Sub-19

sp

Portista Divino
A diferença do D. Costa para o Gudino é a postura. Nota-se logo a diferença de qualidade pela postura do GR. Em termos técnicos nem há comparação.

Ponto fraco do D. Costa, é mesmo aquele. Cruzamentos. Vacila imenso, o que não faz muito sentido, até porque é alto. Falta-lhe é jogo e treino com os melhores. O Patricio no inicio de carreira fartou-se de errar. São erros de crescimento, hoje é tremendo. Não hesitava em integra-lo no plantel do próximo ano como 2º GR e rodar nas taças e fazer alguns jogos do campeonato.

O Gudino era bom GR, mas inseguro. O D. Costa é seguro, confiante, tem postura de GR de equipa TOP. Para além do mais, já vem com um CV que poucos têm.
 

respectivo

Portista Divino
Uma vitória para Portugal e desporto português o caralho!! Uma vitória do FC Porto se faz favor!! Portugal que se foda que ele também se está a cagar para nós
 

Thegodfather

Portista Divino
Bem, ontem comentei que espera que a CS desse eco à vitória dos nossos miúdos.
E tenho de dar crédito quando é merecido, com A Bola e OJogo a darem grande destaque de capa. Rascord = lixo como sempre mas lá têm um cantinho para o FC Porto, já os jornais generalistas só o jornal Publico não tem sequer uma chamada de capa para o titulo europeu conquistado ontem.
 

fcpzeppelin

Portista Divino
eu acho que o pessoal não tem acompanhado o diogo costa nos ultimos tempos, ele falha mesmo imenso, e consistentemente.
eu já achei mais que fosse dar alguma coisa.
e quanto ao gudiño a memoria é curta, é verdade que ele quando foi emprestado foi desastroso, mas na mesma fase que o diogo nos juniores(incluindo youth league) todos diziam que era o futuro, e não dava frangos nenhuns nessa altura.
 

fcpzeppelin

Portista Divino
Viste a segunda parte do Tiago Lopes? Acertou muito bem a marcacao e ainda teve pulmão para subir.. E o gajo do lado dele era uma mota autêntica.. Os nosso laterais melhoraram muito na segunda parte.. Destaque para Tomás Esteves que é mais novo claro..
não é deste jogo, o tiago treme sempre quando o nivel sobe, depois do aperto inicial foi a equipa que subiu toda e o chelsea apareceu menos por aquele lado, porque foi uma via aberta enquanto durou. nada a ver com o que o tomas fez do outro lado, em que secou por completo o adversário.
isto não vai dar tudo super craque, se os mais ''óbvios'' tiverem uma chance já era fantástico.
 

Caeruleus

Portista Divino
Uma vénia para os miúdos.

Seja o SC ou outro qualquer Que esteja no comando na próxima temporada é bom que apostem nos nossos jovens. No mínimo três para a equipa principal.

O Benfica anda a limpar o campeonato que tempos com jogadores sem alguma experiência, nos andamos a limpar a Europa.

É bom que alguns venham para a A e muitos para a equipa B.
 

BlueSoul

Portista Divino
A diferença do D. Costa para o Gudino é a postura. Nota-se logo a diferença de qualidade pela postura do GR. Em termos técnicos nem há comparação.

Ponto fraco do D. Costa, é mesmo aquele. Cruzamentos. Vacila imenso, o que não faz muito sentido, até porque é alto. Falta-lhe é jogo e treino com os melhores. O Patricio no inicio de carreira fartou-se de errar. São erros de crescimento, hoje é tremendo. Não hesitava em integra-lo no plantel do próximo ano como 2º GR e rodar nas taças e fazer alguns jogos do campeonato.

O Gudino era bom GR, mas inseguro. O D. Costa é seguro, confiante, tem postura de GR de equipa TOP. Para além do mais, já vem com um CV que poucos têm.
Que aprenda com Casillas que faz isso como ninguém.
 

Kurk

Portista Divino
Isto é preciso muita calma agora. Muitos destes juniores têm 16 ou 17 anos, um plantel profissional como o do FC Porto não pode ter mais do que um ou dois juniores dessa idade.

Na minha opinião é subir a maior parte, ou os mais velhos, para a B e ir chamando-os progressivamente aos trabalhos da A. Se houver oportunidade nas taças, então que se aposte em 2 ou 3 de cada vez.

Agora, os adeptos não podem ser bipolares. Estes miúdos não são os melhores do mundo agora que ganharam a taça, nem vão ser os piores do mundo quando daqui a 6 meses fizerem um penalti ou empatarem em casa com uma equipa da segunda liga na taça da liga.

Se querem ver os putos a jogar no Dragão vão ter de levar com as dores de crescimento deles. Eu lembro-me bem do que aqui foi dito no início da temporada sobre o Leite e JP. Acho curioso que há users que na altura mandaram vir com a aposta nesses dois mas agora já pedem para incluir miúdos na A outra vez.
 

Carix

Portista Divino
Depois da glória portista, espanhóis enumeram cinco «craques inquestionáveis» entre os jovens dragões :: zerozero.pt

Pela primeira vez na história houve triunfo de uma equipa portuguesa na Youth League e os jovens do FC Porto já dão que falar na imprensa internacional. O jornal AS, de Espanha, dedica um espaço na sua edição online à «estupenda geração dos dragões», apontando alguns «craques inquestionáveis para o futuro».

O capitão Diogo Queirós, autor do segundo golo dos dragões na final, é o primeiro da lista, sendo que a publicação fala num central que «eclipsou Diogo Leite», demonstrando ser «mais sério e fiável», convertendo-se no «muro defensivo» do setor recuado portista.

Segue-se Fábio Vieira, o esquerdino autor do primeiro golo do jogo decisivo e um jogador com «muita capacidade para mover o jogo da equipa e decidir». «Foi o grande leme dos dragões e confirma o excelente estado de saúde recente do futebol português em termos de jogadores deste género».

O terceiro jogador da lista é Romário Baró, autor de um grande golo na meia-final e de uma assistência de calcanhar na final. «Mais intermitente do que o desejado, mas de qualquer forma genial; os seus detalhes de classe fazem dele um jogador tremendamente vistoso», escreve a publicação, que fala num jogador que «faz lembrar o primeiro Renato Sanches do Benfica».

De seguida, fala-se em Ángel Torres, o jogador colombiano que «é uma das jóias que o FC Porto encontrou na América do Sul, como em tantas outras vezes». «Talvez não tenha estado ao seu verdadeiro nível na final four, mas ainda assim foi incisivo e contundente pelo flanco direito», lê-se.

Para terminar, é referido o inevitável Fábio Silva, que «com apenas 16 anos tem um carisma inquestionável, além das qualidades como avançado-centro que o colocam nas bocas de toda a gente na Europa: «Parece um avançado de outra época - um Paolo Rossi, um Torpedo [Gerd] Müller - e teremos de ver até onde chega».
 

BlueSoul

Portista Divino
Esqueceram-se do Mor Ndiaye, que grande médio defensivo este vai ser. Teve ali um errito ou outro mas ainda é junior, o principal está lá.
 

pvfm

Portista Divino
Antes do mais foi com muita felicidade que vi os 2 últimos jogos, a culminar com a vitória na final. Tenho acompanhado alguns jogos dos juniores e a equipa B (felizmente conseguimos agora ver no Porto Canal os jovens talentos que brotam).

Esta vitória para os mais desatentos parece algo interessante, mas se calhar não conseguem dar o verdadeiro valor, estamos a falar do maior trofeu a nivel de equipas no escalão junior. Depois a vitória foi frente ao Chelsea que é possivelmente uma das maiores potencias a nivel de contratação a nivel de camadas de formação (acho que superior, pelo menos nos ultimos 4 ou 5 anos a Barcelona ou Real Madrid que também contratam tudo que seja jovem com talento logo na barriga da mãe :lol4:).

Uma coisa que aprendi com os anos é que o futebol senior perdeu muito do encanto e do perfume romantico do proprio jogo, e a ver estes jogos com jovens de elevada qualidade voltamos a sentir o futebol num estado mais puro, sem tantas amarras tacticas (não estou a falar de anarquia tactica, neste nivel de equipas isso não existe) e onde o talento tipico da irreverencia daquelas idades vem ao de cima.

Do jogo não preciso de falar muito, já foi tudo dito, fomos a melhor equipa em campo, os nossos meninos mereceram e de maneira aquele trofeu, um orgulho mesmo. Como disseram isto é uma vitória do FCP e não uma vitória de Portugal...isso deixemos para as selecções nacionais, isto é vitória da formação Porto, com jogadores com brio e que sentem o clube do coração (pelo menos a maioria deles é portista e mesmo que não o seja aprenderam a honrar a camisola).

Agora falando de um assunto que me leva a refletir sobre o resurgimento da qualidade nas camadas jovens dos clubes portugueses, eu acredito que as criações das equipas B no actual formato (jogarem na 2ª liga) levou a isso e passo a explicar: Antigamente um jogador junior mantinha-se nos sub-19 até atingir o limite de idade, com isso resultava 2 coisas...a primeira levava o jogador a não ter o contacto com o futebol senior mais cedo e depois tinha dificuldade em conseguir singrar, e a segunda coisa é que ocupava uma vaga que podia ser preenchida por um jovem jogador de 17 anos que estivesse num nivel superior de maturidade e qualidade do seu escalão... O que vemos agora é jovens juniores a poderem jogar no futebol senior (Equipa B contra jogadores de qualidade, com muita experiencia e matreiros), jovens de 16 ou 17 anos a jogar nos juniores (ou seja a crescerem mais rapido com outro nivel de exigencia adequado)... pode não parecer mas isso ajuda os jogadores a evoluirem muito mais rápido...

Existe neste momento muita qualidade no Porto, no Benfica, no Sporting e no Braga a nivel de formação, mas mesmo muita qualidade.
Não vou dizer que a formação A ou B ou C é melhor, a verdade é que estamos a assistir a um aparecimento de muitos jogadores de qualidade mesmo nos rivais diretos...

Em relação a aproveitar estes miudos para a equipa Senior... eu vejo 2 ou 3 jogadores com capacidade de entrar nessas contas:

Diogo Queirós...pela sua mentalidade, pela sua maturidade é um deles tenho a certeza (não tem se calhar aquelas caracteristicas tecnicas e fisicas tão vincadas como tem o Diogo leite, mas acho que a nivel mental e de liderança já é um jogador senior)

Romario Baró pela sua disponibilidade e talento acredito que este miudo tem capacidade para o futebol senior, não é jogador de pegar na bola e fazer fintinhas, mas sabe ocupar o espaço e passa quando deve passar...e sabe gerir o tempo de jogo, quando deve segurar a bola ou quando dele acelerar o jogo... isso é essencial.

Diogo Costa já li aqui que ele tem dado uns frangos... normal é um miudo numa posição que ou falha ou acerta, nunca há meio termo (eu vi o buffon no parma e enterrava algumas vezes, mas via-se ali uma mentalidade e uma postura entre postes que era impossivel não perceber o que estava ali) , mas o mais importante ele tem postura e uma capacidade de tranquilizar a defesa... ou aquilo que podemos chamar na giria um jogador que tem classe... para mim está no top 5 de GK da geração dele... mas acho que não será ainda para o ano que vai ser jogador da equipa senior, acho que devia ser emprestado a um clube de 1º liga que lute por algo mais que a manutenção(tem de ser bem gerido, não emprestar por emprestar), porque ele tem mentalidade e capacidade de aguentar a pressão (ele jogou o mundial de sub-20 com 17 anos creio... não é para todos...)

O Fabio Silva é brutal, é um miudo que tem mesmo de ser bem acompanhado porque está ali um talento numa posição que no futebol português é raro aparecer... é daqueles casos que com aquela idade e joga como se tivesse anos e anos de futebol nas pernas... é mesmo acompanhar com qualidade o miudo e sairá daqui algo muito bom. Talvez seja cedo para o plantel senior, mas equipa B vejo-o lá sem duvida.

Desculpem o testamento:rolleyes1:
 

himura_

Portista Divino
Vim agora de lá , fui dar o meu contributo com a minha presença (quantos mais melhor e mais motivação dão aos miudos para ganharem titulos no futuro) pena não poder ficar mais uma beca , sorte morar perto ... Orgulho nestes meninos
 

Viriato

O Mágico nr. 10
Antes de mais parabéns por este feito enorme.
Depois dizer que isto é tudo muito bonito mas é preciso que seja dada continuidade dentro do clube. A integração de talentos emergentes das nossas camadas jovens na equipa principal tem sido uma miragem.

Se queremos aproveitar os frutos da formação há que apostar na mesma e ter um caminho bem estruturado nos vários escalões de formação para que não se perdem jogadores e se tenha uma formação apenas para inglês ver.

Um grande desafio do clube é saber aproveitar bem os seus jovens.
 

Buzzer Beater

O Dragão das Ilhas
upload_2019-5-2_10-54-29.png


tudo dito
 

fcpzeppelin

Portista Divino
a bola fala outra vez do interesse do city no tomas esteves, ele fez 17 anos há um mês, já não é possível voltar a renovar por dois anos ou lá como é, e aumentar os 10M da clausula?
 
Top