Iker Casillas

Para onde deve ser movido este tópico?

  • Nostalgia

  • Dragões

  • Eterno

  • Ex-funcionário


Resultados serão visíveis após a votação.
Desculpa @Lisa Simpson, independentemente de ser o caso aqui ou não (que como o Neru disse supostamente não é); qual é o problema de alguém dizer “sou gay”, não sendo?

O que é que há de ofensivo aqui?

É que quem ler o teu post e não souber o que foi dito fica a pensar que o Casillas fez daqueles comentários tipo “deixa-te de paneleirices” ou algo do género! Ai sim não há muitas vezes maldade mas pode ferir susceptibilidades… agora “sou gay” ou “vamos assumir a nossa relação”?

Qualquer dia não se pode dizer nada! Nem é uma questão de empatia - se temos que retratar tudo o que dizemos sempre que alguém se pode sentir incomodado, acabem com as redes sociais, acabem com conversas de café, acabem com tudo. Porque qualquer um de nós está sujeito a que alguém se sinta incomodado, ofendido ou afectado por alguma coisa dita.

Haja bom senso.
Não me consigo explicar muito melhor do que aquilo que fiz, mas vou tentar.

Eu disse que não tinha maldade, que não era dirigido diretamente aos LGBT e que não era uma coisa horrorosa. Se calhar aqui deveria ter escolhido outra expressão: não achei ofensivo para os LGBT.

Quando se é uma figura pública com milhões de seguidores é preciso ter mais cuidado quando se toca em temas sensíveis.

Não pelo simples eco social, não pelos snowflakes, mas pelo impacto real que isso pode ter nas pessoas. E muitas delas nem falam nas redes sociais, estão caladinhas no seu canto.

Senão o maior, o futebol é um dos meios onde ainda persiste o maior tabu e preconceito com a homossexualidade.

Este tipo de coisa, não sendo terrível, não ajuda em nada a andar para a frente.
Se por acaso fosse verdade, era um acontecimento brutalíssimo. É que no cinema há muitos, na TV, no teatro, na música..mas no futebol...só há um...

Naquele par de horas, imensa gente que vive com medo de ser quem é, e concretamente no futebol, deve-se ter sentido maravilhada e cheia de esperança. Epa, se o Iker, o grande Iker Casillas faz isto, se calhar eu...ah afinal não.
Pelo meio viu muitos comentários que lhes devem ter feito andar ainda mais para trás. E não me refiro de todo ao do Puyol.

Não foi ofensivo, mas foi infeliz. Correu mal.

E não, não acredito que alguém que tenha tido acesso à conta se limitasse a fazer aquilo. No entanto, a reflexão não muda.

De resto, e alargando definitivamente a discussão do dia, as grandes revoluções e transformações sociais nunca se alcançaram sem alguns exageros.
É o preço a pagar por um progresso que não acaba apenas quando se mudam leis, é uma luta contínua em diferentes graus. E não me parece um preço exorbitante, porque é tudo muito efémero nas redes sociais: *escândalo num par de dias* e depois já ninguém se lembra. Dizer aquilo que lhe apetece em resposta a alguém que disse o que lhe apeteceu é normal. Não é como a Clara Ferreira Alves, que com a sua crónica semanal no Expresso e presença na TV em horário nobre acha que foi cancelada.
 

oblik

Portista Divino
A mim deixa-me muito desconfortável quando alguém se arroga o direito de tentar condicionar o que outra pessoa diz ou pode dizer, seja por que razão fôr.

Tudo o resto neste caso é um exagero completo. Mas pronto, temos opiniões diferentes sobre o tema. Se eu fosse o Puyol nunca pediria desculpa pela brincadeira - até de propósito para acabar com esta ideia de que se pode silenciar tudo e todos. Isto é como o Pedro e o lobo: berra-se por tudo e por nada e quando efectivamente for um caso sério e se quiser intervir, fica perdido num mar de ruído desperdiçado em merdas sem interesse.
 

DR

Oásis do fórum
E não, não acredito que alguém que tenha tido acesso à conta se limitasse a fazer aquilo. No entanto, a reflexão não muda.

Não faltam hackers que por fun/desafio fazem essas coisas. Acho perfeitamente credível, e o mais provável, que tenha sido hackeado.
 

pvfm

Portista Divino
Era bem pior que tivesse escrito que era benfiquista... aí não perdia 2,7k de seguidores... perdia era todos os seguidores (excepto uns 6 milhões que devia aparecer por lá) :facepalm:
 

Rui

Portista Divino
Vai na volta e estava a pedir desculpa aos homofóbicos, para que voltassem a segui-lo.
 

Vudu

Administrador
Membro do Staff
Posso estar mal de memória mas tenho 99% de certeza que o Vampeta também saiu do armário. Sempre e mais conhecido que o Cavallo
 

Edgar Siska

Dark Lord
Membro do Staff
Posso estar mal de memória mas tenho 99% de certeza que o Vampeta também saiu do armário. Sempre e mais conhecido que o Cavallo

O Vampeta não era gay, pelo menos não assumiu.
O que ele fez foi posar nu numa revista gay.

O Justin Fashanu, irmão do John Fashanu da mítica equipa do Wimbledon com o vinnie Jones, esse sim assumiu.
E foi escorraçado e colocado de parte no futebol, até se suicidar.
 

Filipus

Portista Divino
Compreende-se perfeitamente a frustração pelo assédio nojento da imprensa cor de rosa, a resposta é que não foi boa.

Foi obviamente feita sem maldade, nem sequer foi dirigida à comunidade LGBT, serviu apenas de pretexto.

Entre amigos é o tipo de piada que já todos fizemos, mas quando se é uma figura pública, aliás, uma lenda viva do futebol, é preciso um pouco mais de cuidado.
É exatamente o mesmo raciocínio que se fez, e bem, com as piadas do Taremi. Há uma diferença entre o café e as redes e falar em direto na TV.

O pior de tudo foi a maneira como o Iker reagiu depois. Foi só a pior possível e havia inúmeras estratégias de RP para sair por cima disto sem sequer ser hipócrita.
Nem foi uma coisa horrorosa, nem banal. Pela pessoa que é e por tudo o que se viu hoje nos comentários, perdeu uma bela oportunidade de passar uma mensagem importante.

Para milhões de pessoas em todo o mundo, o "é só uma piada", não é só uma piada. Já disse isto uma vez aqui, é como ser picado por um mosquito. Uma vez é naquela, ao décimo dia, já começa a irritar.

Ser gay (nem falo dos trans) hoje em dia não é o pesadelo que era antigamente, mas continua a ser um pesadelo para milhões. Sofrem imenso ou por serem rejeitados pela família ou por nem sequer terem coragem de simplesmente serem aquilo que são. Imaginem terem que se rejeitarem a vocês próprios.

O coming out de uma figura pública, de alguém que é um role model para muitos, tem um valor incalculável para todas essas pessoas. Não se trata de "ninguém tem nada a ver com isso porque é que é notícia". É pelo que expliquei atrás.

Depois há a particularidade do mundo do futebol, que no que toca à homossexualidade está parada no tempo.

Só há um (1) futebolista em atividade assumidamente gay. Deve ser por ser o único, todos os outros são hetero.
No futebol feminino é fácil ver jogadoras com namoradas, mas as gajas que jogam futebol são umas machonas, é normal.

Lá porque na nossa cabeça é na boa, não significa que seja assim em todo o lado, que não seja preciso fazer o coming out ou que isso seja uma coisa banal.

O dia em que um futebolista reconhecido e conceituado faça o coming out, mesmo já sem jogar, vai ser histórico e extremamente importante. Depois será outro, e mais outro, e outros em atividade, e assim sucessivamente até então sim, ser banal. Daqui a muitos, muitos anos. Até lá, haja bom-senso.

Muito bem escrito, nos dois posts.

Para aqueles que não entendem, é uma reação normal principalmente para gerações mais afastadas dos adolescentes\miúdos de hoje em dia. O mundo é diferente e estas acções online tem MUITO impacto.

Talvez a ideia de "temos que ter direito a gozar com qualquer coisa, é só uma piada" pareça aliciante, mas quando falamos com as minorias afetadas vemos que a realidade é diferente. Não é só alguém ficar ofendido, estas e muitas acções umas por cima das outras estão a levar milhares de miúdos LGBTQ ao suicídio.

Eu pessoalmente sabendo isto nunca terei coragem de simplesmente pensar que eles são "snowflakes". Se as minhas acções estão a ajudar alguém a tirar a propria vida, talvez seja hora de pensar se o que eu estou a fazer vala mesmo a pena. Mesmo sem perceber a perspetiva deles, prefiro levar coisas destas a sério do que ser uma força negativa para o outro lado.
 
Top