem chegou à metade).


De há dois anos para cá, o FC Porto não ganhou nenhum título no futebol e a SAD apresentou o seu maior prejuízo de sempre. Desde então, já saiu Fonseca, Luís Castro subiu, Lopetegui chegou e saiu e Rui Barros aqueceu o lugar até José Peseiro chegar. A contestação para com a SAD vai subindo de tom e, daqui a dois meses, será data para fechar listas para eleições.


Por isso, há uma série de questões que poderiam e deveriam ser abordadas. O facto de ser uma entrevista no Porto Canal pode levar a que Júlio Magalhães não pergunte várias coisas que gostaríamos de ouvir, mas aqui ficam questões que mereceriam ser debatidas por Pinto da Costa.


1 - Disse que os assobios a Lopetegui davam sorte e exaltou a subida do FC Porto à liderança, mas pouco mais de uma semana depois decidiu avançar para a rescisão com Lopetegui. O que mudou nesse espaço de 10 dias? Que responsabilidades, méritos e culpas se podem distribuir na era Lopetegui?


2 - Como se justifica a demora do FC Porto em encontrar o sucessor de Lopetegui? Concorda com quem diz que o FC Porto tem dificuldade em atrair treinadores de topo?


3 - O que pode José Peseiro dar à equipa nos 18 meses de contrato que assinou? O que exige ao treinador? Por que foi esta a sua escolha?


4 - No início da época disse: «Às vezes não é preciso um treinador como Lopetegui. Quando tenho Hulk, Falcao e James na equipa, o treinador é indiferente. Com eles é difícil não ganhar. Mas entrámos num período em que não tínhamos esses jogadores nem capacidade económica para substituí-los». Ou seja, Pinto da Costa dizia que apostou em Lopetegui por não ter grandes jogadores como Hulk, Falcao e James. Em que papel cabe então José Peseiro?


5 - Reconhece a dependência do FC Porto de fundos, nomeadamente e sobretudo da Doyen Sports, na abordagem ao mercado de jogadores? O FC Porto vai continuar a negociar sistematicamente com a Doyen ao lado ou deseja recuperar alguma independência no mercado?


6 - Pinto da Costa sempre afirmou que os fundos permitiam ao FC Porto chegar a jogadores mais caros. Mas dados recentes mostram que o FC Porto começa a necessitar de fundos até para ter financiamento para pagar salários. Qual é o limite?


7 - Que comentário lhe merece a política do FC Porto de contratar diversos estrangeiros para a equipa B, mas sempre por empréstimo, o que depois significa comprar jogadores a título definitivo com inflação, como foram exemplos Kayembé ou Víctor Garcia?


8 - O FC Porto tem uma equipa B e formação recheada de grandes valores. No entanto, tem cerca de 100 milhões de euros investidos em jogadores que não utiliza, além de continuar a pagar o salário à maior parte de jogadores emprestados. Acha sustentável manter uma folha salarial e despesas com o plantel desta dimensão?


9 - A SAD orçamentou uma necessidade de mais-valias com jogadores de 72,519M€ para 2015-16. Tendo em conta que Alex Sandro já saiu e Brahimi vai pelo mesmo caminho, quem é o 3º jogador titular que poderá sair no fim da época? Pode assegurar a continuidade de Rúben Neves? E poderá o novo contrato de direitos televisivos aliviar a dependência de vendas do FC Porto? Em que medida a eliminação da Champions afetará os planos da SAD?


10 - Em relação ao contrato com a PT, pode desmentir o envolvimento de Alexandre Pinto da Costa e Pedro Pinho, já presente na contratação a «custo zero» de Quaresma, no papel de intermediários do negócio? Reconhece o FC Porto como destinatário da boca de Bruno de Carvalho, ao dizer que fez um contrato «sem comissões»? O novo contrato vai permitir ao FC Porto reduzir a dependência de mais-valias?


11 - Pinto da Costa já afirmou mais do que uma vez que o FC Porto «não é uma monarquia». É uma frase que se aplica apenas à presidência ou também a outros setores do clube, nomeadamente na relação e/ou favorecimento de empresários com relações familiares com membros da SAD?


12 - Uma vez disse que o seu sucessor «só tem que não estragar». Continua a achar que o FC Porto está a funcionar corretamente em toda a plenitude, que há total comunhão entre todos os administradores da SAD e que rumam todos em prol do propósito maior: «servir o FC Porto»?


13 - Ao recandidatar-se à presidência do FC Porto, planeia cumprir o mandato de quatro anos, até 2020, ou admite em algum momento passar a pasta durante o 14º mandato? Os sócios podem confiar que, ao votar em si, estarão a votar em Pinto da Costa para presidente e não em Pinto da Costa para, no médio prazo, passar o testemunho?


14 - A SAD reconhece a revenda de bilhetes do FC Porto, comprados por parte da massa associativa a um preço e revendida a comuns adeptos pelo dobro ou triplo?


15 - Como se justifica que, ao longo de 18 meses, o FC Porto tenha sempre deixado o treinador isolado na defesa do clube e no insurgimento contra as arbitragens e outros fatores externos?


16 - O FC Porto conformou-se com o papel de Vítor Pereira no CA da FPF? Por que deixou de combater o sistema de nomeações e assumiu o silêncio face às nomeações e arbitragens?


17 - Como se justifica que o FC Porto, nos últimos R&C, tenha apresentado uma média de dois a três intermediários/empresários por cada jogador transferido e declarado nas contas do clube? Há necessidade de envolver tantos empresários, com entidades que de transparante nada têm, nos negócios do FC Porto? Servir o clube não deveria também ser não deixar que se sirvam dele?


18 - Entre alguns dos negócios desta época: é verdade que Osvaldo custou 4M€? Imbula - dá para confirmar o modelo de pagamento de prestações a envolver Doyen e Marselha? - vai ser aposta de médio prazo ou o FC Porto vai admitir a sua saída no defeso? Cristian Tello vai sair? Pode esclarecer a alegada alienação de passe de Sérgio Oliveira após a proibição de partilha de passes da FIFA? Que comentário lhe merece o negócio a envolver Carlos Eduardo, Nice e a saída para as Arábias?


19 - A que objetivos se propõe caso avance para o 14º mandato na presidência do FC Porto? Quais são as bases do seu programa eleitoral?


20 - O que teria Jorge Nuno Pinto da Costa, o presidente eleito em 1982, a dizer sobre o FC Porto dos últimos três anos? Estaria orgulhoso e identificado com o clube atual?
http://otribunaldodragao.blogspot.fr/
 

Malés

Portista Divino
[member=19]Manu[/member] também li esse artigo e também gostaria que se respondessem a essas perguntas pertinentes.

No entanto, acho que todos sabemos o que se vai passar na entrevista de hoje. O presidente vai fazer crer que está tudo bem e ignorar os muitos problemas que existem em redor do nosso FCP.
 
Top