Nicolás Otamendi

Deverá o tópico ser movido?

• Não

Votos: 6 11,3%
  • Sim, para Ex-Funcionários

Votos: 43 81,1%
  • Sim, para Dragões

Votos: 2 3,8%
  • Sim, para Eterno

Votos: 2 3,8%

• Total voters
    53
  • Poll closed .

Nuno90

Portista
Exacto, ele com isso compensa muito essa lacuna. Claro que perfeito seria ele ter mais uns 10 cm mas não há jogadores ou perfeitos, ou melhor há muito muito poucos

P

portistasanonimos

Guest
Nuno90 disse:
Exacto, ele com isso compensa muito essa lacuna. Claro que perfeito seria ele ter mais uns 10 cm mas não há jogadores ou perfeitos, ou melhor há muito muito poucos
Quando jogarmos contra o Barça não deve ter grandes problemas, por exemplo. O problema é contra equipas que tenham avançados muito altos e abusem do jogo aéreo, como o Chelsea.

famaboys

Eterno #4
20upc36.png

Otamendi desafia Villas-Boas

O que é que Otamendi tem a ver com o Guimarães? Absolutamente nada. Ou, para Villas-Boas, tudo. Tanto que o preteriu sempre nos jogos da época passada, por considerar que face a um avançado como Edgar o FC Porto precisava de um central com outra capacidade para jogar na antecipação. Por isso, Maicon foi sempre o escolhido, ainda que na final da Taça de Portugal o argentino estivesse lesionado.

Para o campeonato, foram meras opções. Na primeira volta, logo depois de Otamendi se ter estreado (e com um golo) contra o Olhanense. Na segunda, de forma improvável e a contrariar a lógica recente. Foi na sequência dessa surpresa que Villas-Boas emitiu a famosa opinião: "Foi uma estratégia para este jogo em particular, depois de estudado o adversário. Devido às bolas metidas em profundidade pelo Guimarães, acreditamos que o Maicon nos dá mais garantias nessa dificuldade que íamos sentir porque tem um melhor tempo de antecipação."

A Supertaça que aí vem é então a primeira oportunidade para Vítor Pereira se opor tacticamente ao antecessor e contrariar as suas ideias. É também o jogo certo para Otamendi provar que Villas-Boas estava errado, até porque o Vitória minhoto não mudou assim tanto de um ano para o outro. Basta que seja o escolhido e se estreie em partidas contra os minhotos sem que a equipa perca qualidade.

A dúvida no eixo da defesa é das mais prementes da pré-época. O novo treinador portista não tem sido claro nos jogos-treino. Curiosamente, Maicon e Otamendi até jogaram juntos mais do que qualquer outra dupla. No entanto, partindo do princípio que o estatuto de Rolando se mantém intocável, importa saber que ideias tem Vítor Pereira. Para a época e para o imediato, contra o mesmo Guimarães a que Villas-Boas descobriu características muito específicas e diametralmente opostas às de Otamendi.

Para o argentino, esta é a época da afirmação definitiva. Apesar de muitas vezes indicado como dupla de Rolando na equipa-tipo 2010/11, a verdade é que Maicon até jogou mais vezes e mais tempo. Nesse particular, beneficiou da contratação tardia de Otamendi, que lhe fez perder tempo e espaço nas opções do anterior técnico. Agora começam no mesmo patamar e em jogo está uma competição que ainda não levantou e adorará acrescentar a tudo o que já conquistou.

Centrais ao desafio

Aloísio
"Por mim jogaria o Maicon"

Aloísio concorda com André Villas-Boas. O futebol deve pensar-se em função do adversário e, nesse particular, Maicon poderá ser mais útil contra o Guimarães. "Hoje o futebol joga-se a grande velocidade e os centrais mais rápidos têm vantagem", diz. O antigo capitão portista confessa que conhece melhor o compatriota do que o argentino, mas atira com outro dado para justificar a opinião: "Na época passada, Rolando e Maicon foram a dupla mais utilizada. É natural que se mantenham. Por mim seria assim."

João Manuel Pinto
"Otamendi dá mais confiança"

Experiência é a palavra de ordem para João Manuel Pinto, que chegou a ser dupla de Aloísio no eixo portista. "O Maicon levantou-se bem depois do jogo negativo contra o Benfica, para a Taça de Portugal. Mas é menos regular do que o Otamendi. Este é mais experiente e dá mais confiança à equipa", expressa. "Penso que o Otamendi tem, neste momento, mais condições que o Maicon. É bastante agressivo no jogo aéreo e pouco mais lento que o Maicon. Além disso, no ano passado resolveu quando era preciso", fechou.

Lucho

Novato
É tão notório que o Otamendi mete o Maicon num bolso que até fica mal ao Aloísio justificar-se com um argumento pouco válido.

P

portistasanonimos

Guest
Vocês costumam ir ao Dragão ver os jogos? Quero propor um desafio a quem vai.

Nuno90

Portista
mafioxo disse:
Miacon numa supertaça?Está tudo doido ou que?

Opá eu posso ser muito burro mas não consigo entender mesmo essa veneração tão grande ao Otamendi e desvalorização ao Maicon...
É por causa do FM?

Eu pelo que leio se o Coates ou Tolói cá viessem parar ao fim de um treino o Maicon nunca mais na vida calçava no Porto. Enfim

P

portistasanonimos

Guest
A minha opinião é muito simples. O Otamendi é um jogador feito. Pouco mais que isto dá. O Maicon ainda tem muita margem de progressão.

Adriano17

Lucho #
RS disse:
A minha opinião é muito simples. O Otamendi é um jogador feito. Pouco mais que isto dá. O Maicon ainda tem muita margem de progressão.
Não me parece isso, não te esqueças q Ota ainda só tem 1ano cá.. falta aprender os troques, posicionamentos etc

Lucho

Novato
RS disse:

O Otamendi deu um valente salto durante a temporada passada, pelo menos isso foi perceptível nos jogos que assisti ao vivo.

badblood

Novato
Lentamente vou percebendo o que leva tanta gente a gostar do Otamendi. Não é que faça qualquer sentido para mim, mas de alguma coisa valerá ...

Ontem, já depois de uma abordagem digna de iniciado ao lance do penalty - perguntem ao Sereno(!) como é que se faz - e por entre inúmeros erros de posicionamento, antecipações falhadas e saídas extemporâneas, o meu pai, fã incondicional do rapaz, comentava comigo: Este Otamendi, que classe! Tem um toque de bola espectacular, é um desperdício ter um jogador destes na defesa!

Segundo os meus padrões, um defesa que cometa meia dúzia de erros graves em duas partidas consecutivas não oferece qualquer confiança, mas suponho que esta seja a prerrogativa dos ditos defesas modernos. Dali a nada ele vai ao chão e faz um dos seus espectaculares cortes de carrinho e a bancada absolve todos os pecados, como vem fazendo desde que ele chegou ao Clube.

Neste momento não tenho qualquer dúvida de que o Otamendi e o Souza são os principais focos de instabilidade na nossa estrutura defensiva, e nenhum deles tem qualidade para assumir a curto prazo as respectivas posições no onze. Infelizmente, parecem de pedra e cal nas escolhas do Vítor Pereira e, assim sendo, resta-me desejar-lhes a melhor das sortes e uma rápida evolução. Vamos com o que temos.

missy.

Novato
Neste momento o Fernando resolveria a maior parte dos nossos problemas. Por muito que goste de Souza (acho que tem uns bons pezinhos apesar de ser muito lento a largar a bola) é impossível vê-lo como um bom trinco. Nos primeiros 45' contra o Gil fez uma recuperação de bola.... O nosso meio campo está em claro sub-rendimento e a culpa é da falta de um trinco destruidor de jogo. E não é só o meio campo que se ressente com isso, a defesa parece manteiga.

Quanto ao Otamendi, concordo em absoluto, mas não vale a pena falar sobre isso, já desisti há muito tempo.