1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Os Anjinhos da Luz!!

Tópico em 'Crónicas Somos Porto' iniciado por Dragus a 30 Jul 2011.

  1. Dragus

    Dragus Novato

    Registo:
    25 Jul 2011
    Mensagens:
    75
    Gostos Recebidos:
    0
    [​IMG]



    [SIZE=large]Uma história de violência [/SIZE]

    38 Elementos da claque benfiquista incriminados por actos de extrema violência.

    Criança adepta do Estoril é apedrejada pela claque do Benfica.

    Adepto Sporting esfaqueado por benfiquistas.

    Final Taça de Portugal adepto do Benfica assassina adepto do Sporting.Benfiquista dá uma facada num vimaranense.

    Agressões à equipa de Hóquei do FC Porto: Há uma década atrás, ainda no antigo Estádio da Luz, o autocarro da equipa de hoquei em patins do FC Porto sofreu uma emboscada e foi bloqueado no fim do jogo. O ataque foi plenado e preparado ao pormenor. As cenas que se seguiram foram de pânico para os elementos da comitiva portista. Dezenas de indivíduos de claques afectas ao benfica invadiram o autocarro e foram agredindo quem lhes apareceu pela frente. Os nossos atletas defenderam-se como puderam dos ataques com gás pimenta, tacos de baseball e sticks de hoquei. O hoquista Filipe Santos, ainda no activo, sofreu graves lesões no cérebro tendo ficado em coma e sendo operado à cabeça com urgência. As consequências não foram mais graves porque apareceu Pedro Miguel, na altura basquetebolista do benfica, que ajudou a acalmar os ânimos da claque enraivecida.

    Autocarro alugado pela claque portista incendiado.

    Pinto da Costa alvo de tentativa de "agressão" à saída do hotel.

    Autocarro de adeptos do FC Porto atacado por benfiquistas.

    Adeptos benfiquistas envolvem-se em actos de violência com a Polícia antes do jogo Benfica - Sporting 29-04-2007.

    Jogo de Juniores distúrbios em Alcochete. Adeptos do Benfica atacam à pedrada os adeptos nas bancadas.
     
  2. Dragus

    Dragus Novato

    Registo:
    25 Jul 2011
    Mensagens:
    75
    Gostos Recebidos:
    0
    Anos de 1933 a 1974, Século XX, Portugal, estado fascista.


    [​IMG]
    O Regime Fascista utilizava as vitórias e conquistas dos clubes de Lisboa e, especialmente, do Benfica para enaltecer a sua grandeza e usar o futebol como um meio de “entretenimento” e um escape à fome e a miséria que trouxe o fascismo.Não é por acaso que o Benfica é conhecido por “encarnados”. O vermelho sempre esteve associado ao comunismo, que, por sua vez, era antagónico ao fascismo.

    Logo, o Benfica não podia ser referenciado como os “vermelhos”, jamais! Por isso os benfiquistas são “encarnados”.É bem conhecido o Caso Calabote. O árbitro Inocêncio Calabote na tarde de 22 de Março de 1959, na célebre arbitragem do Benfica - Cuf (7-1) da última jornada do campeonato de 1958/59 (ganho pelo FC Porto), prolongou o jogo por 15 minutos, à espera de um golo que daria o título ao Benfica.Os jogadores do FC Porto desesperavam sentados no relvado do Torreense, à espera que terminasse o jogo para celebrarem o título. Numa entrevista que deu sobre o caso, o "inocente" Calabote afirmou: «Na manhã seguinte, em Évora, preenchi o relatório do jogo, que mandei para a Comissão. Tinha assinalado três penaltis e expulsado três jogadores da CUF. Creio que não houve mais nada de especial a registar. (...). Além disto o guarda-redes da CUF, numa misteriosa tarde infeliz sofreu 7 golos.
    O Porto conquistou o campeonato por ter mais golos marcados.


    O FC Porto, e a cidade do Porto, eram o foco de resistência, o símbolo do contra-poder, o baluarte do Norte.O FC Porto era o único clube que conseguia, enfrentar os clubes de Lisboa. Por essa razão, afirmava o mítico José Maria Pedroto que um “título do FC Porto valia por dois ou mais do que o de um clube de Lisboa, uma vez que não se competia em igualdade de circunstâncias”.Com o fim do fascismo, em 25 de Abril de 1974, foi restabelecida a democracia e, mais ainda, com a chegada de Jorge Nuno Pinto da Costa a presidente do Futebol Clube do Porto em 1982, o futebol português também teve a sua revolução de Abril. Passando assim as conquistas futebolísticas também a caber a clubes como o Fc Porto e Boavista.

    Há uns tempos a RTPN decidiu realizar um programa do “Trio da Ataque” na estação ferroviária do Maputo em Moçambique. Este programa era para recordar e homenagear algumas glórias do Futebol Moçambicano que fizeram carreira em Portugal, e no Benfica em particular, tais como Eusébio e Mário Coluna.Eusébio e Coluna foram importantes nos sucessos e êxitos do Benfica na década de 60/70 e da Selecção Nacional, nomeadamente o 3º lugar alcançado por Portugal no Mundial 66.No referido programa esteve Mário Coluna e o jornalista Hugo Gilberto na entrevista trouxe ao lume a passagem de Coluna pelo Benfica. Mário Coluna era um jogador muito respeitado no seu tempo, era o capitão, e até os seus colegas do Benfica e da selecção não o tratavam por “tu”, mas sim por Senhor Coluna, como já referiu muitas vezes Eusébio.Foi nesta entrevista que Coluna confirmou e reforçou orgulhosamente que o Benfica, tinha o respeito do regime de Salazar. Para bom entendedor meia palavra basta, era o clube do regime. Se alguma duvida ainda houvesse, Mário Coluna, desfez essa dúvida. Com muito orgulho, Coluna confidenciou que foi convidado pessoalmente por Salazar para cortar a fita de inauguração da Ponte Salazar (agora 25 de Abril) em 1966, uma das obras mais proeminentes do Estado Novo, pois tratava-se à data da 5ª maior ponte suspensa do mundo. Estiveram igualmente presentes na inauguração os três grandes pilares do regime: Américo Tomas, António Salazar e o Cardeal Manuel Cerejeira. Esta entrevista de Coluna é uma confirmação para todos nós, que o Benfica era o Clube do Regime o que lhe permitiu durante décadas consolidar a sua supremacia no Futebol Português.Entre 1933 e 1974 o Benfica conquistou à custa do apoio do regime, que inclusive até jogadores desviava, tais como Eusébio, desviado do Sporting, jogadores do FC Porto que se evidenciavam eram logo desviados para os mouros, e treinadores como Béla Guttmann que foi campeão em 1959 no Porto, e que foi desviado também, e que deu ao Benfica as duas únicas taças dos campeões europeus que possuem. Bela Guttmann foi recebido por Américo Tomás (Presidente da República) e Oliveira Salazar (presidente do Conselho de Ministros) e feito comendador, tal como os jogadores do Benfica. Quando foi despedido do Benfica, Béla Guttmann disse que "Nem daqui a cem anos uma equipa portuguesa será bicampeã europeia e o Benfica sem mim jamais ganhará uma Taça dos Campeões". Esta é uma maldição que muitos benfiquistas já tentaram quebrar com idas ao bruxo e visitas ao jazigo do famoso treinador. Reza a história que bem perto do cemitério judeu onde Guttmann está sepultado. Na véspera da final com o Milan (1-0, por Rijkaard), Eusébio foi ao túmulo rezar pelo técnico e pedir aos deuses que desfizessem a maldição. Em vão.Quanto ao Porto a maldição não pegou, pois só os fortes resistem, os fracos desistem. Fomos 2 vezes campeões europeus.Durante o Estado Novo os mouros obtiveram a maioria absoluta do seu palmarés.

    Conquistaram 1 Campeonato de Portugal em 1934/35, e 20 Campeonatos Portugueses em 1935/36, 1936/37, 1937/38, 1941/42, 1942/43, 1944/45, 1949/50, 1954/55, 1956/57, 1959/60, 1960/61, 1962/63, 1963/64, 1964/65, 1966/67, 1967/68, 1968/69, 1970/71, 1971/72 e 1972/73, além das inúmeras taças de Portugal.
     
  3. Dragus

    Dragus Novato

    Registo:
    25 Jul 2011
    Mensagens:
    75
    Gostos Recebidos:
    0
    Hajam cenouras para os burros

    [​IMG]

    A história da cenoura e do burro é muito conhecida, e traduz, na sua essência uma característica do Homem com a qual, lida mal:

    A insatisfação e a necessidade de acreditar que os objectivos são alcançáveis.


    Ora, sabe-se que na época passada o Benfica daria 3 milhões de euros aos jogadores, que poderiam dividir entre si de forma igual (não sei se o Mantorras entrava nessas contas), caso ganhassem a Liga Europa. Foi esse o valor negociado entre os responsáveis e futebolistas como prémio especial pela hipotética vitória na final de Dublin. Contas feitas, cada jogador iria encaixar pouco mais de 100 mil euros - a somar aos vencimentos anuais, claro - como incentivo. Este foi, de resto, o maior prémio alguma vez negociado para coroar uma possível vitória de uma prova - seja esta a nível nacional, ou europeu -, e ficou totalmente acertado pouco depois de os encarnados terem visto garantida a presença na Liga Europa, isto é, depois da derrota caseira com o Schalke 04 e da ajuda do famoso golo de Lacazzette (Lyon).

    Tudo isto me fez lembrar a fábula da cenoura e do burro. Como o burro não andava, o esperto do dono, aqui personificado por Luís Filipe Vieira, atou uma cenoura (3 milhões para chegar à final) a um cordel que prendeu à ponta de uma vara e estendeu-a à frente do focinho do animal, digam-se os jogadores do Benfica.

    Deste ponto de vista os burros (jogadores do Benfica) caminharam em busca da cenoura, porque a tinham no seu “campo de visão”, porque lhe parecia alcançável, parecia estar perto, mesmo ali à frente, sendo só uma questão de continuar a avançar. Os burros não sabem que, por mais que avancem, a distância à cenoura manter-se-á a mesma, embora possam ter a ilusão de que assim não é, até porque os solavancos do caminho balançam-na, dando a sensação de que aqui e ali a cenoura está mais perto ou mais distante.

    Deste modo, a cenoura será sempre uma agradável e inatingível visão que doravante iluminará o quotidiano benfiquista.



    [​IMG]

    No mesmo jornal onde foi publicada a noticia acima citada, li uma entrevista a João Moutinho, uma formiguinha, que luta e trabalha para vencer, e que não precisa de cenouras como os burros da 2ª. circular.
    A certa altura da entrevista João Moutinho quando questionado acerca das saudades de ser capitão, ele afirmou "Tenho é saudades de ganhar títulos.", e o entrevistador retorquiu "Saudades? Mas o último ganho foi só há três semanas...", ao que Moutinho responde "Pois, mas já tenho saudades. Como estamos a tomar-lhe o gosto, espero dar continuidade. É isto que nos leva a evoluir. Queremos sempre mais, há sempre objectivos para atingir."

    Estas palavras orgulharam-me, e fizeram-me acreditar que com trabalho e vontade de vencer dos nossos atletas, cujo sentimento foi personificado por Moutinho, iríamos cumprir o nosso destino ... VENCER A LIGA EUROPA, .... sem cenouras! E Assim Foi!
     
  4. supermario95

    supermario95 Guest

    Re: Hajam cenouras para os burros

    excelente post :fixe:
     
  5. Dragus

    Dragus Novato

    Registo:
    25 Jul 2011
    Mensagens:
    75
    Gostos Recebidos:
    0
  6. Blue Dragon

    Registo:
    20 Jul 2011
    Mensagens:
    28.303
    Gostos Recebidos:
    43
    Re: Hajam cenouras para os burros

    Muito bom :lol:
     
  7. Blue Dragon

    Registo:
    20 Jul 2011
    Mensagens:
    28.303
    Gostos Recebidos:
    43
    Re: Anos de 1933 a 1974, Século XX, Portugal, estado fascista.

    Boa lição de "História". E essa foto está lá :lol:

    Já agora não custa nada acrescentar que o Eusébio já afirmou publicamente(várias vezes porque há coisas que a carneirada teima em não ouvir) que todos os anos tinha propostas dos mais variados colossos europeus(Inter é o mais conhecido, acho) e ofertas de contractos "milionários"(na altura) e sempre que chegava a altura do Eusébio sair do benfas, tinha sempre uma visita muito especial, de seu nome António Salazar a "pedir-lhe" para ficar no benfas.

    Clube do regime forever.....
     
  8. Blue Dragon

    Registo:
    20 Jul 2011
    Mensagens:
    28.303
    Gostos Recebidos:
    43
    A vergonha do Futebol Nacional(e Mundial também). Infelizmente há gajos merdosos como estes em todos os clubes(com a excepção que os NN são uma claque ilegal e têm mais historial de violência bruta).
     
  9. famaboys

    famaboys Eterno #4
    Membro do Staff

    Registo:
    1 Jul 2011
    Mensagens:
    28.372
    Gostos Recebidos:
    669
    Não são os únicos.
     
  10. vitordaniel

    vitordaniel "A arte de vencer aprende-se nas derrotas."

    Registo:
    18 Jul 2011
    Mensagens:
    14.092
    Gostos Recebidos:
    54
    x2
     
  11. Lisa Simpson

    Lisa Simpson Doente

    Registo:
    19 Jul 2011
    Mensagens:
    29.544
    Gostos Recebidos:
    8.282
    A violência não tem cor,ou tem todas,como preferirem
     
  12. vitordaniel

    vitordaniel "A arte de vencer aprende-se nas derrotas."

    Registo:
    18 Jul 2011
    Mensagens:
    14.092
    Gostos Recebidos:
    54
    Espero que a Liga ou a Federacao ou la quem é, que cumpra as regras, contra a violencia nos estadios, este ano, no ano passado tá quieto, era a ver quem atirava mais bolas de golf para o relvado até ao fim da Liga...
     
  13. Shinny

    Shinny Administrador
    Membro do Staff

    Registo:
    1 Jul 2011
    Mensagens:
    6.104
    Gostos Recebidos:
    26
    É (praticamente) tudo igual. O tópico limita-se a expor os podres da equipa mais protegida... no Mundo. :mrgreen:
     
  14. missy.

    missy. Novato

    Registo:
    1 Jul 2011
    Mensagens:
    10.803
    Gostos Recebidos:
    0
    Dragus, os textos dos tópicos que tens aberto recentemente são teus? Se não são pedia-te que colocasses as fontes. Obrigada. ;)
     
  15. Dragus

    Dragus Novato

    Registo:
    25 Jul 2011
    Mensagens:
    75
    Gostos Recebidos:
    0
    Sim são meus. Alguns do blogue de que sou membro. Por exemplo nas biografias dos atletas coloquei as fontes. Algumas digitalizações de imagens são minha posse. Os vídeos são dos canais públicos de partilha, excepto o dedicado ao Mariano Gonzalez que fui eu que fiz.

    Cumprimentos
     
  16. missy.

    missy. Novato

    Registo:
    1 Jul 2011
    Mensagens:
    10.803
    Gostos Recebidos:
    0
    Assim sendo, vou mover tudo para um único tópico, na secção onde temos as crónicas dos nossos users. Espero que não te importes. ;)
     
  17. missy.

    missy. Novato

    Registo:
    1 Jul 2011
    Mensagens:
    10.803
    Gostos Recebidos:
    0
    Podes alterar o nome do tópico para aquele que preferires, editando o primeiro post.
     
  18. Dragus

    Dragus Novato

    Registo:
    25 Jul 2011
    Mensagens:
    75
    Gostos Recebidos:
    0
    Ok Missy obrigado ;)
     
  19. Khal Drogo

    Khal Drogo Administrador
    Membro do Staff

    Registo:
    4 Jul 2011
    Mensagens:
    20.619
    Gostos Recebidos:
    342
    É isto.
     

Partilhar esta página