Juan Quintero

OP
OP
Enigmatic

Enigmatic

Portista Divino
logo.gif


OFICIAL: Quintero no F.C. Porto por quatro anos

Clube paga cinco milhões por 50 por cento do passe

O F.C. Porto oficializou a contratação de Juan Quintero, colombiano do Pescara.

De acordo com o comunicado divulgado pela CMVM, os tricampeões nacionais pagam cinco milhões de euros por 50 por cento dos direitos económicos do jogador.

Quintero assina por quatro temporadas, até 30 de junho de 2017 e fica com uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros.

Comunicado do F.C. Porto na íntegra:

A Futebol Clube do Porto Futebol, SAD vem comunicar, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, ter chegado a acordo com o Pescara Calcio para a aquisição dos direitos desportivos e 50% dos direitos económicos do atleta Juan Fernando Quintero Paniagua pelo montante de 5.000.000€ (cinco milhões de euros).

Mais se informa que esta sociedade celebrou com o jogador um contrato válido por 4 épocas desportivas, ou seja, até 30 de Junho de 2017, tendo acordado uma cláusula de rescisão no
montante de 40.000.000 € (quarenta milhões de euros).

O Conselho de Administração
 
OP
OP
Enigmatic

Enigmatic

Portista Divino
logo.gif


Juan Quintero: um talento «pequeno de mais para jogar futebol»

Eduardo Lara traçou-lhe a sentença: nunca dará jogador. Vai respondendo a cada toque na bola

Juan Quintero, o talento que foi uma das grandes revelações do Mundial Sub-20, não nasceu para jogar futebol. A afirmação não é nossa, no entanto. Pertence a Eduardo Lara, ex-selecionador sub-17 da Colômbia. E terá sido dita, cara a cara, ao reforço do F.C. Porto.

«Não só privou-me de um Mundial Sub-17 como me disse umas palavras muito duras, que nem quero repetir, e que me fizeram sentir muito mal e desiludido comigo mesmo», assumiu o jogador numa entrevista ao jornal «El Tiempo», do seu país, em 2010.

O problema? Era demasiado pequeno. A história nunca foi contada oficialmente, mas Lara terá mesmo dito a Quintero para deixar o futebol e arranjar outra ocupação. «Talvez te safes como vigilante...» Na flor da idade e com muitos sonhos a preencher a cabeça, é difícil encontrar algo que magoe mais.

O novo reforço portista teve de ser muito apoiado para continuar. Felipe Paniagua, presidente do Envigado, onde o colombiano se formou, conta ao Maisfutebol como o ajudou a ultrapassar esse período.

«O Lara gostava de jogadores grandes, potentes. Privilegiava o contacto físico. Ora, isto não tinha nada a ver com as características do Juan. Nunca soube ao certo o que lhe disse, foi algo que ficou entre eles. O Juan ficou algo afetado mas teve sempre o apoio do clube», conta Paniagua.

O Envigado garante que nunca teve dúvidas sobre o talento que descobriu com 12 anos. «Ele foi a figura de um torneio muito importante no país para aquelas idades. Aos 16 já treinava com a equipa principal e assinou o primeiro contrato», revela.

Um golo nos descontos e uma lesão arrepiante

A verdade é que o perfil de Juan Quintero não desagradava apenas a Eduardo Lara. «No início, como ele era assim pequeno e parecia frágil, os treinadores tinham algum receio em colocá-lo a jogar na primeira equipa. Mas em 2009 começou a jogar de vez em quando e mostrou logo qualidades», acrescenta.

Uma eliminatória com o Deportivo Pasto, que permitia a subida de Divisão, ficou na memória dos adeptos e do próprio Quintero. Por bons e maus motivos.

«No jogo da primeira mão, entrou aos 90 minutos e ainda conseguiu mandar uma bola ao poste e marcar o golo da vitória. Na segunda mão correu pior. Entrou a 15 minutos do fim e sofreu uma lesão gravíssima: fratura da tíbia. Esteve parado seis meses», conta Paniagua, que frisa que voltou ainda mais forte. «Em 2010 já era, praticamente, uma certeza no clube», refer.

«Com a bola nos pés faz maravilhas»

Felipe Paniagua acredita que Quintero poderá explodir em Portugal. «A Liga portuguesa adapta-se mais ao estilo dele. Em Itália há muitos cuidados defensivos. Em Portugal o jogo é mais coletivo e, além disso, está numa das duas melhores equipas do país e vai jogar competições importantes», recorda.

Para o Envigado já é normal ver jogadores formados no clube a brilhar no estrangeiro. Foi assim com Fredy Guarin ou James Rodríguez, por exemplo. O presidente aproveita para separar as águas entre James e Quintero, contudo.

«James joga melhor na ala do que o Juan. Ele é um dez puro. Não é tão forte sem bola, mas com a bola nos pés faz maravilhas. Tem uma técnica impressionante e é muito inteligente», sublinha.

Por isso, acredita que o F.C. Porto fez a escolha certa e Quintero também. E deixa uma última nota que serve para uma reflexão paralela: «Ainda bem que em Portugal não têm regras a bloquear os jogadores estrangeiros, como em outros países. A Colômbia tem um potencial enorme e era, até há pouco, um mercado inexplorado.»
 

Buzzer Beater

O Dragão das Ilhas
Embora eu pense que este seja desnecessário, acho que estamos a preparar a próxima época, antes sequer desta começar.


Este é um substituto para o Lucho González!
 

baseado

Contigo até ao fim!
missy. disse:
Só comprámos 50%? Onde viste isso? Quais foram os valores, já agora?

Fangio, alguém está a mais, se não é ele é o Carlos Eduardo. ;) Sendo o Quintero um jogador mais virtuoso seria, então, desnecessário comprar o Carlos Eduardo.

No comunicado da cmvm está lá 5M por 50% e também acho que compramos médios a mais.
 

Kuroo

Equality
Membro do Staff
Não sei o que esta transferência poderá significar ao nível do plantel, mas se é bom jogador é bem-vindo, além de que, sendo colombiano, reforça a nossa marca nesse país.

Boa sorte, Juan.
 

Viriato

O Mágico nr. 10
Oliveira disse:
Daquilo que vi do Quintero, que foi pouco, acho que joga melhor como um "10", ou seja no meio. Salvaguardando as devidas distâncias, faz-me lembrar o Deco em muitos momentos do jogo e já se viu que sabe cobrar bem os livres.

Já o disse anteriormente.
A maneira como ele trata/coloca a bola são similares!
 
Vi de propósito 2 jogos da Colômbia porque já estava farto de ouvir falar bem do homem e sempre pensei que well, são 2 jogos que vou ver e não vai dar pra ver nada (já que com bernard foi isso que vi e não vi mesmo nada que possa sequer aproximar de um valor de 12/15 milhões quanto mais 20/23) mas porra....fiquei com pena de não poder ver mais...o tipo é um craque da cabeça aos pés...parece-me ter a mania que é o rei lá da zona mas de facto naquela selecção parecia que até os colegas o idolatravam! mas futebol nos pés...jasus...

que aprenda a defender e por favor não me desperdicem o talento deste homem como desperdiçaram o de james...sim, para mim foi um desperdício ver james sem ser na posição 10...tá bem que ele ia mutas vezes pra lá mas é diferente!
 
Top